De ambições limitadas pelos resultados menos bons ao longo do ano, Miguel Oliveira chegava à penúltima corrida da época, no Qatar, após um fim de semana pouco produtivo na Malásia, onde terminou o sprint em 18.º e abandonou na corrida principal. De qualquer modo, no circuito de Lusail, junto ao deserto, o português queria agitar as areias de um campeonato que pode ficar decido este domingo a favor de Francesco Bagnaia, caso o italiano ganhe 23 pontos a Jorge Martín no rescaldo do Grande Prémio.
“Não quero ter as nossas expectativas demasiado altas, mas é uma das pistas em que passamos muito tempo a travar em ângulo, a virar, precisamos de potência, mas só na reta. Vimos as Yamaha a serem super competitivas aqui no passado. Por isso, penso que nós também podemos ser competitivos não tendo o motor mais forte”, adiantou Miguel Oliveira.
Apesar da localização do circuito, a chuva podia ser uma preocupação. “Sabemos que a chuva aqui sempre foi um fator mega-limitante, porque, estando no deserto, não esperaríamos que pudéssemos correr à chuva”, disse o piloto da RNF Aprilia. “Já no traçado anterior, foram realizados testes e a chuva já não é um handicap na realização de treinos ou de corridas. Se chover, vamos colocar os pneus de chuva e andar, não espero nenhuma adversidade específica que venha da chuva”.
Na primeira sessão de treinos livres, em que a chuva não foi fator, Miguel Oliveira esteve sempre a rodar em posições da segunda metade da tabela. Durante os minutos finais, o português chegou a subir ao sexto lugar, mas, tal como aconteceu com o Falcão, os restantes pilotos também acabariam por melhorar substancialmente os registos. Contas feitas, o piloto da RNF Aprilia terminou em 15.º lugar (1:57.606). Os melhores sinais foram de Jorge Martín (1:56.393), seguido de Johann Zarco (1:56.565). Nem tudo era mau para Oliveira, pois o seu colega de equipa, Raúl Fernández terminou em quarto (1:56.685), demonstrando que a mota podia evoluir para um patamar superior.
No one was faster than him in FP1! ????
If you're looking for #MotoGPFantasy tips, Jorge Martín Almoguera might be a good fit! ➡️ https://t.co/ksCE3W5rY5#QatarGP ???????? pic.twitter.com/gVIoQVBbrN
— MotoGP™???? (@MotoGP) November 17, 2023
Apesar não servir para mais do que testar a pista e realizar alguma afinações nas motas, a primeira sessão de treinos livres acendeu uma rivalidade. Marco Bezzecchi e Pol Espargaró tiveram uma série de desentendimentos em pista que por pouco não provocaram acidentes.
The full thing as to why Bez gave @polespargaro a few little nudges ????#QatarGP ???????? pic.twitter.com/p70WVKXL4v
— MotoGP™???? (@MotoGP) November 17, 2023
Os minutos iniciais da segunda sessão de treinos livres, que ia apurar os dez melhores diretamente para a Q2 que se ira realizar no sábado de manhã mostraram que a RNF Aprilia tinha ritmo, mas era nas mãos de Raúl Fernández. De qualquer modo, as melhorias de Miguel Oliveira começavam a ser evidentes, mesmo que não ao nível do colega espanhol. Progressivamente, o português conseguiu atingir o andamento do colega e de todos os restantes pilotos, pois, a meia hora do final, registou o melhor tempo até então (1:54.005), colocando-se numa posição favorável para garantir desde logo o acesso à Q2.
We're already much quicker than earlier! ????
Track conditions are improving by the lap ????#QatarGP ???????? pic.twitter.com/KeHiKC6iuw
— MotoGP™???? (@MotoGP) November 17, 2023
Com naturalidade, Miguel Oliveira perdeu a liderança pouco depois e entrou em queda livre, parando apenas no 19.º lugar, o que o levou a falhar o acesso direto à Q2. O melhor tempo ficou mesmo para Raúl Fernández (1:52.843). Fabio Di Giannantonio (1:52.892) e Maverick Viñales (1:52.936) fecharam o top 3. Marco Bezzecchi, terceiro no mundial, também vai ter que passar pela Q1.
A very welcome confidence booster for @25RaulFernandez! ✅
After Maverick's lap was cancelled, he tops the pack at the end of Day 1! ????#QatarGP ???????? pic.twitter.com/S39bSmSBFe
— MotoGP™???? (@MotoGP) November 17, 2023
Day 1 in Qatar in the books! ✅
We'll see you tomorrow ????#QatarGP ???????? pic.twitter.com/6KuoVdWOg1
— MotoGP™???? (@MotoGP) November 17, 2023