885kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

portugal 900 anos

portugal 900 anos

“Pátria” de Junqueiro: confissão e contrição

A ideia fundamental do poema, que o domina todo, do primeiro ao último verso, está ilesa: é o ressurgimento orgânico da Nação no espírito de Nun’Álvares e de Camões.
portugal 900 anos

Portugal, a manutenção de uma utopia

Num mundo de que a esperança parece banida, seria bom que Portugal voltasse a colocar, sem trégua, os seus dilemas radicais, abrindo-se de novo a uma história do futuro a que pertence desde sempre.
portugal 900 anos

A vinha e o vinho como cultura global

A Vinha e o Vinho trouxeram “Novos Mundos ao Mundo”. Devemos pois ver a crise actual como oportunidade de repensar este fantástico sector, permitindo que a sua preponderância continue a ganhar fulgor.
portugal 900 anos

Filinto Elísio: pátria, saudade e língua

Empurrado para fora da pátria, escrever na língua materna foi a ferramenta que Filinto Elísio encontrou para materializar o país que o viu nascer. Defender a língua materna era defender a pátria.
portugal 900 anos

9 séculos depois… Portugal num capriccio

É esta vertigem de “imagens que passam pela retina” nas galerias da História que constitui a imensa e apertada malha de “razão e mistério” de Portugal.
portugal 900 anos

Portugal: um povo de povos

Um hibridismo cultural permanente está na base do fundamento de uma cultura portuguesa assente na heterogeneidade e inclusão.
portugal 900 anos

D. Pedro I do Brasil, IV de Portugal

Foi imperador do Brasil como D. Pedro I e rei de Portugal como D. Pedro IV. Viveu quase 36 anos dividido entre dois lados do Atlânticos. Os dois países têm-no como herói, mas a verdade é bem outra.
portugal 900 anos

D. Dinis e a fundação da Universidade (1288-1290)

A Universidade foi, sem dúvida, uma das mais importantes criações da Idade Média latina e uma das raras instituições que perduraram na sua função até aos dias de hoje.
portugal 900 anos

Nun’Álvares Pereira: de guerreiro a santo

Como se compreende que aquele que foi elevado ao estatuto de Condestável do Reino tenha sido elevado aos altares pela Igreja Católica como modelo de santidade?
portugal 900 anos

Lusitanos há 900 anos

A recompilação da Chronica Gothorum levaria a associação ao clímax ao referir o rei fundador como “viriatos christianus” e “primus Hercules lusitanus”
portugal 900 anos

Iberofonia? Não, obrigado

Ninguém fala ibérico. O ibérico não existe, é uma invenção. Sim, há as línguas latinas. Mas houve o latim, de que derivaram. Do “ibérico” não nasceu ninguém. Nem ele sequer. Não existe. Nunca existiu.
portugal 900 anos

Cantigas de Amigo — Mais Cautas do que Castas

A mulher mais ou menos experiente, mais ou menos cauta, mais ou menos expansiva dá voz e protagoniza uma poética de densidade psicológica versátil e multímoda que tipifica a mulher portuguesa.
portugal 900 anos

A marca judaica na construção de Portugal

Afonso Henriques criou o título de “arrabi-mor do reino”, a primeira estrutura administrativa independente para os judeus, tendo Yahia Aben-Yahia ocupado o cargo.
portugal 900 anos

Portugal, Inglaterra: um casamento de conveniência

A aliança luso-britânica tem funcionado como casamento de conveniência e não como uma união romântica para toda a vida, ou como uma união de parceiros idênticos
portugal 900 anos

Presentes diplomáticos e identidade portuguesa

A afirmação e o desenvolvimento das relações diplomáticas em Portugal, no período a seguir à Restauração, teve antecedentes medievais e desenvolveu-se de acordo com a prática europeia da época.
portugal 900 anos

Os fatores geopolíticos na formação de Portugal

A vantagem geopolítica de Portugal é exatamente ter feito este cruzamento entre Atlântico e Mediterrâneo, entre duas civilizações distintas como dizia Orlando Ribeiro, tendo como fator de coesão o mar
portugal 900 anos

Portugal: compreender onde estamos

A consciência coletiva da nacionalidade corresponde a um processo longo e progressivo. Há uma cadeia de factos históricos cuja articulação conduz à maturidade do fenómeno nacional.
E o Resto é História

5 momentos fundamentais da História de Portugal

Para a edição do quinto aniversário de “E o Resto É História” preparámos um programa especial, com os cinco momentos mais marcantes da História de Portugal. Uma escolha cheia de surpresas.
portugal 900 anos

Dom João Peculiar e a independência de Portugal

Prelado bracarense, homem culto, bom conhecedor de Santo Agostinho e fundador de Sta. Cruz de Coimbra, D. João Peculiar era conhecido em Roma e amigo do legado Pontifício à Conferência de Zamora.
portugal 900 anos

São Teotónio, o primeiro santo português

São Teotónio, amigo de D. Afonso Henriques e fundador do Mosteiro de Santa Cruz em Coimbra, representa a convergência entre santidade e política no projeto de fundação de um Portugal independente.
portugal 900 anos

O povo sai à rua por Portugal há 600 anos

Quando o desporto-rei entra em competição, o povo sai à rua, sem ter de lutar como em 1383, em 1640 ou em 1808, mas proclamando o mesmo vínculo entranhado e inexplicável de ser português.
portugal 900 anos

Portugal 900 anos

José Ribeiro e Castro, João Paulo Oliveira e Costa e José Eduardo Franco começam a partir desta quinta-feira a escrever crónicas regulares sobre a fundação e a história de Portugal.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.