Diogo Costa e Carolina João, na classe 470, e Eduardo Marques, em ILCA7, foram selecionados para representar a vela portuguesa nos Jogos Olímpicos Paris2024, informou, esta sexta-feira, o Comité Olímpico de Portugal (COP).
“De acordo com os critérios da Federação Portuguesa de Vela, Diogo Costa e Carolina João, na classe 470, e Eduardo Marques, na classe ILCA 7, foram selecionados para representar a Equipa Portugal nos Jogos Olímpicos Paris2024”, lê-se numa publicação na página oficial do COP.
As quotas nas respetivas classes já tinham sido conseguidas pelos três velejadores nos Mundiais de Haia, em agosto de 2023, tendo agora sido confirmadas.
Para Carolina João e Diogo Costa será a segunda presença em Jogos Olímpicos, depois de já terem estado em Tóquio2020, mas em classes diferentes, enquanto Eduardo Marques fará a sua estreia em Paris2024, sendo que as provas de vela vão decorrer em Marselha.
Ainda por decidir está a situação de Vasileia Karachaliou, que garantiu uma quota em ILCA 6, igualmente nos Mundiais de Haia.
A grega, que compete por Portugal mediante uma licença especial da federação internacional da modalidade (World Sailing), só poderia representar o país caso conseguisse a cidadania nacional até março de 2024 e o Comité Olímpico Grego autorizasse a sua presença na capital francesa com as cores lusas.
No entanto, em novembro de 2023, o presidente do Comité Olímpico Grego, Spyros Capralos, disse à agência Lusa que o organismo não iria autorizar a presença da velejadora por Portugal.