O ator américo-canadiano Matthew Perry, conhecido por interpretar a personagem Chandler Bing na série televisiva Friends, foi encontrado morto em casa aos 54 anos, avançou no sábado a imprensa norte-americana e confirmou depois a polícia de Los Angeles. De acordo com o jornal Los Angeles Times, o ator foi encontrado morto no jacuzzi de casa em Los Angeles, no oeste dos Estados Unidos, onde se terá afogado.
Não foram encontrados no local nem drogas nem qualquer sinal que sugerisse um ato criminoso, segundo fontes policiais não identificadas citadas pelo mesmo jornal e pelo portal noticioso TMZ, que foi o primeiro a avançar a morte de Perry. Um inspetor da polícia de Los Angeles, Drake Madison, confirmou à agência de notícias Associated Press que agentes tinham sido chamados à casa para “investigar a morte de um homem com cerca de 50 anos” por volta das 16h10 de sábado (0h10 de domingo em Lisboa).
A autópsia foi realizada e o corpo pode ser entregue à família, mas a causa de morte ainda não foi determinada, de acordo com o relatório do médico legista do condado de Los Angeles. Neste momento, o médico legista aguarda o resultado das análises toxicológicas — o que pode demorar semanas ou meses —, segundo informação recolhida pela CNN. Estas análises permitem detetar a presença e quantidade de drogas, medicamentos e outros químicos no organismo. Ainda que não tenham sido encontradas drogas ilícitas no local, foram encontrados medicamentos sujeitos a receita médica.
O ator, que confessou publicamente ter sofrido diversos episódios de dependência de drogas e álcool ao longo da vida, tornou-se famoso por interpretar a personagem Chandler Bing na série Friends, que durou 10 temporadas, entre 1994 e 2004. Foi esse historial de abuso e dependência que relatou no livro Friends, Lovers and the Big Terrible Thing, publicado em 2022.
Perry recebeu uma nomeação para os Emmy, os prémios norte-americanos de televisão, pelo seu papel em Friends, a sitcom que lhe deu a fama, ao lado de Jennifer Aniston, David Schwimmer, Lisa Kudrow, Courtney Cox e Matt LeBlanc. A série teve mais de 200 episódios em 10 temporadas. Alcançou um sucesso global de tal dimensão que levou a HBO a produzir um episódio especial, em 2021, 17 anos após o fim da série.
A série Friends foi produzida pela Warner Bros., os mesmos estúdios que durante a madrugada publicaram uma mensagem de condolências: Matthew Perry foi um ator dotado de um “génio cómico reconhecido no mundo inteiro e cujo legado vai continuar a viver nos corações de tantos”. “Este é um dia muito triste”, lia-se também no mesmo comunicado.
Já nas redes oficiais da NBC, o canal americano que transmitiu as dez temporadas da sitcom, pode ler-se: “Ele trouxe muita alegria para centenas de milhões pessoas em todo o mundo com o seu timing cómico perfeito e o seu humor inteligente e irónico. O seu legado vai conitnuar vivo ao longo de incontáveis gerações”.
A conta oficial do X (antigo Twitter) da própria série publicou uma mensagem: “Ficámos devastados ao saber da notícia da morte de Matthew Perry. Ele foi uma bênção nas nossas vidas. Os nossos corações estão com a família, aqueles que lhe eram mais próximos e todos os seus fãs”.
We are devastated to learn of Matthew Perry’s passing. He was a true gift to us all. Our heart goes out to his family, loved ones, and all of his fans. pic.twitter.com/Xv6HkpSEBl
— FRIENDS (@FriendsTV) October 29, 2023
Além de Friends, nomeação para os Emmy repetiu-se mais duas vezes, pela interpretação de um conselheiro da Casa Branca na série Os Homens do Presidente. O ator também teve vários papéis de destaque no cinema, sendo o protagonista, com Salma Hayek, da comédia romântica Só os Tolos Se Apaixonam, e da comédia policial The Whole Nine Yards, ao lado de Bruce Willis.
Matthew Perry nasceu em Williamstown, no estado americano do Massachussetts, em 1969. A mãe, jornalista canadiana. O pai, ator e modelo americano. Após o divórcio dos pais, Perry viveu com a mãe no Canadá (o ator tinha dupla nacionalidade). Após a adolescência, mudou-se para Los Angeles, onde vivia o pai, e aí investiu numa carreira na televisão e no cinema.
Isto depois de primeiras experiências, como a que, em 1979 (Perry ainda criança), lhe deu um papel no elenco de um episódio da série policial 240-Robert. Second Chance, Sydney e participações em produções de maior notoriedade, como Growing Pains ou Beverly Hills 90210, foram os seus primeiros trabalhos de destaque, antes do sucesso de Friends, que começou em 1994.
Ainda que a televisão e o cinema tenham sido os seus palcos de eleição, em 2017 estreou-se no teatro, enquanto autor e intérprete, com a peça The End of Longing.
Atualizado com informação sobre a autópsia às 11h40 de 30 de outubro.