Foi um “adeus” à Rua Anchieta, mas não um adeus ao Chiado. A Vida Portuguesa, que, em dezembro, anunciou que ia fechar as portas da sua loja inaugural, divulgou esta terça-feira que vai continuar aberta, mas numa nova morada. A partir de junho, a loja passará a ocupar o espaço da antiga Livraria Férin, na Rua Nova do Almada 72, que também encerrou no mesmo mês.

A Vida Portuguesa. Loja do Chiado vai fechar portas, ao fim de 18 anos

É com muita alegria, desta vez, que vimos anunciar que A Vida Portuguesa vai ter nova morada no Chiado em junho de 2024″, anunciou a loja em comunicado. “E nenhuma outra poderia ser mais perfeita que a antiga Livraria Férin. A loja na Rua Anchieta continua aberta até ao final da primavera.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Vida Portuguesa, que abriu portas em 2006 no Chiado, tinha comunicado o encerramento da loja, dizendo que o espaço passaria a funcionar como uma extensão do alojamento local de luxo, em que se transformou aquele prédio, já este verão.

No mesmo mês, também a histórica Livraria Férin, fundada em 1840, comunicou o fecho de portas, após vários problemas financeiros. “Nem as instituições públicas, nem os investidores privados, nem os parceiros livreiros nem os acionistas e amigos da Ler Devagar conseguiram fazer face ao problema financeiro e contabilístico da Ferin. As suas vendas caíram drasticamente e a livraria Ferin entrou num ciclo do qual já dificilmente recuperaria”, anunciou em comunicado enviado às redações.

“Tivemos que fechar as portas da Ferin”: com “problema financeiro e contabilístico”, livraria em Lisboa não vai voltar a abrir

“Este é o começo de uma nova Vida Portuguesa no Chiado”, pode ler-se na nota divulgada pela loja. “Um momento feliz, graças a um encontro de vontades entre inquilino e senhorios exemplares, a família Germano de Sousa – com um agradecimento à Sancha Trindade da Curated Investments que fez a oportuna ponte. Juntos, queremos fazer deste espaço a loja mais bonita do Chiado.”

A Vida Portuguesa comprometeu-se ainda “a devolver à cidade uma loja antiga preservada e recuperada até aos últimos detalhes”, tal como, diz, “tem feito noutros espaços históricos que já ocupou e ocupa. “E a bem da nossa memória decidimos que a secção de livraria ficará logo à entrada, numa nova loja que será bem maior que a anterior, ocupando inteiramente também o piso de baixo.

Além desta nova morada, A Vida Portuguesa continuará presente no Largo do Intendente e no Mercado Time Out Lisboa na Ribeira.