A grande exposição de moda anual do Museu Metropolitan de Nova Iorque que inaugura com a famosa Met Gala já tem tema para 2024: “Sleeping Beauties: Rewakening Fashion”. A exposição vai inspirar-se na Natureza e tem abertura prevista para o dia 10 de maio. Quanto à festa com a passadeira vermelha mais criativa do ano, podemos já marcar na agenda que vai acontecer no dia 6 do mesmo mês.
Atenção, o título da exposição traduz-se para “Beldades adormecidas: Despertar a moda”, mas não nos deixemos levar pela “Bela Adormecida” e outras princesas ou histórias de encantar. A musa inspiradora é mesmo a Natureza. O “mundo natural” serve de “metáfora visual unificadora” para a “efemeridade da moda”, segundo se pode ler no comunicado de imprensa.
Ou seja, da vasta coleção do museu foram selecionadas cerca de 250 peças, roupas e acessórios de diferentes épocas, que estão relacionadas pelos seus elementos sensoriais visuais, ou seja imagens de natureza. Haverá certamente muitas peças com motivos e texturas florais.
Será também explorado o trabalho de conservação das peças de moda e é aqui que entram as “beldades adormecidas”, que são peças de vestuário que já não podem ser vestidas em manequins devido à sua fragilidade e, por isso, vão estar expostas em vitrines para os visitantes poderem “observar os diferentes estados de deterioração, como se estivessem a ver ao microscópio”. Tudo isto está explicado num vídeo partilhado nas contas de Instagram do museu e o Costume Institute, no qual também é possível ver algumas das peças já selecionadas para a exposição.
O museu promete ainda que a mostra vai contar com “diversas tecnologias para reviver e explorar as capacidades sensoriais de várias obras primas da coleção do museu”. Afinal as exposições de moda do museu Metropolitan são conhecidas por serem verdadeiras experiências que exploram todo o potencial artístico das peças de moda e, por vezes, as põem em diálogo com outras obras e formas de arte.
O Costume Institute tem um arquivo com mais de 33 mil peças que acompanha a história do vestuário desde o século XV até à atualidade e através de cinco continentes, com peças de roupa e acessórios para mulher, homem e criança. Estas exposições têm sempre um trabalho teórico e académico na sua base que, desta vez, irá explorar o lado efémero da moda e a sua capacidade para se renovar e renascer.
O tema foi apresentado esta quarta-feira por Andrew Bolton, o curador chefe do Costume Institute, o departamento do museu que se dedica à moda. Também esteve presente Anna Wintour, diretora artística do grupo Condé Nast, diretora da Vogue americana há mais de três décadas e a coordenadora deste evento desde 1995, foi aliás ela quem tornou a Met Gala no evento galático que hoje conhecemos, ao tornar um jantar de angariação de fundos para o departamento de moda um acontecimento transversal à sociedade.
A exposição “Sleeping Beauties: Rewakening Fashion” vai poder ser visitada entre 10 de maio e 2 de setembro de 2024.
Este ano a exposição do Costume Institute homenageou o designer de moda Karl Lagerfeld e a passadeira vermelha da Met Gala também. Looks vintage da casa Chanel, muitas pérolas, camélias e jogos de branco e preto foram as principais apostas dos convidados. Reveja aqui o resumo do evento de 2023.