É um número que ajuda a perceber a discrepância entre a temporada passada do Benfica e a atual: com a derrota deste sábado frente ao Sporting, os encarnados levam agora oito desaires em 2023/24, o dobro da época anterior. A equipa de Roger Schmidt já perdeu 17 pontos no Campeonato, mais do que em toda a Primeira Liga transata, onde só deixou cair 15.

As lágrimas de Geny numa noite de chorar por mais em que Amorim voltou a reinar (a crónica do Sporting-Benfica)

Mais do que isso, o Benfica vai terminar a temporada com derrotas com o FC Porto no Dragão e com o Sporting em Alvalade, algo que não acontecia desde 2000/01. Os encarnados estão agora a quatro pontos da liderança isolada dos leões, que ainda têm um jogo por disputar, e não dependem dos próprios resultados para carimbar o bicampeonato.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Alexander Bah marcou o golo do Benfica no dérbi, já nos descontos da primeira parte, e foi um dos melhores elementos dos encarnados ao longo de todo o jogo — tal como tinha acontecido na Taça de Portugal, onde contribuiu com uma assistência. Na zona de entrevistas rápidas, o lateral dinamarquês mostrou-se desiludido com o resultado.

“Fizemos novamente um bom jogo. Penso que merecíamos mais do que isto, mas o futebol é assim. Vamos lutar até ao fim. É desapontante, fizemos um bom jogo e merecíamos mais. É doloroso. Temos de pensar um jogo de cada vez, focar naquilo que podemos fazer, e vamos lutar até ao fim”, explicou Bah, que fez o segundo golo da temporada e é agora o terceiro dinamarquês a marcar no dérbi.