O homem de 47 anos que estava desaparecido desde as 19h de sexta-feira na praia de São Julião, nos concelhos de Sintra e Mafra, foi encontrado vivo esta madrugada e transportado pelos Bombeiros Voluntários da Ericeira para o Hospital de Torres Vedras. O cidadão de nacionalidade francesa foi encontrado pelas autoridades pelas 5h45 deste sábado, depois de o amigo que o acompanhava dar o alerta pelas 21h07.
“Na sequência de um alerta recebido às 05h45 [de hoje] através dos Bombeiros Voluntários da Ericeira, a informar que o homem que se encontrava desaparecido foi encontrado com vida na praia de São Julião, deslocaram-se de imediato para o local elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Cascais”, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN), em comunicado, citada pela Lusa.
No Hospital de Torres Vedras, o homem contou que entrou no mar pelas 19h, “perdeu a consciência, depois terá recuperado a consciência, lutou contra o mar, ficou muito desorientado”, adiantou à TSF Paulo Agostinho, comandante da capitania do porto de Cascais. “Subiu umas rochas e uma colina e depois andou a caminhar até cerca das quatro da manhã, com alguma desorientação, até ter encontrado as instalações da polícia balnear.”
Sofreu “imensas escoriações no corpo, correlacionáveis com andar nas rochas e ter subido a colina, onde afirmou que ter caído várias vezes”, avançou ainda o comandante à rádio de notícias.
As buscas envolveram 11 meios, com 29 operacionais, da AMN, Bombeiros Voluntários de Mafra e da Ericeira, um helicóptero da Força Aérea, o Capitão do Porto e o comandante-local da Polícia Marítima de Cascais, elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Cascais, uma embarcação de Estação Salva-Vidas de Cascais e uma mota de água da estação Salva-Vidas da Ericeira.
O porta-voz da AMN, o comandante José Sousa Luís, explicou à agência Lusa que o homem de 47 anos, de nacionalidade francesa, estava na companhia de um amigo na praia de São Julião, entre os concelhos de Sintra e Mafra, que deu o alerta, pelas 21h.
Em comunicado, a AMN referiu que o alerta foi recebido pelas 21h07, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), a informar que um homem tinha desaparecido na praia, tendo sido de “imediato iniciadas buscas no local”.
Pelas 23h30, o porta-voz da AMN adiantou à Lusa que a aeronave da Força Aérea estava a deixar o local. O gabinete de psicologia da Polícia Marítima foi ativado para prestar apoio ao amigo do homem desaparecido, acrescentou a mesma fonte.