A Transtejo recebeu visto prévio do Tribunal de Contas para o contrato de fornecimento de baterias para nove navios elétricos que estão a ser construídos nos estaleiros das Astúrias.

Em comunicado a empresa acrescenta que o contrato em causa de 15,99 milhões de euros foi atribuído na sequência de um concurso público internacional ganho pela empresa Astilleros Gondán, responsável também pela construção dos navios e que já tinha tido um contrato para fornecer as baterias à Transtejo — 500 mil euros mais baixo —  que foi chumbado pelo Tribunal de Contas por ter sido feito por ajuste direto.

Após contrato chumbado, Transtejo escolhe o mesmo fornecedor para as baterias dos navios elétricos

Este chumbo acompanhado de duras críticas à empresa fez cair a anterior administração. O contrato agora visado foi atribuído por concurso público, mas teve como destinatário o mesmo fornecedor. Uma consequência que aliás a Transtejo tinha já referido ao Tribunal de Contas.

Com esta luz verde, a Transtejo pode prosseguir com a execução do contrato disponibilizando os nove packs de baterias aos estaleiros que ficarão responsáveis pela sua instalação. O contrato de renovação de frota envolve a compra de 10 navios elétricos dos quais só o primeiro chegou a Lisboa, tendo já incluído o respetivo conjunto de baterias.

Mas para operacionalizar os navios a empresa precisa de ter instalados postos de carregamento nos cais da margem sul e norte do rio Tejo, processo que está mais atrasado devido à necessidade, não prevista, de autorizações de várias entidades. A empresa prevê que a nova frota comece a operar na segunda metade do próximo ano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR