O ano de 2024 adivinha-se agitado para a realeza e ao final da primeira semana já arrancou o primeiro casamento real do ano. Tem lugar no Brunei e como protagonistas o príncipe Abdul Mateen do Brunei e a sua noiva, Anisha Isa Kalebic. A Rainha Margarida da Dinamarca anunciou que ia abdicar do trono para o filho no último dia de 2023, mas só a 14 de janeiro é que Frederik X vai ascender ao trono. Antes disso já decorre no Brunei uma celebração de casamento que começou no dia sete e só acaba no dia 16 de janeiro.
Depois do comunicado real que anunciou o futuro casamento, continua a saber-se muito pouco sobre as celebrações e os próprios noivos. O noivo nasceu a 10 de agosto de 1991, tem 32 anos, é o 10º dos 12 filhos do sultão Haji Hassanal Bolkiah (atualmente só 11, porque o príncipe Haji Abdul Azim morreu em 2020) e é o quarto rapaz. É filho de Hajah Mariam, a segunda de três mulheres do sultão.
Tanto Abdul como o pai serão dois dos homens mais ricos da Ásia. Uma importante parte da formação do príncipe foi completada no Reino Unido. Estudou política internacional no Kings College, em Londres, e treinou na Defence Helicopter Flying School (DHFS), que tem a sua base na Royal Air Force (RAF), em Shawbury. Atualmente, é piloto de helicóptero na Royal Brunei Air Force. O príncipe é um jogador de polo com provas dadas que já integrou a seleção do seu país, nomeadamente nos Southeast Asian Games, em 2017 e 2019.
Abdul Mateen tem uma conta de Instagram ativa que conta com dois milhões e meio de seguidores, mas só há poucos dias partilhou uma fotografia da sua noiva. A publicação foi feita no último dia do ano 2023 e mostra o casal lado a lado, com a mensagem: “Desejo a todos o melhor para 2024”.
A noiva é Anisha Isa Kalebic, que é neta de Pehin Dato Isa, um dos conselheiros especiais do sultão. Segundo conta a Hello, a futura princesa gere a marca de moda Silk Collective e é co-proprietária com uma amiga de uma empresa de turismo que se chama Authentirary. Pouco ou nada se sabe sobre a relação dos noivos que, escreve a People, namoram há alguns anos.
O primeiro dos momentos chave destes dez dias de comemoração do casamento teve lugar no passado domingo, a 7 de janeiro, com uma cerimónia de pedido de casamento para receber o Royal Command (a Ordem Real). Depois um espetáculo com performances de músicos da corte marcam o arranque formal das celebrações do casamento, conta a revista Hello. No dia 11 de janeiro os noivos vão trocar votos na grande mesquita Sultan Omar Ali Saifuddien.
No dia 14 de janeiro acontece a festa do casamento, seguida de uma parada pela cidade de Bandar Seri Begawan, a capital do Brunei, e com um grande banquete a fechar o dia, para o qual se espera que haja uma lista de convidados de luxo, com figuras internacionais. Entre estas personalidades, a imprensa especula que possam estar os príncipes de Gales, William e Kate, uma vez que estiveram representantes do Brunei no seu casamento, em abril de 2011. O sultão e o noivo também marcaram presença no funeral da Rainha Isabel II, em setembro de 2022, e na coroação dos reis Carlos III e Camila, em maio de 2023. No entanto, segundo a Hello, a família real britânica poderá fazer-se representar por outro membro. Os príncipes Hussein e Rajwa da Jordânia, que casaram em junho de 2023, também são convidados esperados nesta festa.
O casamento do príncipe Abdul Mateen com Anisha Isa Kalebic foi anunciado em outubro de 2023 através de um comunicado. “Segundo ordem de Sua Majestade o Sultão Haji Hassanal Bolkiah Mu’izzaddin Waddaulah do Brunei Darussalam, o palácio anunciou o futuro casamento de Sua Alteza Real o príncipe Abdul Mateen e Anisha Isa Kalebic, que será de 7 a 16 de janeiro de 2024”, segundo cita a Town & Country.
O mês de janeiro parece ser uma tradição da família real do Brunei para casamentos reais. Há precisamente um ano, casou-se a princesa Azemah e nesta cerimónia o príncipe Abdul Mateen e Anisha já forma fotografados com os noivos. Um ano antes tinha sido a vez da princesa Fadzilah se casar.