À pergunta mais repetida por estes dias, até quando é que vai chover?, não é muito fácil responder. Para já, a norte ainda pode contar com alguma chuva até quarta-feira, a sul já só haverá precipitação fraca esta terça. Depois, a partir de quinta, teremos mesmo um novo episódio de calor, que vai colocar praticamente todo o país acima dos 20ºC, com algumas cidades a chegarem mesmo aos 27º, como apontam as previsões para Santarém, e os 24º/25ºC a serem comuns do Minho (Braga) ao Alentejo (Évora e Beja), sem esquecer o centro (Lisboa, Leiria ou Coimbra). O problema é que esta massa de ar quente que vai chegar a Portugal deve também trazer novamente poeiras do deserto e será de pouca duração: no fim de semana, com uma nova frente Atlântica a atravessar a Península, volta a chuva e o tempo mais fresco. É um autêntico sobe e desce meteorológico.
O melhor é mesmo ir dia a dia. A tempestade Nelson já se dissipou e a chuva que ainda vai cair esta terça, em praticamente todo o país, e na quarta, já só a norte — ainda que de forma mais fraca do que a dos últimos dias —, deve-se apenas a uma nova frente que vai atravessar o nosso País. Curiosamente, depois, será uma outra tempestade, situada agora no meio do Atlântico — que passará por cima dos Açores, deixando algumas ilhas com alerta amarelo para vento e precipitação —, a arrastar a massa de ar quente que fará subir as temperaturas. Mas os seus ventos de sudoeste, primeiro, mas depois de sudeste, devem voltar a puxar uma nova nuvem de poeiras do Saara.
#ElTiempoEnMapas
????️ Esta semana el cambio en el tiempo será radical, y aunque tengamos aún lluvia localizada en el noroeste peninsular, tendremos más sol que nubes y las temperaturas comenzarán a subir.
????️El calor podría tocar techo el viernes gracias a que sobre España tendremos… pic.twitter.com/OpVZtAI92P— Eltiempo.es (@ElTiempoes) April 1, 2024
Tempo em Portugal esta semana: abril arranca com uma mudança brusca ⚠️ e prevê-se #chuva abundante ☔ nestas regiões.
????️ Todos os pormenores aqui na previsão de @alfredomgraca95.https://t.co/g286MYwFfR pic.twitter.com/iHCsd9VSJo
— Meteored | Tempo.pt (@MeteoredPT) April 1, 2024
Esta subida dos termómetros começa a fazer-se sentir logo na quarta, ainda que de forma gradual, já será bastante acentuada na quinta, mas o dia mais quente será mesmo o de sexta-feira. É para sexta que as previsões apontam para máximas muito elevadas no interior centro e sul, com 25 a 26ºC, várias cidades do litoral a ficarem entre os 23 e os 24ºC, e mesmo Guarda, Vila Real ou Viseu, no interior, a atingirem os 20ºC. As mínimas rondarão os 6ºC no interior e os 12ºC no litoral.
???????? Le mois d'avril pourrait bien démarrer avec un premier pic de chaleur hors norme d'ici samedi en #France. Des anomalies incroyables sont modélisées par le modèle européen ECMWF. Pointes à 30 degrés dans le Sud ? #meteo pic.twitter.com/CLxlWYaqaW
— Anthony Grillon ???? (@AnthoGrillon) April 1, 2024
????️Atentos al arreón de aire cálido los siguientes días, porque si se cumple, acabaríamos la semana con un nuevo adelanto veraniego.
Pero no confiarse. La primavera es traicionera y podría tratarse de un episodio de calor pasajero. pic.twitter.com/U5KhFOsCSq— MeteoMadrid (@carlosweder_) April 1, 2024
Passado este curto período em que quem manda é o anticiclone, uma nova frente traz mais chuva no fim de semana. E nenhum distrito do continente escapa. Há precipitação prevista para sábado, domingo, segunda e, provavelmente, ainda terça. As temperaturas já não baixarão muito, com as máximas a manterem-se entre os 16 a 17ºC. E devem voltar a subir a meio da próxima semana, ainda que estas previsões, com base nos modelos meteorológicos atuais, já sejam muito mais difíceis de dar como certas a esta distância.
No entanto, e segundo as principais indicações atuais, a segunda metade de abril será mais quente que o habitual para este época do ano e menos chuvosa (ao contrário do que aconteceu com a primeira). Mas nada que aponte para um fim do mês semelhante ao de 2023, em que foi verão em abril, com os termómetros nos 30ºC.
Entretanto, não só a África bate recordes de temperatura, como a Europa central e de leste está com tempo de verão: ontem Moscovo estava mais quente que Lisboa (24ºC de máxima).
HISTORIC HEAT WAVE IN AFRICA
47.7 at Nara MALI It has never been that hot anywhere in Africa this time of the year
Also hottest day ever for Nara
MALI
47.7 Nara all time high
46.2 Mopti monthly
45.2 San monthly
NIGER
46.2 Goure all time tied39C in Libya, 37C in Tunisia pic.twitter.com/6elVLye5Md
— Extreme Temperatures Around The World (@extremetemps) April 1, 2024
THIS IS CRAZY ! (NOT April joke)
35 Torregrotta ITALY
33 Montana BULGARIA
31.8 Negotin SERBIA
31.6 Tirana ALBANIA
31 Focsani ROMANIA
30.2 Kelebia HUNGARY
30.2 Bravicea MOLDOVA
30.1 Osijek CROATIA
29.3 Mohyliv UKRAINE
28.5 Vienna AUSTRIA
27.6 Cerklje SLOVENIA
27.2 Dudince SLOVAKIA pic.twitter.com/tGUtmKqmLJ— Extreme Temperatures Around The World (@extremetemps) April 1, 2024