Todos os distritos de Portugal continental, com exceção de Viana do Castelo, e o arquipélago da Madeira vão estar esta quinta-feira em risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o IPMA. O distrito de Viana do Castelo está em risco elevado de exposição à radiação UV.

Na sexta-feira, o risco vai manter-se muito elevado no continente e no arquipélago da Madeira. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou a ilha da Madeira sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente entre as 09h00 de quinta-feira e as 18h00 de sexta-feira. O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para o arquipélago da Madeira céu pouco nublado ou limpo, vento fraco a moderado do quadrante leste, soprando moderado a forte nas terras altas até ao fim da manhã e subida da temperatura, em especial nas terras altas. No Funchal as temperaturas vão oscilar entre 21 e os 29 graus Celsius e no Porto Santo entre os 17 e os 23 graus.

Em relação às radiações UV, para o arquipélago dos Açores, o IPMA prevê para esta quinta-feira níveis muito elevados para a ilha de São Miguel, elevados para o Faial e Flores e moderado para a Terceira.

A escala de radiação ultravioleta tem cinco níveis, entre risco extremo e baixo. Para as regiões em risco extremo, o IPMA recomenda que se evite o mais possível a exposição ao sol.

No que diz respeito a regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar e que se evite a exposição das crianças ao sol. O IPMA recomenda para as regiões com risco elevado o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’ e protetor solar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR