O grupo Lufthansa reportou esta terça-feira um prejuízo de 734 milhões de euros no primeiro trimestre, face aos resultados negativos de 467 milhões no mesmo período de 2023, devido ao impacto das greves na Alemanha.
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Em comunicado, o grupo aéreo informou que as receitas cresceram 5% para 7.392 milhões de euros, dos quais 5.562 milhões corresponderam às suas companhias aéreas de passageiros, o que representa um aumento de 7% face ao ano anterior.
O volume de negócios dos seus serviços de manutenção, inspeção e reparação, bem como de outros produtos da Lufthansa Técnica, cresceu 15% para 1.770 milhões de euros, enquanto as receitas do negócio de logística caíram 16% para 691 milhões.
A empresa destacou que as greves na Alemanha durante o primeiro trimestre, que foram constantes, tanto entre os trabalhadores do grupo como entre os trabalhadores dos seus parceiros, tiveram um impacto negativo nos seus resultados de cerca de 350 milhões.
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O desempenho das suas companhias aéreas caiu 2,5%, em parte devido à incerteza dos clientes devido a greves e à falta de reservas de última hora a preços elevados.
Todas as companhias aéreas de passageiros do grupo — Lufthansa, Swiss, Austrian Airlines, Brussels Airlines e Eurowings — registaram perdas operacionais até março, face ao mesmo período do ano anterior, com exceção da Swiss.
No entanto, estes foram especialmente pronunciados na Lufthansa, com um resultado antes de juros e impostos (Ebit) de 640 milhões negativos, o que levou a empresa a iniciar medidas para fortalecer a sua subsidiária no curto prazo, como redução de custos, paragem de novos projetos e avaliação da necessidade de pessoal adicional nas áreas administrativas.
Até março, 24.359 passageiros voaram nas companhias aéreas do grupo, mais 12% do que no ano anterior, enquanto os voos oferecidos cresceram 6% para 196.971.
Em média, as companhias aéreas ofereceram 84% da sua capacidade até março, o que não cumpriu os seus objetivos devido às greves.
A empresa reviu em baixa as perspetivas para 2024 e espera agora um aumento de capacidade de 92%, face aos 94% inicialmente previstos, devido a maiores investimentos e atrasos nas entregas de aeronaves.