A Celebration Tour de Madonna chegou esta segunda-feira a Portugal. Com dois concertos na Altice Arena, em Lisboa, a 6 e a 7 de novembro, a rainha da pop vem celebrar 40 anos de uma carreira com muitos êxitos. O guarda-roupa, já se sabe, é uma importante parte do espetáculo e ficou a cargo de Eyob Yohannes e Rita Melssen. Os looks da diva revisitam uma série de estilos a que Madonna deu vida, com peças criadas especialmente para a tour por diferentes designers. Entre eles o veterano Jean Paul Gaultier, que fez uma reinterpretação do icónico corpete com cones da Blonde Ambition Tour de 1990.

“A moda sempre fez parte da forma dela contar histórias”, disse Yohannes à Vogue. “Por isso baseámo-nos no seu passado estilístico e demos continuação a esses temas através dos figurinos.” A dupla também criou alguns dos looks, como por exemplo o que está na imagem de abertura deste artigo. Numa referência à iconografia religiosa que marcou parte da carreira de Madonna, a diva veste um quimono muito comprido com aberturas nas mangas e usa na cabeça uma coroa halo da marca Malakai com cristais Swarovski e um “terceiro olho” em aquamarina.

Jean Paul Gaultier

O designer francês tomou o corpete antigo como ponto de partida e criou uma nova versão especialmente para esta tour. Esta peça é  agora um mini vestido negro, tem os famosos cones pontiagudos sobre o peito e aplicações brilhantes. Madonna completa o look com luvas de ópera da marca Sol Angel, segundo a Women Wear Daily, e sapatos prateados Miu Miu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

GettyImages-1736168737

© Getty Images

Vêtements

Um dos looks que Madonna usa no seu espetáculo tem assinatura de Guram Gvasalia, co-fundador e atual diretor criativo da marca. Trata-se de um corpete em renda com uma minissaia em ganga negra, adornada por um cinto com correntes e pendentes.

Gvasalia expressou na sua conta de Instagram a satisfação por ter colaborado com Madonna na criação de looks para a sua tour. “Madonna muito obrigada pelos últimos meses! Trabalharmos juntos nos figurinos para a tua tour e transformar a nossa visão e criatividade numa grande Celebração”, escreveu Gvasalia numa publicação com uma imagem de ambos a trabalharem juntos. “Desenhar os teus figurinos foi um tal privilégio e uma honra. Ver-te trabalhar, ver-te a gerir e a tua determinação é tão inspirador, agora percebo porque és quem és. És uma lutadora, és um ícone, és a rainha!”

GettyImages-1739697478

© Getty Images

Gvasalia também criou um casaco preto em estilo oversize que Madonna usou sobre o look do corpete azul

GettyImages-1736271107

© Getty Images

Versace

Sob uma volumosa capa em tafetá Madonna escondeu um macacão coleante que cobria todo o corpo com um efeito de puzzle de espelhos. Donatella Versace recorreu ao Instagram para elogiar publicamente a amiga. “Madonna, minha amiga incrível — és um raio de luz em Versace na 1ª noite da tua Celebration Tour. O teu talento e criatividade inspira-nos a todos… e a Estere é uma superestrela.” A acompanhar a mensagem, a designer publicou uma fotografia de Madonna com o fato. É com este look que a diva canta “Ray of Light”.

GettyImages-1736168734

© Getty Images

Num dos espetáculos em Londres, as filhas de Madonna, Lourdes Leon e Estere, subiram ao palco para atuar com a mãe na canção “Vogue” e Estere usou um fato macacão Versace com luvas a condizer.

GettyImages-1739769035

© Getty Images

Boxe com inspiração sensual

Este look de Madonna começou com um robe de boxe que apenas deixava ver as botas de laçada, e só depois revelou a combinação em seda vermelha e renda preta que se vê na imagem. Neste segundo ato do espetáculo Madonna canta êxitos como “Erotica” e “Vogue” e Yohannes explica que a dupla de designers se quis inspirar no boxe para explorar a expressão e a liberdade sexual do momento e partilha imagens na sua conta de Instagram.

GettyImages-1736168753

© Getty Images

Em modo “cowgirl”

Neste look o corpete em pele e uma camisa criada especialmente só ficam completas com o chapéu de cowboy feito por Ruslan Baginskiy e um par de botas Miu Miu.

GettyImages-1739697556

© Getty Images

Almarow

É difícil vê-la bem nesta imagem, mas o destaque deste look é a cruz pendurada ao peito de Madonna. Foi uma criação especial da marca Almarow, que publicou uma fotografia deste look da cantora no Instagram. Beyoncé é outra das clientes estrela da marca italiana.

GettyImages-1736168747

© Getty Images

Eyob Yohannes e Rita Melssen explicaram à Vogue que Madonna tem muitas trocas de roupa, por isso era importante que as peças fossem funcionais, com fechos de correr da parte de trás de quase todas as roupas e com a sobreposição de looks, para que a troca seja mais fácil e rápida.