A Marinha do Senegal apreendeu este domingo 690 quilogramas de cocaína, que se encontravam numa embarcação ultra-rápida e tinham como destino a Europa, e deteve cinco pessoas que estavam a bordo, indicou o Exército senegalês.
As cincos pessoas a bordo são de nacionalidade espanhola, adiantou o Exército do Senegal, citado pela AFP.
A apreensão e deteção dos suspeitos de tráfico de droga ocorreu após um barco patrulha de alto mar ter intercetado a embarcação ultra-rápida a 220 quilómetros da costa senegalesa.
O barco patrulha teve de emitir avisos verbais e tiros de advertência para parar a embarcação, que libertou a sua carga antes da intervenção policial, de acordo com o Exército do Senegal.
Nos dias 28 de novembro e 16 de dezembro, o Exército senegalês anunciou apreensões no mar de quase três toneladas de cocaína cada.
Mais de 800 quilogramas de cocaína foram também apreendidos em janeiro num navio ao largo da costa de Dacar pela Marinha senegalesa.
De acordo com a AFP, a África Ocidental e Central há muito que é considerada uma zona de trânsito de drogas produzidas na América Latina com destino à Europa, mas tornou-se também uma região de elevado consumo, segundo o gabinete das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (UNODC).