Não se esperavam grandes surpresas, acabou por haver algumas surpresas entre uma base de continuidade. Após uma histórica participação na fase final do Mundial da Austrália e da Nova Zelândia, que se seguiu a duas presenças inéditas em Campeonatos da Europa, a Seleção feminina prepara agora mais uma estreia em termos de competições, neste caso uma estreia para as equipas europeias na generalidade: a Liga das Nações, prova que terá agora a sua primeira edição e que conta com Portugal na Liga A das 16 melhores formações do Velho Continente. Era para esse arranque que Francisco Neto iria anunciar esta sexta-feira a lista de convocadas para os dois jogos iniciais do grupo A, com duas grandes surpresas entre as 25 eleitas.
As #Navegadoras partem para nova aventura! ⛵ Vamos jogar a Liga das Nações! pic.twitter.com/FvCxH2Sxso
— Portugal (@selecaoportugal) September 15, 2023
Sierra Cota-Yarde, guarda-redes de 20 anos nascida no Canadá mas com nacionalidade portuguesa que joga na equipa universitária dos Arkansas Razorbacks, e Nádia Gomes, avançada de 26 anos nascida em Viseu que jogou nas BYU Cougars antes de passar pelo Orlando Pride e que surge agora no San Francisco Glens, são os dois nomes novos entre as convocadas de Francisco Neto, que aposta também em nomes já antes conhecidos mas que não estiveram no Mundial como a central Bruna Lourenço, as médias Joana Martins (que se lesionou no estágio) e Andreia Faria e a avançada Ana Dias. Em sentido contrário, Rute Costa, Sílvia Rebelo e Carolina Mendes, que marcaram presença na Nova Zelândia, ficam de fora desta lista.
A guarda-redes Sierra Cota-Yarde vai defender as cores da Universidade de Arkansas.
???? FPF pic.twitter.com/XOW0g5iFMt
— HER (@HERsoccerpt) April 21, 2022
Nadia Gomes after the @SFGlensSC victory over @oaklandsoulsc in @USLWLeague playoffs. Gomes led the San Francisco Glens with a hat trick. #uptheglens #bayareafutbol pic.twitter.com/rqDghinkK3
— Douglas Zimmerman (@zimpix) July 7, 2023
- Guarda-redes: Inês Pereira (Servette), Patrícia Morais (Sp. Braga) e Sierra Cota-Yarde (Arkansas Razorbacks)
- Defesas: Ana Borges (Sporting), Ana Seiça (Benfica), Bruna Lourenço (Sporting), Carole Costa (Benfica), Catarina Amado (Benfica), Diana Gomes (Sevilha), Lúcia Alves (Benfica) e Joana Marchão (Servette)
- Médios: Andreia Faria (Benfica), Ana Rute (Sp. Braga), Andreia Norton (Benfica), Andreia Jacinto (Real Sociedad), Dolores Silva (Sp. Braga), Fátima Pinto (Sporting), Kika Nazareth (Benfica), Joana Martins (Sporting) e Tatiana Pinto (Brighton)
- Avançados: Ana Capeta (Sporting), Ana Dias (Zenit), Diana Silva (Sporting), Nádia Gomes (San Francisco Glens) e Telma Encarnação (Marítimo)
A Seleção está num grupo de risco (ou não partisse no pote 4 do sorteio), começando por defrontar fora a França – que caiu nos quartos do Mundial diante da Austrália nas grandes penalidades – na próxima sexta-feira e recebendo depois a Noruega no dia 26 numa poule que conta ainda com a Áustria. O primeiro lugar garante presença na Final Four da Liga das Nações, ao passo que o quarto leva à despromoção direta à Liga B. O terceiro classificado irá realizar um playoff de permanência na Liga A com os outros grupos.
???? Introducing: UEFA Women's Nations League ????
Here’s everything you need to know ????#UWNL
— UEFA Women's EURO (@WEURO) September 12, 2023
De referir que, depois da participação no Mundial que terminou com um total de quatro pontos (e a vitória para a história com o Vietname) e uma bola no poste nos descontos do nulo com os EUA que podia deixar de fora os então bicampeões logo na fase de grupos, Portugal não voltou a fazer mais qualquer encontro, com as jogadoras a integrarem os seus clubes após as férias. Por cá, e depois da final da Supertaça entre Benfica e Sporting, a primeira jornada da Liga está agendada para este fim de semana, com as águias a jogarem fora o Torreense, as leoas a receberem o Lank Vilaverdense e o Sp. Braga a defrontar o Valadares Gaia.
Convocadas de Portugal para o Mundial de 2023
- Guarda-redes: Rute Costa, Inês Pereira e Patrícia Morais
- Defesas: Ana Seiça, Carole Costa, Catarina Amado, Diana Gomes, Joana Marchão, Lúcia Alves, Sílvia Rebelo e Ana Rute
- Médias: Andreia Norton, Andreia Jacinto, Dolores Silva, Fátima Pinto, Francisca Nazareth e Tatiana Pinto
- Avançadas: Ana Borges, Ana Capeta, Carolina Mendes, Diana Silva, Jéssica Silva e Telma Encarnação
Convocadas de Portugal para o Europeu de 2021
- Guarda-redes: Inês Pereira, Patrícia Morais e Rute Costa
- Defesas: Alicia Correia, Carole Costa, Catarina Amado, Diana Gomes, Joana Marchão, Mariana Azevedo e Sílvia Rebelo
- Médias: Andreia Norton, Andreia Jacinto, Andreia Faria, Dolores Silva, Fátima Pinto, Kika Nazareth, Tatiana Pinto e Vanessa Marques
- Avançadas: Ana Borges, Carolina Mendes, Diana Silva, Jéssica Silva e Telma Encarnação