A Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) expressou esta segunda-feira o seu “forte repúdio” pelos “insultos racistas” alegadamente verificados no sábado no Dragão Arena sobre o benfiquista Betinho Gomes e abriu um “inquérito preliminar para apuramento de responsabilidades disciplinares”.

Sem prejuízo das responsabilidades disciplinares que vierem a ser apuradas, a FPB repudia veementemente qualquer comportamento racista e xenófobo e apela a todos os intervenientes —particularmente aos clubes promotores do espetáculo desportivo — para a necessidade de assegurarem o respeito pelos princípios e valores éticos que estão subjacentes à prática desportiva”, refere o organismo.

O internacional cabo-verdiano, de 38 anos, e antigo internacional também por Portugal, utilizou a rede social Instagram para denunciar os insultos racistas de que terá sido alvo por parte de adeptos portistas nas bancadas do pavilhão, no desafio de sábado que os dragões venceram por 79-62.

A federação “reafirma o seu firme propósito de combater” este flagelo da discriminação e promete “punir exemplarmente a violação dos princípios” que defende no desporto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta segunda-feira, a Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD) também instaurou um processo aos factos reportados no desafio na Invicta.

APCVD instaura processo por alegados insultos racistas a basquetebolista Betinho