A Smart, marca que já foi da Mercedes e que agora é propriedade em partes iguais dos alemães e da Geely, grupo chinês que é também o maior accionista do grupo alemão (com cerca de 10%), levantou a ponta do véu sobre o terceiro modelo da gama, o #5. Assumindo-se como um SUV eléctrico, será mais alto, mais comprido e mais volumoso do que o #3, tendo o início da produção agendado ainda para 2024.
De momento, foram apenas libertados uns desenhos do modelo, que deixam antever umas dimensões mais generosas, quando comparadas com o #1, que possui um comprimento de 4,27 m e do que o #3, com 4,44 m. No próximo 25 de Abril serão conhecidas mais características e fotos do SUV, data em que será revelado ao público no Salão Automóvel de Pequim.
Uma das vantagens do #5, à semelhança dos restantes Smart, consiste em exibir um estilo característico desenhado pela Mercedes, mas todo o conteúdo tecnológico está a cargo da Geely, do empresário local Li Shufu, que além da percentagem que detém na Mercedes possui uma fatia na Aston Martin, além de 100% da Volvo, Lotus, Polestar, Proton e da empresa que produz os táxis londrinos, entre outros.
Aproveitando o banco de órgãos do grupo Geely, o #5 vai igualmente ser concebido sobre uma plataforma específica para veículos eléctricos, à semelhança do que já acontece com os #1 e #3. A base a utilizar será certamente a Sustainable Experience Architecture (SEA), que também está ao serviço da Polestar e da Volvo (no EX30), sendo que a Geely também possui uma divisão que desenvolve o seu próprio software, que será utilizado pelo novo SUV.