Dois homens foram detidos pela Polícia Judiciária (PJ), em Lisboa, por suspeitas do crime de pornografia de menores, que apreendeu “milhares de ficheiros compatíveis com conteúdos de abuso e exploração sexual”, foi esta segunda-feira anunciado.

As detenções foram levadas a cabo pela Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T) da PJ na Área Metropolitana da Lisboa.

Em comunicado, a PJ esclareceu que “ambas as investigações tiveram origem na sinalização, por entidades internacionais, do envio de ficheiros compatíveis com conteúdos de abuso e exploração sexual de menores, efetuado a partir de acessos registados em Portugal”.

“No âmbito das diligências de recolha de prova realizadas, designadamente a realização de buscas domiciliárias, foi possível identificar, localizar e apreender, nos equipamentos informáticos utilizados pelos arguidos, milhares de ficheiros compatíveis com conteúdos de abuso e exploração sexual de menores”, sustentou.

A PJ acrescentou que “o cabal esclarecimento da atividade ilícita dos arguidos dependerá das diligências de investigação complementares, designadamente do resultado das perícias aos equipamentos apreendidos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR