A Volkswagen Veículos Comerciais tornou (muito) mais interessante a gama do ID. Buzz, ao anunciar que, à semelhança de outros modelos da família ID., também o “Pão de Forma” eléctrico vai ter direito a uma versão mais vitaminada. Com mais 136 cv (100 kW), para uma potência combinada de 340 cv (250 kW), o novo ID. Buzz GTX monta um motor eléctrico por eixo, o que lhe confere tracção integral. Além de mais ágil (0-100 km/h em 6,5 segundos), este modelo vê a capacidade de rebocar ser incrementada em 800 kg, o que lhe permite puxar sem lamúrias atrelados com barco ou cavalos até 1800 kg.
As vendas da versão mais assanhada do ID. Buzz devem arrancar na segunda metade do ano, sendo que o acréscimo de potência e da capacidade de reboque não são os únicos trunfos comerciais do “Pão de Forma” GTX. Há igualmente mudanças visuais, na bateria, no interior e na tecnologia embarcada.
A alimentar os dois motores eléctricos (80 kW no dianteiro e 210 kW no de trás) está um acumulador de 79 kWh úteis de capacidade, que lida com potências de até 185 kW em corrente contínua (DC). Em postos de carga rápida deste tipo, o Buzz GTX vai de 10 a 80% da capacidade da bateria em apenas 26 minutos. A autonomia (ainda) não foi anunciada.
Esteticamente, o ID. Buzz GTX sai de fábrica com jantes de liga leve de 20 polegadas e faróis IQ.Light LED Matrix (equipamento de série), sendo a única versão a poder exibir a carroçaria pintada num tom específico de encarnado, que a marca denomina “Vermelho Cereja”. As diferenças face aos restantes Buzz estendem-se ainda à nova grelha frontal e às novas luzes de circulação diurna integradas no pára-choques. Depois, para reforçar o look mais desportivo, há uma série de elementos a preto, das zonas de admissão de ar às “conchas” dos espelhos retrovisores. E no interior persiste a mesma lógica, com o negro a dominar o habitáculo, inclusivamente no forro do tejadilho.
Com bancos específicos, onde sobressaem os debruns e as costuras contrastantes a vermelho (o mesmo se aplica ao volante), o “Pão de Forma” mais musculado alia à versatilidade proporcionada pela elevada capacidade da bagageira (2123 litros no máximo) tecnologia mais avançada, nomeadamente ao nível do sistema de infoentretenimento e no que toca aos sistemas avançados de ajuda à condução (ADAS).
O ecrã central táctil é um pouco maior, passando a ter 12,9 polegadas (33 cm de diagonal em vez de 30 cm). Mas, mais que o tamanho, o que verdadeiramente promete é o facto de contar com um processador mais rápido e um sistema de infoentretenimento mais avançado, que opcionalmente pode tirar partido da inteligência artificial, através de um novo assistente de voz com o ChatGPT integrado, o que será sinónimo de uma “comunicação” homem-máquina mais fluida. Quanto aos ADAS, o destaque vai para a inclusão do aviso de aproximação de veículos pela retaguarda, que alerta os ocupantes do ID. Buzz quando estes abrem a porta.
Os preços ainda não foram anunciados, mas deverão ficar acima dos 60.000€, já que a versão de tracção traseira (um só motor de 204 cv) é comercializada entre nós por valores a partir de 52.125€. E, atendendo ao que já acontece com os ID.4 e ID.5, a diferença da versão GTX face ao standard ronda os 12.000€.