Pelo menos 27 pessoas morreram e outras 15 ficaram feridas num acidente de autocarro no Perú na noite de domingo, em Sorochuco, no norte do país. A poucos minutos de chegar ao seu destino, o autocarro caiu por uma ravina de 200 metros, avança a RTVE, numa estrada de terra que liga as localidades de Celendín e Sorochuco, acabando no leito do rio Sendama.
O local de terreno acidentado, segundo os meios de comunicação locais, dificultou as operações de resgate da polícia que na segunda-feira ainda continuavam, como diz a polícia no X. Há ainda 15 feridos, no total, que foram encaminhados para hospitais perto da região.
#Cajamarca????⛑️????| Se continúa con las labores de rescate en el accidente ocurrido en la provincia de Celendín. Efectivos del Frente Policial Cajamarca realizan las diligencias urgentes para esclarecer los hechos.
La @PoliciaPeru se solidariza con los deudos.#PolicíasEnAcción pic.twitter.com/soWDg8OqnD— Policía Nacional del Perú (@PoliciaPeru) April 29, 2024
O Ministério Público do país informou na rede social X que solicitou a detenção preventiva de Máximo Ortiz Marchena, o motorista do autocarro.
???? Segunda Fiscalía Penal de #Celendín (1.ᵉʳ Despacho) solicitó la detención preliminar de Máximo Ortiz Marchena, conductor del bus que cayó a un abismo en la carretera a Sorochuco, zona de Lucma, distrito de Huasmín, donde fallecieron 27 personas. pic.twitter.com/ZXxpCXdhP9
— Ministerio Público (@FiscaliaPeru) April 29, 2024
O Ministério Público acrescenta ainda que o pedido de detenção em flagrante delito “é feito porque o condutor é o presumível autor dos crimes de homicídio e ofensa à integridade física”.
Por seu turno, o ministro dos Transportes e Comunicações do Perú informou que todas as despesas com os feridos iriam ser cobertas pelo seguro e acrescentou ainda que iria “colaborar” para ajudar a “esclarecer o assunto”.
E o presidente da Câmara Municipal de Celendín decretou 72 horas de luto pelas vítimas.
Acidentes como este não são novidade, nas estradas do Perú. Em setembro de 2023, 24 pessoas morreram num outro acidente com características semelhantes.