Seis anos depois, Jorge Jesus podia voltar a conquistar um título na Arábia Saudita. Depois de ganhar a Supertaça com o Al Hilal em 2018, o treinador português tinha a possibilidade de voltar a levantar precisamente a Supertaça e novamente com o Al Hilal. Para isso, precisava de derrotar o Al Ittihad, vencedor da mesma competição na época passada.
Mas a conquista da Supertaça significava muito mais do que isso. Ao ganhar esta quinta-feira, Jorge Jesus podia carimbar o primeiro troféu de uma temporada que já conta com um recorde do Guinness e em que ainda pode juntar Campeonato e Taça. Ou seja, confirmar desde logo que a ideia de voltar à Arábia Saudita foi uma aposta ganha por ele, pelo clube e pelo próprio futebol do país.
Hello from the magician @neymarjr ????????????#AlHilal pic.twitter.com/y8TPVavX5Q
— AlHilal Saudi Club (@Alhilal_EN) April 11, 2024
“É preciso relembrar que ainda não temos troféus. O nosso objetivo é exatamente esse, o de conquistar o nosso primeiro troféu nesta temporada. Os nossos jogadores não foram afetados pelo Ramadão, estão habituados e lutaremos pelo nosso objetivo. O Al Ittihad já jogou contra nós esta época em estilos diferentes e poderá surpreender. Têm uma linha ofensiva diferenciada e nós temos de apresentar a nossa melhor abordagem defensiva”, disse o treinador português, que eliminou o Al Nassr de Cristiano Ronaldo na meia-final, na antevisão da partida.
Assim, nos Emirados Árabes Unidos e com a presença de Neymar no estádio, Jorge Jesus lançava Aldawsari, Malcom e Michael no apoio a Al Shehri, com Rúben Neves a ser titular no meio-campo. Do outro lado, num Al Ittihad de Marcelo Gallardo que afastou o Al Wehda na meia-final, Hamdallah e Benzema surgiam no ataque, com Kanté no setor intermédio, e Jota começava no banco de suplentes.
O Al Hilal abriu o marcador ainda nos instantes iniciais, com Malcom e Al Shehri a combinarem da melhor maneira e o brasileiro a aparecer na cara de Al Maiouf a abrir o marcador (5′). O Al Ittihad respondeu ainda dentro da primeira meia-hora, com Renan Lodi a cometer grande penalidade e Hamdallah, mesmo permitindo a defesa de Bounou na cobrança do penálti, conseguiu empatar na recarga (21′).
Mesmo à beira do intervalo, porém, o Al Hilal conseguiu recuperar a vantagem. Na sequência de outra jogada muito bem construída Al-Dawsari recebeu à entrada da grande área, tirou um adversário da frente e atirou cruzado e rasteiro para levar a equipa da Jorge Jesus a ganhar para o balneário (44′).
Tudo bem feito, Al Hilal na frente da Supertaça Saudita ????????#sporttvportugal #FUTEBOLnaSPORTTV #SupertaçaSaudita #alittihad #alhilal pic.twitter.com/JqzZ4Yx2Qc
— sport tv (@sporttvportugal) April 11, 2024
Bono defende a grande penalidade mas não evita a recarga ????#sporttvportugal #FUTEBOLnaSPORTTV #SupertaçaSaudita #alittihad #alhilal pic.twitter.com/tHmVHAzXho
— sport tv (@sporttvportugal) April 11, 2024
Nenhum dos treinadores fez alterações ao intervalo, mas Marcelo Gallardo mexeu logo à hora de jogo e lançou Jota e Kadesh. Jorge Jesus respondeu com Kanno e Al Shahrani e o Al Hilal controlou sempre o resultado, acabando por fazer o xeque-mate já nos instantes finais e por intermédio do bis de Malcom (89′) e também de Aldawsari (90+6′).
No fim, o Al Hilal goleou o Al Ittihad, chegou à 34.ª vitória consecutiva e conquistou a Supertaça da Arábia Saudita, com Jorge Jesus a voltar a levantar um troféu no país seis anos depois. Numa semana em que distribuiu chocolates pelos jogadores para assinalar o final do Ramadão, o treinador português deu mesmo um chocolate no adversário e mostrou que dificilmente tem oponente a nível interno.
Tudo bem feito e volta a marcar o Al Hilal ????#sporttvportugal #FUTEBOLnaSPORTTV #SupertaçaSaudita #alittihad #alhilal pic.twitter.com/hBXwm9CBnc
— sport tv (@sporttvportugal) April 11, 2024
Bisa Malcom, bisa Al Dawsari ????#sporttvportugal #FUTEBOLnaSPORTTV #SupertaçaSaudita #alittihad #alhilal pic.twitter.com/IpVquSYfso
— sport tv (@sporttvportugal) April 11, 2024