Vento forte — com rajadas que chegaram a 185 quilómetros por hora na Escócia — e chuva intensa estão a criar o caos no Reino Unido com a tempestade Pia está a complicar as deslocações antes da época natalícia.
Os efeitos da tempestade Pia sentiram-se com mais intensidade na quinta-feira no Reino Unido e na Dinamarca, mas esta sexta-feira o tempo continua ventoso e chuvoso nos dois países. Para além disso, segundo um comunicado do Met Office, o Instituto Meteorológico britânico, a “tempestade Pia está gradualmente a mover-se para a Europa continental, onde os impactos se preveem que sejam mais severos”.
No Reino Unido, o vento forte levou que vários comboios fossem suspensos e vários voos cancelados na quinta-feira, isto numa altura em que existem as típicas deslocações antes do Natal. Devido aos reagendamentos, o cenário é caótico nas estações de comboios e nos aeroportos britânicos.
A Sky News escreve que esta sexta-feira, após os voos cancelados, será muito provavelmente o dia com mais movimento no aeroporto de Heathrow, em Londres, desde o início da pandemia da Covid-19. A mesma estação televisiva aponta que os comboios estarão também “muito cheios”.
A National Rail, empresa de transporte ferroviário no Reino Unido, emitiu um comunicado esta sexta-feira a avisar que “espera que alguns constrangimentos continuem”, apesar de o estado do tempo ter melhorado. “Ventos fortes podem gerar impactos na ferrovia, com atrasos e cancelamentos de comboios.”
Além disso, uma greve em França na quinta-feira causou problemas na travessia ferroviária do Canal da Mancha, impedindo cerca de 25 mil passageiros de se deslocarem para a Europa continental. Numa nota no site, os comboios Eurostar deram conta de que a greve terminou esta sexta-feira e estão a tentar “reagendar viagens antes do Natal”, reforçando o serviço com “comboios adicionais”.