796kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

"O mundo nunca esquecerá a alegria que trouxeste": amigos de Matthew Perry despedem-se e fãs deixam flores no apartamento de "Friends"

Este artigo tem mais de 6 meses

O ator, que fez de Chandler na série "Friends", foi encontrado morto, no jacuzzi de casa, em Los Angeles. Maggie Wheeler, Justin Trudeau e Adele foram alguns dos que deixaram a sua homenagem.

GettyImages-509761328
i

Matthew Perry, que confessou publicamente ter sofrido diversos episódios de dependência de drogas e álcool, foi nomeado para os Emmy uma vez pelo seu papel em Friends

David M. Benett

Matthew Perry, que confessou publicamente ter sofrido diversos episódios de dependência de drogas e álcool, foi nomeado para os Emmy uma vez pelo seu papel em Friends

David M. Benett

[em atualização]

Pouco antes de se ouvir “Ação”  e de começar a rodagem daquele que seria o último episódio de Friends, Matthew Perry decidiu chamar a co-criadora Marta Kauffman a um canto. “Disse-lhe: ‘Ninguém vai querer saber disto a não ser eu. Por isso, posso, por favor, ficar com a última frase?'”. O pedido foi aceite e, após Rachel (interpretada por Jennifer Aniston) sugerir que o grupo fosse tomar o último café, foi Chandler quem perguntou “Onde?”, mesmo antes da “cortina fechar”. É essa a última memória que o mundo tem da série de televisão que marcou não uma, mas várias gerações, e é também com ela que se despede do ator que morreu este sábado, aos 54 anos.

Morreu Matthew Perry, o ator que interpretou “Chandler” na série “Friends”. Tinha 54 anos

Já passava da meia-noite em Nova Iorque quando o número 90 da Bedford Street, a rua do famoso apartamento de Friends — que já é um ponto turístico na cidade se encheu de pessoas que quiseram deixar uma homenagem ao ator que foi encontrado morto no jacuzzi de casa em Los Angeles, onde se terá afogado. Além do ar desolado de muitos dos que se aproximaram, alguns aproveitaram para deixar flores e velas no chão em sua memória. Mas os fãs da série que durou 10 temporadas, entre 1994 e 2004, não foram os únicos a prestar um tributo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A família — a mãe, Suzanne Morrison, o pai, John Bennet Perry, e o padrasto, Keith Morrison —, confessou à TMZ que estava “de coração partido pela perda trágica” do ator, um “querido filho e irmão”. “O Matthew trouxe imensa alegria ao mundo tanto como ator, como amigo. Vocês significavam muito para ele e estamos gratos por este amor imenso”.

Nas redes sociais, vários amigos de Perry deixaram mensagens a despedir-se. Entre os quais a atriz Maggie Wheeler, que interpretou Janice em Friends e que ficou conhecida pela icónica frase “Oh Meu Deus”.

“Que perda. O mundo vai sentir a tua falta, Matthew Perry. A alegria que trouxeste a tantas pessoas na tua curta vida vai continuar viva”, escreveu, acompanhada de uma fotografia de ambos na série, quando os dois chegado fizeram um par romântico. “Sinto-me tão grata por cada momento criativo que partilhámos”, terminou.

Também o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, deixou a sua mensagem na rede social X, antigo Twitter. “A morte de Matthew Perry é chocante e lamentável. Nunca vou esquecer as brincadeiras que tínhamos no recreio da escola”, escreveu.

O ator e o primeiro-ministro foram colegas no ensino básico, tendo os seus pais trabalhado juntos — a mãe de Perry, a canadiana Suzanne Morrison, foi secretária do pai de Trudeau, Pierre Trudeau, quando este foi primeiro-ministro.

Aliás, em 2017, numa entrevista no programa Jimmy Kimmel Live, o ator, que também participou na série Os Homens do Presidente confessou ter “batido” no futuro primeiro-ministro do Canadá. “Nós [Perry e um amigo] batemos-lhe. Acho que ele era excelente em desporto e nós não, por isso era pura inveja. Acho que ele era o único miúdo da escola em quem podíamos bater… Não me estou a gabar disto. Isto é terrível. Eu era um miúdo estúpido. Não queria bater-lhe”, disse, citado pela revista People.

Tal parecem ser águas passadas para Justin Trudeau, pois este agradeceu-lhe por “todas as gargalhadas”. “Sei que as pessoas de todo o mundo nunca esquecerão a alegria que lhes proporcionaste. Gostavam de ti e vão sentir a tua falta”, lamentou.

Enquanto que alguns recorreram às redes sociais para lamentar a morte do ator que foi três vezes nomeado para os prémios Emmy, a cantora britânica Adele preferiu parar o concerto que estava a dar em Las Vegas, Nevada, para prestar uma homenagem.

Ele foi tão aberto com as suas lutas contra a dependência e a sobriedade. Algo que eu acho incrivelmente corajoso. Só quero dizer o quanto eu adoro o que ele fez por todos nós”, disse, recordando ainda um momento da sua infância, em que um amigo fez uma imitação e Chandler.

A atriz Selma Blair também deixou uma mensagem para o seu “amigo mais antigo”, assim como o ator Michael Rapaport, que chegou a entrar em Friends como namorado de Phoebe, personagem interpretada por Lisa Kudrow, que afirmou que Matthew Perry fez “parte da cultura norte-americana e que vai viver para sempre”.

A atriz e comediante Yvette Nicole Brown, que contracenou com Perry na sitcom Um Estranho Casal, que estreou em 2015 e teve três temporadas, também deixou a sua mensagem, dizendo que “o mundo do entretenimento sofreu uma grande perda”.

“Estou demasiado triste com as notícias para dizer mais do que isto: Matthew Perry era um doce e merecia mais paz na sua vida”, escreveu na rede social X, antigo Twitter.

O jornalista britânico Piers Morgan também relembrou o talento inato de Perry, dizendo que “foi um grande ator”, mas que, “tal como já admitiu”, “era um tipo muito atormentado”. “A sua recente autobiografia, sobre a sua vida devastada pelo vício, foi uma das mais poderosas, honestas e reveladoras que alguma vez li. Que notícia triste”, escreveu no X.

A atriz Hannah Waddingham, que participou nas séries Sex Education e Ted Lasso, confessou ainda não ter conseguido “parar de ver fotografias deste lindo homem”. “Estou tão, tão triste que uma doença tão cruel e inflexível tenha sempre tentado defini-lo. Para mim, nunca o definirá. O seu dom intocável para a comédia, a sua total honestidade dentro e fora do ecrã e o seu rosto bonito e belo é que vão”, escreveu.

Paget Brewster, que interpretou Kathy, a namorada de Chandler que fez com que ficasse fechado numa caixa no Dia de Ação e Graças, feriado norte-americano, também escreveu uma homenagem ao ator.

“Ele foi adorável comigo em Friends e sempre que me cruzei com ele nas décadas seguintes. Por favor, leiam o livro dele. Foi o seu legado para ajudar”, disse, assegurando ainda que “ele não vai descansar em paz”. “Já está demasiado ocupado a fazer toda a gente rir lá em cima”, escreveu no X.

Também Morgan Fairchild, que interpretou a mãe de Chandler na série, disse estar “de coração partido com a morte do” seu “‘filho'”. “A perda de um jovem ator tão brilhante é um choque. Mando amor e as minhas condolências aos amigos e familiares, e, especialmente, ao seu pai, John Bennett Perry, com quem trabalhei nas séries Flamingo Road e Falcon Crest”, escreveu no X.

Aisha Tyler, que só apareceu na última temporada de Friends, recordou “o momento em que ele se inclinou, na” sua “primeira noite de gravação”, para lhe dizer, “calorosamente: ‘Prepara-te, que a tua vida vai mudar'”. “Tinha uma doçura e uma generosidade de espírito inigualáveis. Aprendi a contar uma anedota na perfeição só de o ver trabalhar”, confessou, no Instagram.

A atriz Shannen Doherty, que partilhou a infância com Perry, recordou diversos momentos que partilhou com o ator e comediante, partilhando uma fotografia antiga de ambos com o seu “gangue”. “Matt, Roger, David, Roxana. Há muito que éramos um gangue. Crescemos todos juntos e a rir constantemente. Brincávamos aos desafios e o Matt tinha de dizer coisas ridículas às raparigas no bar. Divertíamo-nos sempre e apoiávamo-nos. E sim, o Matt sempre teve AQUELE sentido de humor”, garantiu, numa publicação de Instagram.

Já a atriz Gwyneth Paltrow, lembrou o momento em que conheceu Perry, em 1993, no Festival de Teatro de Williamstown, em Massachusetts. “Estivemos os dois lá durante a maior parte do verão a fazer peças. Ele era tão engraçado, tão doce e era tão divertido estar com ele. Fomos de carro nadar em riachos, bebemos cervejas no bar da faculdade local, beijámo-nos num campo de relva comprida… Foi um verão mágico. Ele tinha filmado o episódio piloto de Friends, mas ainda não tinha ido para o ar. Estava nervoso, à espera que a sua grande oportunidade estivesse mesmo ao virar da esquina. E estava”, escreveu, no Instagram.

Assine o Observador a partir de 0,18€/ dia

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos