O selecionador de futebol da Dinamarca, Kasper Hjulmand, demitiu-se do cargo, abrindo a hipótese a “uma nova cara” e “novas ideias”, tendo em vista o Mundial2026, anunciou esta sexta-feira a federação dinamarquesa (DBU).
“Foi uma honra e um privilégio incrível poder treinar a nossa seleção nacional durante quatro anos”, disse o dinamarquês Kasper Hjulmand, de 52 anos, citado no comunicado divulgado pela DBU.
A Dinamarca foi eliminada pela anfitriã Alemanha (2-0) no Euro2024, depois de se ter qualificado no último minuto para os oitavos-de-final, com apenas dois golos marcados e três empates na fase de grupos.
“À medida que o Mundial se aproxima, daqui a dois anos, percebo que seria melhor para a equipa ter uma nova cara e novas ideias para escrever um novo capítulo para esta equipa fantástica”, considerou.
Hjulmand levou a Dinamarca às meias-finais do Euro2020 (disputado em 2021 devido à covid-19), em que foi eliminada pela Inglaterra, antes de um Mundial dececionante no Qatar, em 2022, em que os nórdicos se ficaram pela primeira fase, apesar de um grupo considerado acessível.
O treinador adjunto Morten Wieghorst assume interinamente as funções de selecionador até ao final do ano.