894kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Smart #5 é o SUV que, simultaneamente, será o maior modelo da gama

Este artigo tem mais de 6 meses

Depois do #1 e #3, a Smart prepara-se para lançar o seu terceiro modelo, que iniciará produção ainda em 2024. Será um SUV, mais comprido e volumoso, que se assumirá como o novo topo de gama.

6 fotos

A Smart, marca que já foi da Mercedes e que agora é propriedade em partes iguais dos alemães e da Geely, grupo chinês que é também o maior accionista do grupo alemão (com cerca de 10%), levantou a ponta do véu sobre o terceiro modelo da gama, o #5. Assumindo-se como um SUV eléctrico, será mais alto, mais comprido e mais volumoso do que o #3, tendo o início da produção agendado ainda para 2024.

De momento, foram apenas libertados uns desenhos do modelo, que deixam antever umas dimensões mais generosas, quando comparadas com o #1, que possui um comprimento de 4,27 m e do que o #3, com 4,44 m. No próximo 25 de Abril serão conhecidas mais características e fotos do SUV, data em que será revelado ao público no Salão Automóvel de Pequim.

Com inteligência artificial generativa, o concept do #5 promete uma experiência a bordo que conjuga funcionalidade e alta tecnologia

Uma das vantagens do #5, à semelhança dos restantes Smart, consiste em exibir um estilo característico desenhado pela Mercedes, mas todo o conteúdo tecnológico está a cargo da Geely, do empresário local Li Shufu, que além da percentagem que detém na Mercedes possui uma fatia na Aston Martin, além de 100% da Volvo, Lotus, Polestar, Proton e da empresa que produz os táxis londrinos, entre outros.

Aproveitando o banco de órgãos do grupo Geely, o #5 vai igualmente ser concebido sobre uma plataforma específica para veículos eléctricos, à semelhança do que já acontece com os #1 e #3. A base a utilizar será certamente a Sustainable Experience Architecture (SEA), que também está ao serviço da Polestar e da Volvo (no EX30), sendo que a Geely também possui uma divisão que desenvolve o seu próprio software, que será utilizado pelo novo SUV.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.