Depois de um começo tímido do verão, com precipitação e tempo mais fresco, a primeira semana de julho será marcada pelo regresso do calor a todo o território continental. É altura de começar a deixar o casaco em casa, principalmente no interior no Alentejo. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) antecipou, esta segunda-feira, uma subida da temperatura em todo o país ao longo dos próximos dias devido à “ação de uma crista anticiclónica”.

Até quinta-feira, dia 4 de julho, está prevista “uma subida gradual da temperatura, em especial da máxima, com valores na ordem dos 30/35.ºC na generalidade do território”. As temperaturas serão “superiores a 35.ºC em alguns locais do interior, em especial da região Sul, onde localmente se poderão atingir os 39/40.ºC no interior do Alentejo“, indicou o IPMA, em comunicado partilhado online.

No litoral oeste, as máximas serão mais baixas e deverão variar entre os 25.ºC e os 30.ºC, podendo ser “pontualmente inferiores em alguns locais da faixa costeira, devido ao efeito da nortada e à ocorrência de neblina ou nevoeiro matinal”.

Desta forma, o IPMA prevê uma semana caracterizada pelo “tempo estável e regime de nortada na faixa costeira durante a tarde”. Ainda assim, antecipa “uma tendência para uma ligeira descida da temperatura no fim de semana”.

A previsão de tempo quente para esta semana coloca os distritos de Évora, Beja e Portalegre sob aviso amarelo entre as 12h desta terça-feira e as 18h de quinta-feira. O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Para esta terça-feira, o IPMA prevê no continente céu pouco nublado ou limpo, vento moderado junto à faixa costeira, em especial durante a tarde, possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral centro e subida de temperatura, em especial na região sul. As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 14 graus Celsius (em Bragança e na Guarda) e os 23 (em Faro) e as máximas entre os 25 graus (em Aveiro) e os 37 (em Évora e Beja).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR