A velejadora Vasileia Karachaliou, que garantiu a quota olímpica para Portugal em ILCA 6, não vai poder competir pela missão portuguesa em Paris2024, confirmou quinta-feira à Lusa o presidente do Comité Olímpico grego.

“Vasileia é uma grande atleta, mas, infelizmente, as regras são as que são e ela não pode competir por Portugal”, revelou Spyros Capralos em declarações à agência Lusa, à margem da Celebração Olímpica, a decorrer em Lisboa.

Spyros Capralos, que é também presidente dos Comités Olímpicos Europeus, explicou que a decisão de não permitir que Vasileia Karachaliou represente Portugal nos próximos Jogos Olímpicos foi tomada pelo Comité Olímpico grego em assembleia geral.

“Ela deu a qualificação a uma embarcação portuguesa, o que vai dar a oportunidade a outro atleta de ir. Talvez ela possa ir mais tarde, em Los Angeles2028. É uma pena, mas ela teve problemas com a Federação grega de vela e não podemos obrigar um atleta [a representar-nos]. Estamos muito tristes por perdê-la”, lamentou.

A grega, que compete por Portugal mediante uma licença especial da federação internacional da modalidade (World Sailing), só poderia representar o país caso conseguisse a cidadania nacional até março de 2024 e o Comité Olímpico grego autorizasse a sua presença na capital francesa com as cores lusas.

Vasileia Karachaliou, de 27 anos, conquistou para Portugal, em 19 de agosto, a vaga olímpica em ILCA 6 para Paris2024, durante os Mundiais de Haia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR