769kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Refugiados

Guerra na Ucrânia

Ucrânia receia perda de identidade de crianças

A guerra na Ucrânia provocou cerca de 6,4 milhões de refugiados. O receio da perda de identidade a longo prazo, sobretudo de crianças, preocupa o líder da organização, Paul Grod.
Migrações

ONG pede desembarque de 70 pessoas em Itália

ONG disse que ondas de quatro metros estão a bloquear a rota, pelo que, zelando pela segurança de todos a bordo, não é seguro continuar, pedindo às autoridades um porto de desembarque mais perto.
Refugiados

UE+: pedidos de asilo atingem em 2023 novo máximo 

Sírios representam maior número de pedidos de proteção internacional na UE+, enquanto afegãos mantêm-se os segundos. Número de palestinianos a pedir asilo está a aumentar.
Cinema

A "aventura épica" de Matteo Garrone 

Em "Eu Capitão" (nomeado para o Óscar de Melhor Filme Internacional), o realizador italiano narra o drama de dois migrantes do Senegal à Itália. "Confio mais no público do que nos políticos", diz-nos.
Resposta Pronta

Deixar de apoiar Ucrânia? "Retrocesso lamentável"

Secretária de Estado da Igualdade e Migrações diz que deixar de apoiar a Ucrânia seria um "retrocesso lamentável". Isabel Rodrigues Almeida diz que apoiar os refugiados é uma obrigação do estado.
Guerra na Ucrânia

Prolongada proteção a refugiados por 10 meses

A resolução publicada esta quinta-feira dilata a validade dos títulos de proteção temporária por mais 10 meses. Da última vez, proteção tinha sido renovada por 6 meses.
Médicos sem Fronteiras

Navio com 80 migrantes resgatados e 2 cadáveres

O navio "Geo Barents", dos Médicos Sem Fronteiras (MSF), está a navegar com mais de 80 pessoas resgatadas e dois cadáveres, após duas complexas operações de salvamento no Mediterrâneo.
Migrantes

Mais 211 migrantes em 4 barcos chegam às Canárias

Tratam-se de quatro embarcações que desembarcaram na manhã desta sexta-feira nas ilhas da Grande Canária, El Hierro, Fuerteventura e Lanzarote. Entre os 211 migrantes contabilizam-se sete menores.
Guerra na Ucrânia

Refugiados ucranianos pedem renovação de proteção

Refugiados ucranianos receiam que, devido às eleições antecipadas, a publicação da resolução seja atrasada e pedem "que, com urgência, seja publicada a resolução da renovação dos certificados".
Migrações

Bundesrat simplifica deportações e naturalizações

O parlamento federal alemã aprovou dois projetos do governo, um que simplifica a naturalização, atendendo a "responsabilidade humanitária", e outro que visa facilitar a deportação de imigrantes.
Conflito Israelo-palestiniano

Borrell: investigação decide apoio da UE à UNWRA

Josep Borrell afirmou que não foi suspenso o financiamento para a Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinianos. Final de fevereiro é para quando está previsto o próximo pagamento.
Guerra na Ucrânia

Portugal propõe nova forma de acolher ucranianos

Ana Catarina Mendes defende "uma resposta comum, à semelhança daquilo que houve quando foi criada a Diretiva de Proteção Temporária", cujos prazos de prorrogação terminam em março de 2025.
Refugiados

ONU pede ação conta aumento de mortes de rohingyas

Matthew Saltmarsh referiu que o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados está alarmado com as estatísticas recolhidas que afirmam que pelo menos 569 rohingyas morreram ou desapareceram.
Migração

Alemanha: Pedidos de asilo subiram 51% em 2023

Na Alemanha, os pedidos de asilo aumentaram para 351.915 no ano passado, o que representou um aumento de 51%. O país é o destino de preferência para migrantes da Síria, da Turquia e do Afeganistão.
Sociedade

BE questiona atrasos dos apoios aos refugiados

O Bloco de Esquerda acusou a Agência para a Integração, Migrações e Asilo de atrasar "a celebração dos protocolos com as instituições e organizações parceiras e, bem assim, dos respetivos pagamentos".
Noticiário

19h. Disparam 33% migrantes a chegar a Itália

Entre eles, mais de 17 mil são menores de idade...que embarcaram sozinhos à procura de vida melhor. Ainda os avisos da GNR para a passagem de ano. E uma monarca que anunciou que vai abdicar.
Guerra Civil

Sudão tem a maior crise de deslocados do mundo

Porta-voz da ONU declarou que combates no Sudão provocaram "maior crise de deslocados do mundo", com 7,1 milhões de refugiados. A Cruz Vermelha e agências humanitárias alertam para situação no país.
Guerra na Ucrânia

União Europeia foi a que recebeu mais refugiados

Os dados revelam que a União Europeia foi a região do mundo que mais refugiados recebeu desde 2020. A guerra na Ucrânia contribuiu para esse recorde.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Integração dos refugiados é um "mar de burocracia"

"Não basta extinguir-se entidades. Temos imensas questões como, por exemplo, se a AIMA terá capacidade para responder aos processo que herda", diz coordenadora do Serviço Jesuíta aos Refugiados.
Refugiados

Carregal do Sal terá centro para refugiados 

O centro será construído na casa da mãe de Aristides de Sousa Mendes, onde nasceu o cônsul, a chamada Casa do Aido, e para isso, o Município de Carregal do Sal “já investiu mais de 500 mil euros.
Refugiados

ONU pede resgate urgente de rohingyas à deriva

Alto Comissário da ONU para os Refugiados apelou aos países vizinhos "para mobilizarem rapidamente todas as capacidades de busca e salvamento em resposta aos navios em perigo".
Crise dos Refugiados

ONU contra envio de refugiados para outros países

Comissário da ONU para Direitos Humanos admitiu preocupação com tendência de enviar migrantes e refugiados para países terceiros e pediu "cooperação internacional, diálogo e solidariedade".
Migrações

Meloni defende reprodução do acordo com Albânia

Para Meloni, acordo entre Itália e Albânia deve ser exemplo. Pacto prevê criar na Albânia centros de acolhimento para migrantes resgatados no Mediterrâneo. ONU diz que é ataque ao direito de asilo.
Ambiente

A resposta só depende de nós

Devemos ou não proceder à alteração dos requisitos previstos na Convenção de Genebra para a atribuição do Estatuto de Refugiado, passando a incluir uma noção de refugiado climático ou ambiental?
Refugiados

34 migrantes intercetados pela Polícia Marítima

34 migrantes foram intercetados pela Polícia Marítima portuguesa em duas ações de vigilância na Grécia, na ilha de Kos e na ilha de Lesbos.
Crise dos Refugiados

Itália vai abrir centros para migrantes na Albânia

Itália vai construir centros de acolhimento para migrantes resgatados no Mar Mediterraneo na Albânia. Juridição será a italiana, já a Albânia será responsável pela vigilância externa.
Refugiados

200 mil refugiados afegãos expulsos do Paquistão

De acordo com dados oficiais, cerca de 4,4 milhões de refugiados afegãos vivem no Paquistão, 1,7 milhões dos quais sem documentos válidos.
Migrações

Marrocos resgata mais de 400 migrantes do mar

Autoridades de Marrocos confirmam que resgataram mais de 400 migrantes e requerentes de asilo do mar, desde sexta-feira. Maioria tinha origem no Senegal e um dos barcos tinha um bebé a bordo.
Refugiados

114 milhões de refugiados e deslocados no mundo 

O número de deslocados e refugiados atingiu os 114 milhões, mais 5,6 milhões do que no início do ano. Este fenómeno deve-se a guerras, perseguições e violações dos direitos humanos.
Literatura

Refugiados: Poema de Neil Gaiman chega a Portugal

"De que precisas para não ter frio", que versa sobre o direito de qualquer pessoa a sentir-se segura e em paz, sai em Portugal pela Editorial Presença, dias depois da edição em língua inglesa.
Noticiário

7h. Fronteira de Rafah pode abrir hoje

Dezenas de camiões de ajuda humanitária aguardam pela luz verde do Egipto para entrarem na Faixa de Gaza, onde a situação humanitária se continua a agravar. E, Ferro Rodrigues deixa avisos a Governo.
Conflito Israelo-palestiniano

ONU aponta para 1 milhão de deslocados em Gaza

Uma grande proporção dos deslocados internos procurou refúgio com familiares ou conhecidos mais a sul, mas pelo menos 400 mil estão alojados numa centena de centros de refugiados para palestinianos.
Resposta Pronta

Refugiados. "Compreensível que o Egito não queira"

Para a especialista em relações internacionais, a pressão da comunidade internacional "é útil para Israel". Sobre a ofensiva terrestre israelita, Diana Soller tem dúvidas sobre os benefícios da mesma.
Resposta Pronta

Gaza. "Conflito precisa de mais vontade política"

Especialista em Relações Internacionais Daniela Nascimento acredita que comunidade internacional vai continuar a responder a duas vozes ao conflito no Médio Oriente. "Há um equilíbrio tenso e frágil"
Resposta Pronta

"O Egipto tem de tomar decisões com cautela"

"Está numa situação mista". Diana Soller, especialista em assuntos internacionais explica o porquê do país estar "reticente" em acolher refugiados palestinianos: "pode criar problemas internos"
Arménia

Mais de 100 mil já fugiram de Nagorno-Karabakh

Autoridades de Erevan atualizaram números sobre êxodo do enclave, agora controlado pelo Azerbaijão. Ao todo, já entraram no país 100.417 refugiados — eram 120 mil os habitantes de Nagorno-Karabakh.
Arménia

Nagorno-Karabakh. A violência pode não ter acabado

Conflito histórico termina com guerra-relâmpago ganha pelo Azerbaijão, onde a inação russa foi chave. Mas milhares de civis arménios estão em fuga — não só da fome, mas do medo de uma limpeza étnica.
Mediterrâneo

Mais de 2.500 migrantes mortos ou desaparecidos

Número "representa um aumento de dois terços, em comparação com 1.680 pessoas no mesmo período de 2022", diz Alto Comissionário da ONU, referindo que "partidas da Argélia permanecem limitadas".
Guerra na Ucrânia

UE prolonga proteção de refugiados até 2025

Ministros da Administração Interna da UE concordaram em prorrogar "a proteção temporária para as pessoas que fogem da guerra na Ucrânia de 4 de março de 2024 para 4 de março de 2025".
Guerra na Ucrânia

Governo prolonga proteção a refugiados ucranianos 

O Governo aprovou, pela segunda vez, uma resolução que prolonga por seis meses a validade das proteções temporárias dos refugiados ucranianos presentes em Portugal.
Arménia

Nagorno-Karabakh vai deixar de existir como Estado

Quase metade da população da região de Nagorno-Karabakh fugiu para a Arménia, desde a ofensiva do Azerbaijão. Agora o governo separatista vai dissolver-se e a república vai deixar de existir.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos