790kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Presidente Marcelo

Presidente Marcelo

Desculpem incomodar, mas posso defender Marcelo?

As expressões "urbano" e "rural" fazem parte da história do PSD e era isso que o Presidente estava a contar aos jornalistas estrangeiros. É absurdo transformar uma explicação num insulto.
Presidente Marcelo

Escravatura, perdões e reparações

A escravatura e o seu comércio acabaram, não porque o Ocidente tenha sido vencido por um novo Império, mas por vontade própria da nossa sociedade civil, que fez valer os direitos da vida humana.
Noticiário

15h. Capucho. "Declarações de PR deploráveis"

António Capucho considera deploráveis declarações de Marcelo sobre Costa, Montenegro e reparação colonial. Sindicatos dos Enfermeiros otimistas depois de reunião com ministra da Saúde.
Noticiário

10h. Marcelo foi "longe demais", dizem PS e IL

Neste jornal, o debate entre Carlos Pereira e Mário Amorim Lopes sobre a reparação colonial. Ainda nesta edição, a reunião entre sindicatos médicos e ministra da Saúde e o conflito em Israel.
Noticiário

7h. MNE brasileiro defende "política de reparação"

Neste jornal, continuamos a dar destaque às declarações do Presidente da República sobre "pagar os custos" pelo que fez na época colonial. Ainda o 25 de Abril e o conflito em Gaza.
Atualidade

A aula de história de Marcelo no Parlamento

"Ninguém quer trocar uma democracia menos perfeita por uma ditadura. Queremos melhor e muito melhor democracia”, defendeu o Presidente da República na sessão solene na Assembleia da República.
Presidente Marcelo

Marcelo: o "não" a Centeno e a conversa com a PGR

Em novos registos áudio do jantar com jornalistas estrangeiros, Marcelo diz que um Governo de transição não era possível porque estava aberta a luta pela liderança do PS. E conta conversa com PGR.
Noticiário

9h. 25 de abril. Parada com mais de 1000 militares

Cerimónia militar arranca pelas 9h40 na Praça do Comércio com a presença do Presidente da República. Também neste jornal, Jerónimo de Sousa mostra-se preocupado com a situação atual dos jovens
Noticiário

8h. Israel matou "dois terroristas" em Gaza

São informações divulgadas pelas tropas israelitas. Entretanto, há relatos de um ataque de Israel no Líbano. Ainda neste jornal, as comemorações do 25 de Abril e a saída de Fernando Araújo da DE-SNS.
Noticiário

7h. Governo acha sugestão de Marcelo "tóxica"

O Presidente da República sugeriu "pagar custos" de crimes coloniais. Governo foi apanhado de surpresa, diz o Expresso. Ainda neste jornal, o programa das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
Marcelo Rebelo de Sousa

Os 50 anos do 25/4 mereciam outro Presidente

O 25 de Abril conseguiu algo único: a Democracia, o Estado de Direito e o progresso económico e social da população. Não são conquistas de 1974 mas só são possíveis com o 25 de Abril.
PGR

Marcelo, a PGR e o que achou "maquiavélico"

Marcelo Rebelo de Sousa recordou a Operação Influencer, os inquéritos que foram abertos e a data de abertura de um deles — exatamente a mesma em que António Costa se demitiu.
Noticiário

22h. Se pudesse, Ventura votava para destituir PR

É a reação do líder do Chega às declarações de Marcelo Rebelo de Sousa que fez um mea culpa português relativamente a questões de colonialismo. Para André Ventura "é uma traição à pátria".
Noticiário

13h. Gémeas. MRS cortou relações com o filho

Presidente da República diz que o comportamento de Nuno Rebelo de Sousa no caso foi "imperdoável". Ainda neste jornal, a redução do IRS vai descer à especialidade sem votação.
Noticiário

23h. SNS. “Fernando Araújo demite-se em má altura"

O presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares lamenta a demissão da direção-executiva do SNS. Xavier Barreto defende que a saúde precisa de estabilidade.
Noticiário

22h. PR condecora militares, Alberto Martins e RR

Numa cerimónia no Palácio de Belém, Marcelo Rebelo de Sousa condecorou três militares, a Rádio Renascença, a Universidade do Minho e Alberto Martins, o rosto da revolta académica de 1969.
Política

Marcelo: "Disse o que os portugueses sentiram"

Marcelo defendeu que fez um comentário genérico ao afirmar que começa a ser mais provável haver um português no Conselho Europeu. Deu razão a Costa, que disse que a dissolução era um sonho da direita.
Semáforo Político

O limite de Marcelo devia ser o silêncio

Se até à mesa do café um ministro é um ministro, o que dizer de um Presidente? Marcelo insiste em interferir na separação de poderes, no caso Influencer. Ainda o IRS "poucochinho".
Semáforo Político

Marcelo violou um princípio sagrado?

De uma só vez, Marcelo comentou um processo judicial em curso e relançou a candidatura de António Costa ao Conselho Europeu. Se nem o PR defende a separação de poderes, a quem o podemos exigir?
25 de Abril

PR: "Democracia faz-se ou desfaz-se todos os dias"

Ao longo do seu discurso, Marcelo falou da democracia como uma reafirmação diária. "Cada vez que os jovens que se formam têm de partir, porque não têm como ficar, desfaz-se a democracia", disse.
Noticiário

21h. Presidente condecorou Manuel Alegre

Presidente da República condecorou Manuel Alegre com a grã cruz da Ordem de Camões. Ainda, Luís Montenegro não respondeu à polémica sobre a descida do IRS...
A História do Dia

Como ficam o caso Influencer e António Costa?

A investigação que levou à queda do Governo está parada? António Costa estará a pensar na Europa, mas perante a dúvida será difícil seguir para Bruxelas. Luís Rosa, jornalista, é o nosso convidado.
Presidente Marcelo

Marcelo em homenagem à Crise Académica

Presidente da República vai inaugurar o mural de homenagem a Alberto Martins e à Crise Académica de 1969, que está a ser pintado em Coimbra. Evento acontece quarta-feira.
Noticiário

21h. PR diz que fim da ditadura deve-se ao MFA

Numa exposição sobre o 25 de Abril, o Presidente da República afirmou que a ditadura não teria acabado sem o Movimento das Forças Armadas. Marcelo acrescenta que esta conquista faz-se todos os dias.
A História do Dia

O Governo passou. O que vai fazer a oposição?

O Programa de Governo não será chumbado. O Governo entra em pleno em funções. A AD canta vitória, mas PS e Chega avisam que o jogo não acabou. Mariana Lima Cunha, jornalista, é a nossa convidada.
Noticiário

20h. PR nega condecorações secretas

Marcelo rejeita que tenha condecorado de forma secreta o marechal António de Spínola. Ainda, Bloco de Esquerda vai avançar com uma moção de rejeição ao programa de governo.
Novo Governo

Marcelo e os duodécimos: "Isso é futurologia"

Presidente não quis comentar possibilidade de executivo tenha de governar em regime de duodécimos. "Já estamos a falar do que acontece daqui a oito ou nove meses", considerou.
25 de Abril

Revolução "deixou muito por fazer", diz Marcelo

Marcelo Rebelo de Sousa disse, na Escola Rodrigues de Freitas, que se vive "uma corrida contra o tempo" dada "a sensação de que o que se faz não é suficiente comparado com aquilo que se devia fazer".
A História do Dia

É possível manter um Governo sem orçamento?

Poderá o executivo de Montenegro sobreviver a um chumbo da proposta de Orçamento do Estado? Há quem defenda que sim e este é já um plano em cima da mesa.
Noticiário

18h. Gaza. OMS diz que morte de crianças é mancha

Diretor Geral da OMS diz que morte e ferimento de crianças em Gaza é mancha para a humanidade. PR quer estatuto condigno para militares.
Forças Armadas

Marcelo pede estatuto condigno para militares

O Presidente da República pediu um estatuto condigno para os militares, sem os quais "não há Forças Armadas fortes", considerando não se poder desbaratar o momento irrepetível na história de Portugal.
Noticiário

7h. Portugueses querem Presidente interventivo

Os portugueses querem um Presidente da República mais interventivo segundo sondagem da Aximage. Ainda, Conselho de Ministros informal reúne-se esta manhã em Óbidos.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Vamos ter consequências do caso das gémeas?

O relatório da IGAS é claro sobre as ilegalidades que foram cometidas no processo. Em causa, o processo burocrático e administrativo que mereceu uma "valente cunha" pedida pelo filho do PR.
A História do Dia

Que Governo vamos ter?

A equipa está fechada. 17 ministros e 41 secretários de Estado. Que leitura podemos fazer do elenco escolhido por Luís Montenegro? Rui Pedro Antunes, editor de Política, é o nosso convidado.
Noticiário

12h. IGAS: acesso das gémeas à consulta foi ilegal

IGAS afirma que "não foram cumpridos os requisitos de legalidade" no caso das gémeas luso brasileiras. E ainda, na Argentina vão ser cortados cerca de 15 mil postos de trabalho públicos.
A História do Dia

Como quer Montenegro evitar um governo a prazo?

O primeiro-ministro quer amarrar já o PS ao orçamento do Estado e joga ao ataque no combate à corrupção. A análise de Miguel Santos Carrapatoso, editor-adjunto de Política
Noticiário

21h Marcelo avisa "portugueses escolhem moderação"

É o primeiro recado do Presidente da República no discurso de tomada de posse do novo governo. Ainda neste jornal, António Costa revela que vai requerer audição na Operação Influencer.
Novo Governo

O discurso de Marcelo nas entrelinhas

O Presidente da República sugere a Montenegro uma governação pisca-pisca, que faça acordos com o PS em questões de regime, mas que seja "aturado" em matérias como o OE nas negociações com o Chega.
Emissão Especial

O discurso de Marcelo na tomada de posse do PM

Marcelo falou aos eleitores que deram a vitória "ao setor moderado e não ao setor radical" e prometeu solidariedade com o novo Governo, traçando ainda as prioridades da legislatura.
Explicador

PR deve limitar entendimentos com o Chega?

Matos Correia espera um apelo responsável do PR e explica que o novo Governo tem obrigação de negociar com todos. Vítor Ramalho destaca o período complexo e pede responsabilidade ao PSD e à oposição.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora