Um sismo de magnitude 2,6 na escala de Richter, com epicentro na Serreta, foi esta quinta-feira sentido pelas 14h30 (15h30 de Lisboa) na ilha Terceira, revelou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, o evento “não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III na escala de Mercalli modificada na região de Terra Chã“.

Um outro evento de 3,4 na escala de Richter já tinha sido registado às 05h05 próximo da Serreta, também na ilha Terceira.

Este abalo também não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III na escala de Mercalli modificada na freguesia de Santa Bárbara, em Angra do Heroísmo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), fortes (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

A escala de Mercalli Modificada mede os “graus de intensidade e respetiva descrição”.

Com uma intensidade III, considerada fraca, o abalo é sentido dentro de casa e os objetos pendentes baloiçam, percecionando-se uma “vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados”, revela o IPMA na sua página da Internet.