Dois dias após Matthew Perry ter sido encontrado morto no jacuzzi de casa em Los Angeles, onde se terá afogado, e de a família e amigos do ator terem prestado homenagens, o restante elenco de Friends despediu-se do amigo e colega num curto comunicado conjunto. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc e David Schwimmer assumem estar devastados com a morte do comediante de 54 anos e prometem voltar a falar caso se sintam capazes de o fazer.
Morreu Matthew Perry, o ator que interpretou “Chandler” na série “Friends”. Tinha 54 anos
“Estamos todos devastados com a perda do Matthew. Éramos mais do que simples colegas de elenco. Somos uma família”, lê-se na declaração enviada à revista People. “Há tanto para dizer, mas agora vamos tirar um momento para fazer o luto processar esta perda insondável”.
A seu tempo, diremos mais, se e quando formos capazes. Por agora, os nossos pensamentos e o nosso amor estão com a família do Matty, os seus amigos e todos os que o amavam em todo o mundo”, terminou.
Flores em Nova Iorque e amor nas descrições de Instagram: as homenagens deixadas a Matthew Perry
As homenagens a Perry têm-se sucedido desde sábado: desde os fãs que deixaram flores e mensagens no número 90 da rua Bedford, em Nova Iorque, onde está o icónico apartamento de Friends, aos familiares que relembraram que este “trouxe imensa alegria ao mundo tanto como ator, como amigo”.
Num comunicado divulgado pela TMZ, o primeiro jornal a noticiar a morte do ator, a mãe Suzanne Morrison, o pai, John Bennet Perry, e o padrasto, Keith Morrison, disseram estar “de coração partido pela perda trágica” do ator, um “querido filho e irmão”. “Vocês significavam muito para ele e estamos gratos por este amor imenso”.
Ainda do elenco da série que lançou Perry para o mundo de Hollywood, a atriz Maggie Wheeler, que interpretou Janice em Friends e que ficou conhecida pela icónica frase “Oh Meu Deus”, também deixou a sua mensagem nas redes sociais.
“Que perda. O mundo vai sentir a tua falta, Matthew Perry. A alegria que trouxeste a tantas pessoas na tua curta vida vai continuar viva”, escreveu, acompanhada de uma fotografia de ambos na série, quando os dois fizeram par romântico. “Sinto-me tão grata por cada momento criativo que partilhámos”, terminou.
Também o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, deixou a sua mensagem na rede social X, antigo Twitter. “A morte de Matthew Perry é chocante e lamentável. Nunca vou esquecer as brincadeiras que tínhamos no recreio da escola”, escreveu.
O ator e o primeiro-ministro foram colegas no ensino básico, tendo os seus pais trabalhado juntos — a mãe de Perry, a canadiana Suzanne Morrison, foi secretária do pai de Trudeau, Pierre Trudeau, quando este foi primeiro-ministro.
Matthew Perry’s passing is shocking and saddening. I’ll never forget the schoolyard games we used to play, and I know people around the world are never going to forget the joy he brought them. Thanks for all the laughs, Matthew. You were loved – and you will be missed.
— Justin Trudeau (@JustinTrudeau) October 29, 2023
Paget Brewster, que interpretou Kathy, a namorada de Chandler que fez com que ficasse fechado numa caixa no Dia de Ação e Graças, feriado norte-americano, também se despediu do colega.
“Ele foi adorável comigo em Friends e sempre que me cruzei com ele nas décadas seguintes. Por favor, leiam o livro dele. Foi o seu legado para ajudar”, disse, assegurando ainda que “ele não vai descansar em paz”. “Já está demasiado ocupado a fazer toda a gente rir lá em cima”, escreveu no X.
I’m so very sad to hear about @MatthewPerry. He was lovely to me on Friends and every time I saw him in the decades after. Please read his book. It was his legacy to help. He won’t rest in peace though.. He’s already too busy making everyone laugh up there.
— paget brewster (@pagetpaget) October 29, 2023
“Quando morrer, gostava que Friends fosse das últimas conquistas a ser mencionadas”
Todos se referem a ele como o eterno Chandler de Friends, a personagem que “fazia piadas quando se sentia desconfortável”. No entanto, não era assim que Matthew Perry queria ser lembrado. “Quando morrer, gostava que, no que diz respeito às minhas conquistas, Friends fosse das últimas a ser mencionadas quando falassem do que fiz para ajudar outras pessoas. Sei que não vai acontecer, mas seria bom”, disse, numa entrevista, a propósito do lançamento do seu livro Friends, Lovers and the Big Terrible Thing, publicado em 2022.
Este sábado, quando o mundo soube da notícia da sua morte, relembrou-o das duas formas, destacando-se também o seu trabalho no que diz respeito à consciencialização da dependência de drogas e álcool, ao falar da sua história. E temeu-se que a causa da morte pudesse estar relacionada com o vício.
O resultado da autópsia de Matthew Perry, que foi nomeado três vezes aos prémios Emmys, foi “inconclusivo”, de acordo com o revelado, esta segunda-feira, pelo Instituto Médico Legal de Los Angeles.
Segundo a revista People, a causa da morte está “pendente”, aguardando “investigação adicional”, referindo-se aos resultados dos exames toxicológicos, que poderão demorar semanas a chegar.
Quando as autoridades chegaram à casa de Perry, não encontraram nem drogas, nem qualquer sinal que sugerisse um ato criminoso. E o segundo dado veio a comprovar-se na autópsia, tendo a divisão de homicídios da LAPD dito que “não há suspeita de crime neste momento”.