O ator José Pinto, de 95 anos, morreu esta sexta-feira. O anúncio foi feito na sua página de Facebook, onde se indica que o ator morreu “calmamente” em casa durante a noite de quinta-feira
Engenheiro eletrotécnico de profissão, empregado pela Anglo-Portuguese Telephone Company, começou no teatro amador no Teatro Experimental do Porto, em 1962.
Continuou a trabalhar e a subir aos palcos até 1989, ano a partir do qual se passou a dedicar progressivamente mais à representação. Além do teatro, onde atuava principalmente com a Seiva Trupe, participou em quase 30 projetos que chegaram ao grande ecrã, incluindo vários filmes de Manoel de Oliveira, como “Vale Abraão” e “Viagem ao Princípio do Mundo”.
O ator participou ainda em várias séries e novelas televisivas, incluindo “Conta-me Como Foi” e “Perfeito Coração”.
Em 2016, José Pinto recebeu o Prémio Sophia, na categoria de Melhor Ator Secundário, pela representação de Salazar na minissérie “Capitão Falcão”.
O comunicado divulgado indica que o corpo do ator vai estar em câmara ardente na Igreja do Candal, em Vila Nova de Gaia, a partir das 14h00 desta sexta-feira, e que o funeral se irá realizar às 10h00 de sábado, dia 17 de fevereiro.