Uma entrevista, três grandes ideias, um sem número de reações. Depois de um arranque a todo o gás nesta nova aventura na Catalunha pelo Barcelona, João Félix tornou-se de forma quase natural como um príncipe novo entre o conjunto de Xavi Hernández deixando para trás aquela imagem do jogador que foi imposto pelo agente Jorge Mendes por não ter mais nenhuma saída e passando a ser encarado como o jovem em busca de uma segunda oportunidade no futebol depois da época de aparecimento no Benfica em 2018/19 que cumpriu o sonho de jogar no clube que desde pequeno desejava. Para isso muito contribuíram os três golos e mais uma assistência nas duas últimas goleadas frente a Betis e Antuérpia, para isso também contribuiu aquela que foi a primeira passagem pelo Palau para assistir ao duelo da Champions de andebol.
Ideia 1 do português em entrevista ao Mundo Deportivo esta quinta-feira: nem o próprio esperava que fosse possível arrancar de forma tão positiva. “Acreditava, e ainda acredito, que este é o sítio ideal para mim mas na verdade as coisas estão a ir muito bem, não espera até que corressem tão bem. Agora é esperar que continue assim até ao final. O que me disse Xavi? Desde o primeiro dia que possa jogar para desfrutar, que jogue com alegria e que ponha o meu futebol em campo. Claro que também me pede as questões táticas mas sobretudo que desfrute, que me divirta e é isso que tenho tentado fazer”, disse João Félix.
Ideia 2: tinha de sair do Atl. Madrid para poder reencontrar o seu futebol. “Como é possível não ter vingado no Atl. Madrid? Bem, é algo que está claro para todos mas o futebol é assim, quem está mal só tem de mudar de sítio. Fiz antes isso com o Chelsea e fiz agora com o Barcelona por não estar bem ali. Não me adaptei às ideias do clube e do treinador mas tentei sempre dar o melhor que podia e também passei momentos muito bons ali. O que estarei disposto a fazer para ficar? Bem, por mim depende de como terminar a temporada. Depois é o Barcelona que tem de negociar com o Atl. Madrid e isso depende do Atl. Madrid, se quer ou não facilitar as coisas. Mas isso são coisas de negócios, valores, não me meto”, destacou.
Two goals and an assist for Joao Felix in 66 minutes on his UCL debut for Barcelona ????
What a performance ???? pic.twitter.com/Q0M9spaKS9
— ESPN FC (@ESPNFC) September 19, 2023
Ideia 3: abdicou de muito em termos financeiros para “comprar” o bilhete que lhe permitisse entrar numa das maiores salas de espectáculos do futebol europeu e mostrar aquilo de que é capaz de fazer. “É verdade que renunciei a uma quantidade significativa de dinheiro para a minha vinda mas necessitava de mudar, necessitava de um sítio onde pudesse praticar o meu futebol. Sempre acreditei que este seria o sítio ideal para mim. Tinha mesmo de fazer esse esforço para voltar a ter alegria em jogar futebol”, salientou.
Joao Felix has got his smile back ???? pic.twitter.com/8BuInuz5tV
— ESPN FC (@ESPNFC) September 18, 2023
Se aquilo que ia fazendo em campo numa série a marcar que até começou antes na goleada de Portugal frente ao Luxemburgo era o melhor cartão de visita possível para sentir o Montjuïc como há muito deixara de sentir o Metropolitano do Atl. Madrid (aliás, no primeiro encontro oficial foi assobiado e depois insultado), essa entrevista a um dos meios desportivos catalães acrescentou ainda mais uma dose de empatia à relação que se começa a criar. “João Félix mudou de equipa e converteu-se num outro jogador. O que mostra não se chama magia, chama-se futebol. O futebol com que os futebolistas devem nascer, um dom que se vai sublimando com o tempo. E o dom é moldável a todo o tipo de influência. A mais poderosa chama-se confiança e tê-la ou não pode elevar o talento até ao limite máximo das possibilidades ou até à mediocridade mais exasperante”, escrevia este sábado Jorge Valdano, numa opinião no El País publicada no jornal A Bola. No entanto, além do avançado, também há João Cancelo. E aquilo que o lateral fez foi mesmo de herói.
In less than 10 minutes:
-Joao Felix assist to make it 1-2
-Joao Cancelo assist to equalize
-Joao Cancelo goal to win the gameThis duo has transformed Barca ???? pic.twitter.com/C2AeX4mGAd
— ESPN FC (@ESPNFC) September 23, 2023
???? João Cancelo since joining:
4 games (3 from the beginning)
2 goals
1 assist.João Félix since joining:
4 games (3 from the beginning)
3 goals
2 assists.???????????????????????????????????? ????????????????????????. ???????????? pic.twitter.com/ZYZAiXPtkw
— barcacentre (@barcacentre) September 25, 2023
Cedo se percebeu que não seria um encontro fácil para os catalães como aconteceu frente ao Betis, com João Félix e companhia a terem algumas aproximações com algum perigo a falhar de forma teimosa no derradeiro passe e o Celta de Vigo a explorar da melhor forma as saídas em transição. Assim, e entre esse duelo de dois estilos diferentes com mérito igual, acabaram por ser mesmo os visitantes a inaugurarem o marcador por Strand Larsen após uma insistência de Luca de la Torre após canto com Christensen a colocar o avançado norueguês em jogo (19′), já depois de Ter Stegen ter tirado a Iago Aspas o golo com uma grande defesa (18′). Mais: apenas uns minutos depois e quando o Barcelona estava ainda a tentar perceber o que tinha falhado no 1-0, Bamba apareceu sozinho na área mas a assistência saiu demasiado atrasada (22′).
Strand Larsen a por o Celta na frente ????
???????? @LaLiga | @FCBarcelona 0 x 1 @RCCelta #LaLigaELEVEN pic.twitter.com/jozAgmt8wM
— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) September 23, 2023
Esse seria o grande desafio dos catalães pelo menos até ao intervalo, quando Xavi Hernández podia mexer de forma mais estrutural na equipa a explicar o que estava a ser mal feito: como tentar subir linhas, arriscar mais e procurar o empate sem descurar as transições defensivas perante um conjunto de Vigo sempre a olhar para as saídas rápidas? João Félix, por duas ocasiões, tentou ter a resposta mas o primeiro remate saiu por cima após assistência de Gündogan (23′) e o segundo não apareceu porque a receção foi demasiado para a frente na área (28′). Assim, o intervalo chegaria mesmo com o Celta de Vigo na frente e a desperdiçar mais uma oportunidade flagrante na área daquelas que mais tarde na partida poderiam fazer falta…
Ao intervalo, já depois de ter trocado Frenkie de Jong (que chegou a andar a coxear em campo) por Gavi, Xavi arriscou com as entradas de Robert Araújo e Lamine Yamal para as saídas de Marcos Alonso e Oriol Romeu mas as características da partida mantiveram-se. Aliás, percebia-se que só muito dificilmente o 1-0 iria manter-se com essa dúvida se era o Barça a chegar ao empate perante a multiplicação de unidades na frente ou se era o Celta que aumentava e quase “acabava” com as contas. Araújo, com uma “bomba” de meia distância, deixou a primeira ameaça catalã antes de Ferran Torres falhar isolado após combinação entre João Félix e Gündogan (64′) antes de novo remate que saiu à malha lateral. Seria mesmo na melhor fase da equipa da casa que os galegos iriam aumentar a vantagem, numa saída rápida concluída por Douvikas (76′).
Que jogada e que golo do Celta ????
???????? @LaLiga | @FCBarcelona 0 x 2 @RCCelta #LaLigaELEVEN pic.twitter.com/8lGhQcLbu5
— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) September 23, 2023
O jogo parecia mesmo acabado mas foi na fase em que poucos acreditavam que o Barça reentrou no jogo, com João Félix a ter uma picadinha por cima dos centrais do Celta de Vigo para isolar Lewandowski e o polaco a reduzir num remate que bateu ainda na trave (81′). Estava dado o mote para minutos finais onde tudo podia acontecer e o cenário assim ficou ainda mais quando João Cancelo conseguiu encontrar o espaço entre central e lateral para fazer a desmarcação de rutura e assistir Lewandowski para o empate (85′). E não ficaria por aí: em mais um lance em que o internacional português demonstrou sobretudo coragem pela forma como arriscou uma subida à área contrária para desviar de primeira e fazer a reviravolta (89′).
Que assistência de Félix ????
???????? @LaLiga | @FCBarcelona 1 x 2 @RCCelta #LaLigaELEVEN pic.twitter.com/33EVlNimHI
— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) September 23, 2023
E agora Cancelo ???? O próximo filho do Lewandowski vai chamar-se João ????
???????? @LaLiga | @FCBarcelona 2 x 2 @RCCelta #LaLigaELEVEN pic.twitter.com/xRUBc9dhyY
— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) September 23, 2023
JOÃO CANCELO O QUE É ISTO ????
???????? @LaLiga | @FCBarcelona 3 x 2 @RCCelta #LaLigaELEVEN pic.twitter.com/sv7WpTRwca
— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) September 23, 2023