Comboios

Sindicatos

Sindicatos dos ferroviários chegam a acordo

Sindicatos dos ferroviários e Governo alcançaram esta sexta-feira um acordo que permitiu suspender as greves marcadas para este fim de semana, disse à Lusa fonte sindical.
Transporte Ferroviário

Comboios. Greve no S. João sem serviços mínimos

No fim de semana do S. João, os trabalhadores ferroviários fazem greve e não há serviços mínimos garantidos. A greve tem a duração de apenas um dia, mas pode repercutir-se para além desse período.
Comboios

Regressa comboio histórico da Linha do Vouga

A CP - Comboios de Portugal vai retomar a partir do dia 30 as viagens turísticas do "Comboio Histórico do Vouga", entre Aveiro e Macinhata do Vouga, anunciou esta terça-feira a empresa.
Comboios

Greve prejudicou sobretudo comboios de Lisboa

Mais de metade dos comboios previstos até às 14h foram suprimidos devido à greve dos trabalhadores da CP, afetando sobretudo os comboios urbanos de Lisboa.
Comboios

Greve deve causar perturbações a partir das 12h00

A greve nos comboios começa esta terça-feira a partir das 12h00 e prolonga-se por 24 horas. CP prevê "sérios impactos" na mobilidade dos cidadãos. Sindicato prevê adesão total dos trabalhadores.
Comboios

Intervenções em 250 passagens de nível

Segundo o Plano de Investimentos para Passagens de Nível 2018-2022, está prevista a supressão de 104 passagens, com um custo estimado de 75,8 milhões de euros.
Itália

A selfie que está a chocar a Itália

218
A imagem de um homem a tirar uma selfie numa estação de comboios enquanto uma mulher é assistida pelos serviços de emergência está a chocar Itália.
Transporte Ferroviário

Greve. Comboios ainda com perturbações de manhã

A circulação ferroviária, que esteve afetada na segunda-feira devido à greve dos trabalhadores do setor, estava às 7h30 desta terça-feira a fazer-se ainda com perturbações.
Transporte Ferroviário

Sindicato estima adesão de 85% à greve ferroviária

O Sindicato Ferroviário da Revisão e Comercial Itinerante estima uma adesão de 85% à greve e denuncia situações ilegais, como maquinistas a substituir revisores.
Transporte Ferroviário

Greve nos comboios deixa estações vazias

Alguns passageiros desconheciam a existência da greve e foram apanhados desprevenidos, outros, apesar de saberem, arriscaram na esperança de "conseguirem um comboio".
Transporte Ferroviário

Greve pára 90% dos comboios

A greve dos trabalhadores ferroviários obrigou esta segunda-feira a uma paralisação de 90% dos comboios de mercadorias e de passageiros em todo o país, de acordo com o sindicato.
Transporte Ferroviário

Trabalhadores ferroviários em greve

Os trabalhadores da CP, Medway e Takargo estão hoje em greve contra a possibilidade de circulação de comboios com um único agente, o que deverá levar à supressão de comboios.
Greve

140 ligações de comboio suprimidas devido a greve

Por volta das 22h de domingo, cerca de 140 ligações de comboio estava suprimidas por causa da greve dos trabalhadores ferroviários da CP, Medway e Takargo, agendada para segunda-feira.
Comboios

Governo: greve dos ferroviários "sem justificação"

Governo diz que greve na CP "não tem justificação material" e explica que os sindicatos marcaram a paralisação contra um regulamento que existe desde 1999, que nunca foi alterado e nem vai ser.
Comboios

Greve nos comboios já está a provocar perturbações

A greve dos trabalhadores ferroviários da CP, Medway e Takargo, agendada para segunda-feira já está a fazer efeitos na circulação este domingo.
Moçambique

Comboios voltam a levar carvão à África do Sul

Há 20 anos que os Caminhos de Ferro de Moçambique não transportavam carvão para a África do Sul. Durante este tempo as operações estiveram a cargo da operadora sul-africana Transnet Freight.
Comboios

Atropelamento mortal condiciona Linha do Norte

Uma pessoa morreu, vítima de atropelamento, na estação de comboios de Pombal. Circulação faz-se neste momento de forma alternada entre as duas vias.
CP

Prejuízo da CP baixou para 112 milhões em 2017

A CP fechou o ano de 2017 com 122 milhões de passageiros transportados, mais 7,2 milhões do que no ano anterior. Os prejuízos da empresa baixaram para 112 milhões de euros.
Transporte Ferroviário

Circulação na Beira Alta restabelecida às 9h25

Descarrilamento do vagão de um comboio na tarde de quinta-feira, em Mangualde, levou à suspensão da circulação na Linha da Beira Alta. Circulação foi retomada esta manhã, pelas 9h25.
Acidente Ferroviário

Comboio descarrilou na Linha da Beira Alta

Um vagão de um comboio de mercadorias descarrilou esta quinta-feira à tarde junto à estação de Contenças, concelho de Mangualde, obrigando à suspensão da circulação da Linha da Beira Alta
Comissão Europeia

Comissão desmente TGV entre Portugal e Espanha

179
A Comissão Europeia desmente que esteja prestes a ser concretizada uma ligação de alta-velocidade entre Portugal e Espanha. O projeto segue na linha do que já estava aprovado: uma linha convencional.
Comboios

Governo nega linha de TGV entre Évora e Mérida

Governo nega notícia vinda de Bruxelas de uma nova linha de alta velocidade entre Évora e Mérida. Ministro do Planeamento diz que se trata da linha ferroviária convencional de mercadorias já prevista.
Comboios

Acidentes em passagens de nível fizeram 6 mortos

O número de vítimas mortais nos acidentes em passagens de nível caíram 77% entre 1999 e 2017. No último ano, houve 17 acidentes nesses espaços, que causaram seis mortos.
Greve

Greve da EMEF. Governo confiante em "entendimento"

Ministro do Ambiente admite que a empresa que faz a manutenção das carruagens da Metro do Porto "provoca prejuízos muito grandes", mas mostrou-se confiante num "entendimento"
Greve

Comboios. Greve parcial e total a 10 e 11 de maio

118
Trabalhadores da Infraestruturas de Portugal fazem greve parcial e total nos dias 10 e 11 de maio, respetivamente. Desde a véspera da Páscoa negociações não foram retomadas.
Transporte Ferroviário

Tribunal de Contas aceita contratos da CP e EMEF

O Tribunal de Contas voltou atrás e atribuiu visto a sete contratos da CP com a Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário, no valor total de cerca de 4,5 milhões de euros, segundo o acórdão.
Greve

Metro do Porto parado devido à greve na EMEF

Por falta de manutenção, "dos 72 veículos existentes [no metro do Porto] estão a andar menos de 40". as perturbações na circulação são ainda resultado da greve de três horas por turno.
Greve

Greve dos maquinistas avança sem serviços mínimos

Os maquinistas do setor ferroviário vão fazer greve entre as 12h00 de dia 16 e a mesma hora de dia 17 em defesa de direitos sociais e laborais. Serão assegurados comboios de socorro no dia da greve.
EMEF

Trabalhadores da EMEF fazem greve parcial 

Os trabalhadores da EMEF vão fazer greve parcial nos dias 26 e 27, que decorrerá nas três últimas horas de cada turno de trabalho. Na próxima semana há plenário para discutir um dia de greve.
EMEF

EMEF. Trabalhadores pedem aumentos e condições

Os trabalhadores da EMEF reivindicam, esta segunda-feira, aumentos salariais e melhores condições de trabalho, mas também o recrutamento de funcionários para as oficinas.
Infraestruturas

IP quer ligar rede ferroviário e aeroportos

185
A Infraestruturas de Portugal vai estudar a possibilidade de ligação dos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro à rede ferroviária nacional, no âmbito do próximo quadro comunitário.
Infraestruturas

Linha do Algarve. Eletrificação concluída até 2020

A Infraestruturas de Portugal disse que se não for pedido nenhum estudo de impacte ambiental as empreitadas serão lançadas ainda este ano. Conclusão da eletrificação da Linha está prevista para 2020.
Greve

Fertagus. Circulação normalizada desde as 9h00

Até às 9h00 desta segunda-feira, os comboios da Fertagus realizaram apenas 15 das 34 circulações previstas devido à greve. A circulação já está normalizada desde essa hora. A empresa fará novo balanço
CP

CP diz que cumpriu 63% da circulação 

Segundo a CP, a circulação de comboios foi assegurada em 63% até às 12h00 desta segunda-feira. As ligações com maior impacto devido à greve são as de longo curso e as regionais.
Greve

IP. Sistema "antigreve" não impede adesão de 80%

A Fectrans estima uma adesão à greve na casa dos 80%, apesar de haver vários comboios a circular devido às medidas "antigreve". Até às 8h00 a CP cumpriu mais de metade das circulações previstas.
Comboios

Fertagus. 19 dos 34 comboios suprimidos

Devido à greve dos trabalhadores da Infraestruturas de Portugal, 19 dos 34 comboios da Fertagus foram suprimidos até às 9h00. Realizaram-se menos de metade das circulações previstas.
CP

CP. Mais de metade dos comboios estão a circular

Dos 266 comboios previstos no total foram realizados 166, informa a CP. Porto e Lisboa foi onde foi onde o transporte se fez com melhor desempenho. Em Coimbra os comboios urbanos não estão a operar.
Greve

Comboios sem serviços mínimos devido à greve

Os comboios de passageiros estão sem serviços mínimos devido à greve dos trabalhadores da Infraestruturas de Portugal, excepto aqueles que se encontrem em marcha à hora de início da greve.
Comboios

Comboios. Trabalhadores dos bares suspendem greve

Os trabalhadores dos bares dos comboios Alfa Pendular e Intercidades suspenderam a greve marcada para esta segunda-feira, devido à paralisação nos comboios marcada este mesmo dia.
Greve

Segunda-feira haverá menos comboios devido à greve

115
O tribunal arbitral decidiu que a greve de 24 horas dos trabalhadores da Infraestruturas de Portugal não terá serviços mínimos para os comboios de passageiros
Transporte Ferroviário

Celebrado acordo para regresso do comboio ao Tua

592
Foi celebrado o acordo que permite o regresso do comboio à linha do Tua, em Trás-os-Montes. O Governo vai financiar a manutenção da linha e a Infraestruturas de Portugal continua a ser proprietária.
Transporte Ferroviário

IP. Sindicatos querem negociar aumentos salariais

Os sindicatos dos trabalhadores da Infraestruturas de Portugal querem negociar os aumentos salariais para "ver se não chegamos à necessidade de fazer esta greve", que está marcada para segunda-feira.
Comboios

Comboios sem serviços mínimos devido a greve

223
Por haver transportes alternativos, os serviços mínimos nos comboios de passageiros não vão ser assegurados na segunda-feira devido à greve. Trabalhadores reivindicam aumento de salários.
Greve

Comboios. Trabalhadores dos bares em greve 

Esta quinta e segunda-feira, os trabalhadores dos bares dos comboios entram em greve. Entre as reivindicações estão "aumentos salariais justos e dignos" e o fim da "retirada de dias de férias".
CP

CP. Trabalhadores da EMEF protestam

Os trabalhadores da Empresa de Manutenção do Equipamento Ferroviário querem ser tratados de maneira semelhante aos da CP, detentora da empresa. Protestam por aumento dos salários esta quarta-feira.
Comboios

Comboios. Trabalhadores dos bares em greve

Quinta e segunda-feira os bares dos comboios vão ficar sem trabalhadores. O dirigente sindical antecipa uma adesão de "100% ou praticamente de 100%". Em causa estão, entre outros, aumentos salariais.
Transporte Ferroviário

Circulação restabelecida na linha do Douro

A circulação de comboios entre Régua-Pinhão já foi restabelecida, mas com um limite de velocidade de 10 km/h na zona da estação do Ferrão, concelho de Sabrosa, onde ocorreu um deslizamento de terras.
Comboios

Descarrilamento pára circulação na linha do Douro

A circulação na linha do Douro está interrompida na sequência de um descarrilamento no concelho de Sabrosa. A bordo seguiam 30 passageiros, mas ninguém ficou ferido.
TGV

Uma tragédia a alta velocidade

387
Para quê ceder às pressões espanholas e entrar num negócio que a priori não é lucrativo e que conduzirá Portugal a maior dependência de uma Espanha centralizadora, como se está a ver no caso catalão?
Infraestruturas

I.P. garante que rede ferroviária é segura

Apesar de um relatório divulgado esta terça-feira caracterizar o serviço como tendo "um desempenho medíocre ou mau" em mais de metade das vias férreas, a IP afirma o contrário
Comboios

60% das linhas de comboio está em mau estado

150
A maior parte das linhas férreas portuguesas tem um desempenho "medíocre" ou "mau". Avaliação é feita pela InfraEstruturas de Portugal através de um relatório a que o jornal Público teve acesso.
Transporte Ferroviário

Greve nos comboios afetou 1.027 ligações

Até às 22h00 de segunda-feira, num dia normal, teriam circulado 1.355 comboios. Devido à greve dos trabalhadores, as ligações ferroviárias foram afetadas. Circularam apenas 328 comboios.
Comboios

Comboios a 25% devido a greve da IP

A greve dos trabalhadores da Infraestruturas de Portugal, que se realizou esta segunda-feira, teve um impacto mais visível na circulação de comboios concentrados nas horas de ponta.
Greve

430 comboios suprimidos devido à greve

Num dia normal teriam circulado, até entre as 00h00 e as 12h00, 584 comboios, mas devido à greve da realizaram-se apenas 154. Cerca das 11h00 a adesão à greve era de cerca de 90%.
Comboios

Mais de 100 comboios suprimidos devido à greve

Num dia normal teriam circulado em todo o país 266 comboios, mas devido à greve da CP circularam apenas 110. A Fertagus está a assegurar 25% das ligações, mas a circulação estava muito afetada.
Greve

Greve da IP com adesão acima dos 90%

A adesão à greve dos trabalhadores da Infraestruturas de Portugal para reclamar aumentos salariais é superior a 90%. CP suprimiu 326 comboios entre a meia noite e as 10h00.
Greve

Fertagus teve 16 comboios até às 9h39

Apenas 16 comboios da Fertagus circularam entre as 00:00 e as 09:39 de hoje devido à greve dos trabalhadores da Infraestruturas de Portugal. Próximo só vai realizar-se às 14h58.
Greve

Greve deve causar perturbações nos comboios

A greve dos trabalhadores da Infraestruturas de Portugal deve provocar perturbações nos comboios. Os sindicatos reivindicam um aumento imediato no salário na ordem dos 4%.
Greve

Trabalhadores da EMEF iniciam semana de luta

Aumentos salariais e a resolução das situações de precariedade são algumas reivindicações dos trabalhadores da EMEF, que esta segunda-feira iniciam uma grave em vários pontos do país.
Comboios

Greve: Fertagus garante serviços mínimos

112
A Fertagus vai garantir, na segunda-feira, a oferta de 25% dos habituais comboios da ligação ferroviária, na ponte 25 de Abril, percentagem definida para serviços mínimos em dia de greve.
Comboios

Serviços mínimos para greve dos comboios

O Tribunal Arbitral definiu serviços mínimos durante a greve marcada para segunda-feira para garantir 25% da circulação em Lisboa e no Porto, e nos comboios alfa, intercidades e internacionais.
Transporte Ferroviário

Intervenção na Linha da Beira Alta só após obras

A grande intervenção prevista para a Linha da Beira Alta só vai acontecer depois das obras na Linha da Beira Baixa. O ministro das Infraestruturas estabeleceu o ano de 2019 como a data limite.
Comboios

Deslizamento de terras faz descarrilar comboio

856
Um comboio que fazia a ligação de Guarda para Lisboa com 74 pessoas a bordo descarrilou em Mortágua, não havendo para já feridos a registar. Acidente terá sido provocado por deslizamento de terras.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)