O selecionador Roberto Martínez afirmou esta segunda-feira que o duelo de terça-feira com a Eslovénia será mais uma oportunidade para Portugal crescer e poder chegar nas melhores condições ao Euro2024, naquela que diz ser a constante “procura pela perfeição”.

“Gostei muito da atitude defensiva da equipa frente à Suécia nos primeiros 60 minutos. Depois, sofremos dois golos. Procuramos a perfeição e isso é, por exemplo, manter a baliza a zero. Temos muito talento e precisamos de utilizar isso de forma coletiva e estrutural, não só para marcar golos”, afirmou Robert Martínez.

O selecionador nacional falava na conferência de imprensa de antevisão do particular com a Eslovénia, no Estádio Stozice, em Liubliana.

“A Eslovénia tem dois avançados muito dinâmicos e será uma grande oportunidade para trabalharmos. Respeitamos muito a Eslovénia. Está apurada para o Europeu e tem, para mim, o melhor avançado da Liga alemã (Sesko). Isso vai servir para também testarmos os nossos conceitos defensivos”, referiu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A partida em Liubliana será a última da seleção nacional antes de Roberto Martínez divulgar a lista final de convocados para o Euro2024, em 20 de maio, que poderá ser de 23 jogadores ou até 25 ou 26, já que a UEFA poderá anunciar esse aumento em abril.

“Antes de divulgar a lista, muito pode acontecer. Há lesões, momentos de forma. Mas, é certo que este é o último jogo antes da lista e é muito importante ter um bom desempenho, mas também trabalhar conceitos. Quero a equipa a demonstrar o que fez contra Suécia e sair daqui ainda mais bem preparada para o Europeu”, frisou o técnico espanhol.

O primeiro embate da história entre Eslovénia e Portugal está agendado para as 20h45 locais desta terça-feira (19h45 em Lisboa), em Liubliana, e terá arbitragem de Irfan Peljto, da Bósnia-Herzegovina.

Portugal terá ainda outros três encontros de preparação antes da participação no Campeonato da Europa deste ano, todos em solo luso, com Finlândia, no Estádio José Alvalade, Croácia, no Estádio Nacional, e República da Irlanda, em Aveiro, em 4, 8 e 11 de junho, respetivamente.

A equipa das quinas está integrada no Grupo F do Euro2024, em que vai defrontar Turquia, República Checa e o vencedor do caminho C dos play-offs (Geórgia ou Grécia).

A estreia no Europeu está marcada para 18 de junho, com os checos, em Leipzig, seguindo-se os duelos com os turcos, em 22 de junho, em Dortmund, e com os georgianos ou os gregos, em 26 de junho, em Gelsenkirchen.

O Campeonato da Europa de 2024 vai decorrer na Alemanha, entre 14 de junho e 14 de julho.

Nuno Mendes praticamente fora do particular de Portugal na Eslovénia

O futebolista Nuno Mendes, do Paris Saint-Germain, é baixa quase certa, devido a problemas físicos, para o particular que Portugal vai disputar na terça-feira com a Eslovénia, divulgou esta segunda-feira o selecionador Roberto Martínez.

“O Nuno Mendes vamos ver. Vamos avaliar a sua situação, mas acho que vai precisar de mais dias para recuperar, e estamos numa fase de época em que é melhor não arriscar”, afirmou Roberto Martínez na conferência de imprensa de antevisão do embate com os eslovenos, no Estádio Stozice, em Liubliana.

O lateral de 21 anos falhou o último treino da seleção nacional, na Cidade do Futebol, em Oeiras, mas, mesmo assim, viajou com a comitiva para a capital da Eslovénia, ao contrário de Matheus Nunes, que ficou em solo luso por causa de lesão.

Nuno Mendes foi titular no particular com a Suécia (5-2) naquele que foi o seu primeiro jogo por Portugal num período de um ano, já que esteve largos meses afastado dos relvados devido a grave lesão.