A Toyota, o maior construtor de automóveis do mundo, abriu mão da sua faceta mais conservadora e abordou o Salão de Mobilidade de Tóquio de forma ousada, mostrando o seu lado mais radical. No certame que está a decorrer no Japão e que abriu hoje as portas ao público, a marca nipónica exibe meia dúzia de novidades e todas elas surpreendem pelo arrojo. Para já, concentramo-nos (apenas) em três: o Land Cruiser Se, a pick-up eléctrica EPU e um protótipo capaz de vencer obstáculos extraterrestres, ou não se destinasse ele a desenvolver tecnologia para futuramente incorporar no Lunar Cruiser.

Começando pela proposta mais terrena, o Land Cruiser Se é o concept car que antecipa um futuro Land Cruiser exclusivamente a bateria. A informação é escassíssima, com a marca a avançar apenas as “principais especificações”, isto é, medidas e lotação. Com três filas de bancos e lugar para sete, o protótipo do Land Cruiser eléctrico mede 5,15 metros de comprimento, 1,99 m de largura e 1,71 m de altura, dimensões que o posicionam de imediato como um dos maiores SUV da Toyota. Nota ainda para a distância entre eixos (3,05 m), a grande responsável (literalmente) por este concept oferecer assento para sete ocupantes. Para se ter uma ideia, com estas dimensões, o Land Cruiser supera o Tesla Model X em comprimento, altura e distância entre eixos, o que deixa antever um modelo imponente.

Acerca do conjunto eléctrico (motores e bateria) nem uma palavra, da mesma forma que o interior do futuro Land Cruiser eléctrico permanece uma incógnita. Resta, por isso, atentar no estilo deste concept car que, tudo leva a crer, estará muito próximo daquilo que será o modelo de produção em série.

Esteticamente, o Land Cruiser Se rompe com o formato “quadradão” que até aqui está associado ao SUV, optando por um estilo claramente mais moderno, sem contudo abdicar das linhas vincadas a que o construtor já nos habituou. É o caso da lateral, onde sobressaem ainda os pronunciados arcos das rodas, para conferir um aspecto mais musculado e valentão ao modelo, como se espera de um modelo com vocação off-road. Porém, essa aptidão está ainda por confirmar e, pelo que nos é dado a ver, a altura ao solo (não divulgada) parece pouco favorável a incursões fora de estrada mais extremas. Não obstante, se nos concentrarmos num detalhe da frente, muito plana e com o nome do construtor ao centro, vemos que junto aos faróis surge a inscrição “All Terrain Adaptative”. Atrás, tal como à frente, a fina linha de luzes em LED constitui uma poderosa assinatura, enfatizando a largura do veículo.

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Uma Hilux eléctrica, EPU que não?

Outra das novidades da Toyota é o EPU, um concept (também a bateria) de uma pick-up um pouco mais pequena que a Hilux, pese embora a marca assuma que este protótipo encarna “uma visão futura da lendária Hilux 100% eléctrica”. Ou seja, fique à espera que este modelo figure entre a catadupa de novidades “zero emissões” que a Toyota tem na forja para lançar nos próximos anos.

Com uma estrutura monobloco, cabina dupla e um centro de gravidade baixo, a Hilux do futuro mede 5,070 m de comprimento, 1,910 m de largura e 1,710 m de altura, com a distância entre eixos a fixar-se nos 3,350 m. Face às dimensões anunciadas, é praticamente certo que a Toyota recorre aqui à mesma plataforma que vai servir de base ao Land Cruiser.

À semelhança do que acontece com o vislumbre do SUV eléctrico, também nada foi revelado acerca da mecânica. A marca limita-se a afirmar que “o silêncio dos BEV é acompanhado por um centro de gravidade baixo para maior estabilidade, dinâmica e conforto de condução”, mas em concreto nada adianta. Porém, se olharmos para os pneus para todo-o-terreno que equipam a Toyota EPU, é lícito supor que o conjunto eléctrico contemplará um motor por eixo, para oferecer tracção integral, como é expectável em modelos desta natureza.

Ao contrário do Land Cruiser Se, neste caso a marca mostra o interior minimalista da sua pick-up de médio porte, onde se torna evidente que o habitáculo foi concebido para ser clean e funcional, sendo desprovido dos tradicionais manípulos para a abertura das portas. Há vários locais para arrumar pequenos objectos, mas o que mais se evidencia é o volante Yoke e um único ecrã a concentrar a instrumentação e o sistema de infoentretenimento.

Não se deixe enganar pelo aspecto de “brinquedo”: este veículo experimental escala rochas com meio metro de altura e sobe encostas íngremes de 25°

Um concept do outro mundo: Space mobility

Se o Toyota EPU parece muito próximo de se vir a converter num modelo de produção, o mesmo não acontece com o Space mobility, um veículo meramente experimental que merece alguma atenção pelo facto de pretender abrir caminho para a exploração espacial, em modo eléctrico.

Este todo-o-terreno lunar é um buggy com lugar para dois e cada roda tem direito ao seu próprio motor eléctrico e direcção, o que deverá ser sinónimo de uma capacidade de manobrar e superar obstáculos “do outro mundo”… Neste, o único compromisso que a Toyota assume é incorporar a tecnologia desenvolvida a partir desta base em futuros veículos para a exploração espacial, como o Lunar Cruiser.