O presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo afirma que ser o destino nacional convidado da BTL — Bolsa de Turismo de Lisboa é uma “oportunidade fantástica”, para a qual tentar tirar o melhor partido possível.

Na quinta-feira, a organização da maior montra de turismo nacional, anunciou que a cidade de Leiria vai ser o município convidado da BTL em 2025, enquanto o Alentejo e Ribatejo será a região turística convidada.

BTL regressa de 12 a 16 de março em 2025 e vai esgotar novamente

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Somos o destino convidado, queremos consolidar o Alentejo como destino preferido dos portugueses e queremos começar a apresentar o Ribatejo como um novo destino de Portugal no mercado interno. Estar na BTL traz muitos desafios e este título (de destino nacional convidado), se assim podemos chamar, é uma oportunidade fantástica, nós acreditamos na BTL”, disse José Santos à Lusa, acrescentando que vão “trabalhar para tirar dela o melhor partido possível”.

A próxima edição da BTL, o maior evento do setor em Portugal, vai decorrer de 12 a 16 de março na FIL.

“É um desafio, não é um dado adquirido por si só. O facto de termos sido convidados dá-nos, obviamente, uma responsabilidade e permite-nos ter uma comunicação mais diferenciada. Também vamos investir mais”, disse ainda José Santos à Lusa, lembrando que o convite vai permitir, por um lado, ter uma comunicação na própria FIL, em Lisboa, e exterior, na qual durante os dias da feira se promovem.

Ainda assim, o responsável disse que o que considera “mais importante” é a oportunidade de estarem com os compradores estrangeiros (‘hosted buyers’) “em sessões muito customizadas” ou, por exemplo, num jantar em que estarão “com 200 ‘buyers’ estrangeiros a apresentar o Alentejo”, ação para a qual vão fazer uma parceria com a Agência Regional de Promoção turística, a entidade que tem a responsabilidade de fazer a promoção internacional.

Durante o anúncio na quinta-feira, o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo lembrou que a última vez que estiveram na BTL nesta qualidade foi em 2015.

Por seu lado, a organização da BTL disse que a edição deste ano, que decorreu em março, atingiu “os melhores resultados de sempre, com mais de 79.000 visitantes, mais de 1.500 expositores, 85 destinos internacionais, 200 ‘hosted buyers’ (potenciais compradores convidados) oriundos de 42 mercados emissores que realizaram mais de 2.800 reuniões com empresas e entidades portuguesas”.