Se é adepto do “faça você mesmo” e tem um gosto particular por seguir instruções de montagem, então, talvez valha a pena conhecer o Luvly O. Não é bem um carro eléctrico, será mais um microcarro ou um quadriciclo (2,70 m de comprimento, 1,53 m de largura e 1,44 m de altura), e tem a particularidade de se inspirar na relação design, qualidade e preço dos produtos IKEA. Mas se já está a pensar em seguir uma série de instruções e montar você mesmo este veículo eléctrico, esqueça o “do it yourself”.  É um facto que o Luvly O não vai sair de fábrica a rolar, mas sim empacotado, exactamente como acontece com os produtos da conhecida cadeia de mobiliário sueca. Mas desengane-se se já se está a imaginar a montá-lo lá em casa. Por uma questão de segurança, não será assim. A ideia é que, depois de efectuada a compra online, a caixa onde o Luvly está embalado siga para uma fábrica mais pequena, devidamente certificada, e próxima do comprador. Aí, sim, passa de um amontado de componentes e parafusos para um veículo apto a circular na via pública.

Esta proposta está a ser desenvolvida por uma startup que, tal como o IKEA, é de origem sueca. Em declarações à CNN, o homem que a lidera, Håkan Lutz, não escondeu a “inspiração” na conhecida cadeia de mobiliário, assumindo que o objectivo do Luvly O é disputar um lugar no mercado como uma proposta acessível e funcional, vocacionada sobretudo para deslocações em ambiente citadino. Mas, tudo isto, sem levantar quaisquer dúvidas no que respeita aos padrões de segurança. Daí a responsabilidade, da fábrica, de assegurar que não sobra nenhum parafuso – como, por vezes, acontece nas montagens caseiras…

Segundo a startup, a forma como o produto sai de fábrica e chega ao cliente visa contribuir para reduzir a pegada de carbono associada ao transporte marítimo. “Todos os aspectos do Luvly O, desde os seus materiais até ao seu processo de produção, são orientados para minimizar o seu impacto ambiental”, lê-se no site da empresa sueca, com sede em Estocolmo. Exemplo disso é a carroçaria, “feita de um único material leve que não necessita de tratamento superficial” e que pode ir directamente para a reciclagem. Não que o Luvly O não tenha ambições de ter uma vida duradoura. Tanto assim é que a marca assegura que vai poder receber actualizações over-the-air (OTA), para que possa tirar sempre partido do software mais recente.

Prometendo igualar a protecção passiva de um pequeno automóvel, contemplando inclusivamente zonas deformáveis (para a absorção de energia em caso de impacto), o carro sueco ainda se encontra na fase de desenvolvimento do protótipo. Mas a expectativa é que avance para produção – e daí para a caixa – ainda este ano.

Depois de montado, talvez o seu maior trunfo resida no facto de prever uma troca fácil das baterias, duas com 16 kg cada, permitindo-lhe seguir viagem. Com uma autonomia máxima de 100 km/h e um peso abaixo dos 400 kg, o Luvly O anuncia um consumo de 6 kWh/100 km, podendo no limite apontar o velocímetro aos 90 km/h. O preço é de 10.000€.

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