Tudo começou em Itália, com uma notícia em exclusivo do Corriero dello Sera que dava conta de negociações muito avançadas entre a Ferrari e Lewis Hamilton para um contrato a partir de 2025. Passou depois para a Espanha, com vários órgãos a darem conta da informação à luz do futuro de Carlos Sainz Jr., que assim não iria renovar contrato com a atual equipa mas tinha portas abertas entre Audi, Sauber e a própria Mercedes. Andou de seguida para Inglaterra, com alguns meios a darem conta dessas dúvidas que a Mercedes tinha em relação à continuidade do piloto britânico para lá de 2024 apesar de sobrar mais um ano de contrato (com a cláusula que permitiria uma saída caso fosse acionada até agosto). O círculo fechou-se quando a Sky Sports adiantou que os próprios trabalhadores do conjunto inglês tinham sido informados da baixa para 2025.

“A contratação da década na Fórmula 1”: Lewis Hamilton pode estar a caminho da Ferrari em 2025 (com Sainz a perder lugar)

Faltava só a confirmação daquilo que para muitos era “a contratação da década na Fórmula 1” e a mesma veio ainda esta quinta-feira, com a Mercedes a confirmar oficialmente a saída de Lewis Hamilton depois da época que terá início a 2 de março no Bahrain para se juntar a partir de 2025 à equipa do Cavallino Rampante, que junta a Charles Leclerc o outro heptacampeão da modalidade além de Michael Schumacher: Hamilton.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Estarei para sempre grato pelo incrível apoio da família Mercedes, em especial Toto Wolff [diretor executivo] pela sua amizade e liderança, e quero acabar em grande. Juntos. Estou 100% empenhado na melhor performance possível esta época e em fazer deste último ano memorável. Foi aqui que cresci e tomar a decisão de partir foi das decisões mais difíceis que já tomei. Mas está na hora de dar este passo e estou entusiasmado com o novo desafio”, comentou em comunicado o piloto. “Foi a parceria mais bem sucedida de sempre neste desporto. O Lewis é uma parte importante na história da Mercedes. Sabíamos que esta parceria acabaria de forma natural, algures no tempo, e esse dia chegou. Aceitamos a decisão do Lewis em procurar um novo desafio e as nossas oportunidades para o futuro são entusiasmantes”, referiu Toto Wolff.

Ato contínuo, também a Ferrari confirmou pouco depois a contratação de Lewis Hamilton a partir do ano de 2025 “num contrato plurianual”. Em paralelo, Carlos Sainz Jr. confirmou também a saída da formação italiana, ficando por desvendar a próxima equipa do espanhol. “Na sequência das notícias de hoje, eu e a Ferrari terminamos a ligação no fim de 2024. Ainda temos uma longa época pela frente e, como sempre, vou dar o meu máximo pela equipa e pelos tifosi à volta do mundo. Notícias sobre o meu futuro vão ser anunciadas em tempo oportuno”, escreveu o filho do vencedor do último Dakar, Carlos Sainz.