‘Comandante’

Pierfrancesco Favino interpreta o papel principal desta fita de Edoardo De Angelis sobre Salvatore Todaro, o comandante de um submarino italiano que, durante a II Guerra Mundial, e após afundar um navio belga então neutro, mas que transportava material bélico para os ingleses, decidiu recolher os náufragos e levá-los até aos Açores, arriscando navegar sempre à superfície. Comandante é um filme de contradições. De Angelis e Sandro Veronese, seu parceiro de argumento, disseram ser uma obra “antifascista”, mas ao mesmo tempo fazem o elogio de Todaro, herói de guerra condecorado que estava muito distante de qualquer atitude de oposição ao regime de Mussolini, e salientam a valentia e o espírito de sacrifício da tripulação do submersível (construído de propósito para o filme). Tudo isto vem misturado com alguma solenidade a mais, uma fixação na gastronomia italiana e efeitos digitais óbvios nas (poucas) sequências de combate.

‘Cobweb-A Teia’

Na Coreia do Sul dos anos 70, Kim (Song Kang-ho, de Parasitas), um cineasta tarefeiro e outrora promissor, tenta por todos os meios e contra todos os constrangimentos, refilmar as sequências finais da sua nova obra, para concretizar a sua visão artística e assinar o que ele está convencido será uma obra-prima. Realizado por Kim Jee-woon, autor de História de Duas Irmãs e Eu Vi o Diabo, dois títulos de referência do cinema sul-coreano contemporâneo, Cobweb-A Teia é rodado a mata-cavalos, tal como o filme dentro do filme, e não evita ser por vezes tão excessivo, atabalhoado e histérico como este. Por entre tanta azáfama e confusão, esta farsa tem um pastiche gozão das fitas sul-coreanas comerciais da época em que a acção se passa, e algumas personagens e momentos de comédia bem desarrincados, e Jee-won simpatiza sinceramente com Kim e a determinação deste em fazer o seu filme como quer, por mais ridículo  ou piroso que seja.

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‘O Homem dos Teus Sonhos’

O professor universitário Paul Matthews (Nicolas Cage), protagonista de O Homem dos Teus Sonhos, do norueguês Kristoffer Brogli, começa a aparecer, inexplicavelmente, nos sonhos de dezenas, milhares, milhões de pessoas em todo o mundo, sempre num papel de espectador passivo, qualquer que seja o contexto onírico, como se fosse um “extra” de um filme, e transforma-se numa celebridade mundial. Só que o estatuto de Paul nos sonhos das pessoas começa a mudar a certa altura. A sua presença, de curiosa, apatetada e benigna, passa a assustadora, ameaçadora e maligna, e a simpatia das pessoas por ele transforma-se, primeiro em temor, e depois em hostilidade. Após conhecer a admiração das massas, Paul experimenta o ódio global e é submetido à execração e à ostracização geral, que atinge a família por tabela. O Homem dos Teus Sonhos foi escolhido pelo Observador como filme da semana.