Com eleições gerais marcadas para o próximo dia 4 de julho, foi esta quinta-feira divulgada uma sondagem feita pela YouGov que dá, pela primeira vez, vantagem aos reformistas de Nigel Farage em relação aos conservadores. Com 19% das intenções de voto, é a primeira vez que o partido populista de direita radical do Reino Unido, o Reform UK, ultrapassa o Partido Conservador de Rishi Sunak, primeiro-ministro britânico, que conseguiu 18% das intenções de voto. Na frente da sondagem, feita para o Times, continua a oposição, com o Partido Trabalhista a aparecer com 37%.
Esta sondagem foi feita já depois da promessa de Rishi Sunak para reduzir os impostos em cerca de 20 milhões de euros caso seja eleito nas próximas eleições. Mesmo assim, o Partido Conservador foi agora ultrapassado pelo partido de Farage – um partido que tem, aliás, subido nas sondagens.
Perante esta sondagem, o primeiro-ministro britânico reagiu esta sexta-feira, dizendo que um voto no partido de Farage vai traduzir-se numa vitória do Partido Trabalhista. “Se esta sondagem fosse replicada, significaria um cheque em branco para o Partido Trabalhista”, disse Sunak, citado pela Reuters.
Sunak anunciou no mês passado a realização de eleições antecipadas, aproveitando o momento para sublinhar que estas eleições vão mostrar “em quem confia” o país e que irão servir “para decidir se querem aproveitar o progresso ou arriscar voltar à estava zero, sem planos e sem certezas”.