Esqueça, por um momento, o aumento do Imposto Único de Circulação (IUC), para carros anteriores a Julho de 2007 que está previsto no Orçamento do Estado de 2024. Isto porque, se é fã da família real britânica e, simultaneamente, da Land Rover, talvez fique interessado no leilão de um SUV de… 2004! Trata-se de um Range Rover de terceira geração, com 286 cv de potência à nascença e uma série de modificações efectuadas pelo construtor a pedido da Casa Real.

Com cerca de 177 mil quilómetros no odómetro, o SUV real vai a leilão já no próximo dia 11 de Novembro, pela mão da Iconic Auctioneers. A licitação irá decorrer no NEC Classic Motor Show Sale 2023, em Inglaterra, mas o Range Rover que Isabel II utilizou por diversas está disponível para ser visto ao vivo e a cores antes disso, nada impedindo os potenciais compradores de fazerem a sua licitação online ou por telefone. Esperam-se ofertas entre 50.000 e 60.000 libras esterlinas, o equivalente a 57.425€ e cerca de 68.900€, à cotação de hoje.

Ciente de que a certificação do veículo é determinante para definir um intervalo no preço estimado, a própria leiloeira reconhece que foram efectuadas várias tentativas para validar a origem do veículo, missão que alegadamente foi superada quando a Iconic Auctioneers conseguiu um vídeo em que surge Sua Majestade ao volante e onde se vê a matrícula BN04 EPU, a que corresponderá o contrato de fornecimento 34319 celebrado com a Special Vehicle Operations (SVO), a divisão da Land Rover que executa encomendas personalizadas. Neste caso, com o chassi SALLMAMA34A159508.

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A rainha optou por uma pintura verde (Epsom Green) para a carroçaria, enquanto grande parte dos revestimentos no interior são em tons de areia (Sand Hide), incluindo a pele que cobre os bancos e que, por sua vez, pode ser protegida com capas específicas à frente e atrás. Esta solicitação à SVO enquadra-se perfeitamente naqueles que eram os hábitos da falecida monarca, que morreu em Setembro de 2022, com 96 anos de idade e colocando fim a 70 de reinado. Era conhecido o gosto que Isabel II tinha por conduzir e caçar, o que implicava transportar os cães a bordo. Daí as capas para os bancos e a separação do habitáculo da bagageira com uma grelha divisória. Para facilitar a operação de limpeza do Range Rover, depois de uma saída para o campo, o piso da bagageira tinha (e tem) um tapete à medida.

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Por fora, o SUV que outrora foi conduzido por Isabel II distingue-se pela grelha dianteira, guarda-lamas e os degraus na lateral para agilizar as entradas e saídas no carro, nele se encontrando ainda pegas atrás, com o mesmo intuito. Esta era, aliás, uma característica vulgar nos 4×4 fornecidos à realeza. Para maior comodidade dos ocupantes dos bancos traseiros, outra das especificações do Range Rover que vai agora a leilão é o duplo comando dos vidros, o que permite accionar qualquer um sem obrigar quem vai atrás a ter de se esticar ou mudar de lugar para o fazer.

Sob o capot sobrevive um motor de 4,4 litros a gasolina com o número 539031830, um V8 de origem BMW que originalmente debitava 210 kW (286 cv) e 440 Nm. Segundo a leiloeira, há um registo de várias operações de manutenção associadas ao veículo, tendo a última revisão sido realizada no passado mês de Julho.