Mariana Rocha Assis relevou, na quarta-feira, estar a viver um “inferno emocional”. A surfista e skater portuguesa, de 26 anos, foi chantageada por um hacker que ameaçou partilhar supostas fotografias suas, onde aparece nua, criadas através da Inteligência Artificial.
“No dia 17 de novembro recebi, de um número estranho, as ‘minhas’ fotografias nuas. Digo ‘minhas’ porque não sou eu nas fotografias. São geradas por inteligência artificial, e tenho de vos dizer. Juro que parecem reais”, começa por explicar a surfista, numa publicação na rede social Instagram.
A atleta teria até dia 29, quarta-feira precisamente, para pagar cinco mil euros ou as imagens seriam enviadas para a sua família, amigos e patrocinadores.
No entanto, Mariana recusou ceder à chantagem. “Perdi muito dinheiro, vou ter fotografias minhas a circular na internet. E o mais assustador é que isso está a acontecer a muita gente. Por isso, tenham cuidado”, sublinhou.
“Estes malditos hackers estão a destruir vidas, a destruir sonhos. O meu ainda está vivo, estou a chegar lá lentamente. Por mais que eu acredite que a Inteligência Artificial tem os seus pontos positivos. É assustador para onde estamos a ir. Por favor, todos os governantes do mundo, façam alguma coisa. Estamos a ir para um lugar muito, muito assustador”, concluiu a campeã mundial de surfskate de 2017.
Na mesma publicação, a jovem de 26 anos incluiu notícias sobre os perigos da Inteligência Artificial e sobre programas capazes de gerar imagens falsas de pessoas nuas.