Cerca de 1.600 enfermeiros saíram de Portugal no ano passado, mais 527 do que em 2022, sendo a Suíça o principal país de destino, segundo dados da Ordem dos Enfermeiros, que alertam para a “fuga” destes profissionais.

A Ordem dos Enfermeiros (OE) recebeu em 2023 um total de 1.689 pedidos de declaração para efeitos de emigração, número que diz representar cerca de 60% dos 2.916 enfermeiros inscritos este ano.

Mais de 3.300 enfermeiros saíram de Portugal desde 2020

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A fuga de enfermeiros para o estrangeiro continua, com os números a aumentarem relativamente ao ano passado”, destaca a Ordem, em comunicado divulgado esta segunda-feira.

À semelhança do ano passado, a Suíça continua a ser o país que recebe mais enfermeiros portugueses, seguido de Espanha, Bélgica, França e Reino Unido.

Fora da Europa, a Ordem destaca estarem a tornar-se mais atrativos para os profissionais portugueses países como a Arábia Saudita ou os Emirados Árabes Unidos, empregando cada vez mais enfermeiros portugueses.

“Os dados demonstram a continuação da tendência da emigração dos enfermeiros, apesar da carência crónica destes profissionais em Portugal”, destaca, defendendo que este aumento da emigração demonstra que Portugal “continua sem conseguir fixar” enfermeiros que emigram em busca de melhores carreiras e condições de trabalho.

A Ordem dos Enfermeiros conclui o documento apelando a que os programas eleitorais dos partidos incluam medidas que valorizem os enfermeiros e “travem” a emigração.