251kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Refugiados

Migrações

Mais de 1.400 migrantes chegaram a Itália

117
Uma das embarcações, de pesca, transportava 398 pessoas, entre as quais 24 mulheres e seis crianças, e outra barcaça de madeira, 325 pessoas. Este ano, mais de 11 mil migrantes chegaram a Itália.
Moçambique

Frelimo alerta para "células" insurgentes 

A Frelimo a pela a uma maior vigilância em Manica face ao recrudescimento em Cabo Delgado. Já a Organização Internacional para as Migrações ajuda os deslocados com 1,2 milhões de dólares.
Migrantes

130 vítimas em naufrágio no Mediterrâneo

Um naufrágio no Mediterrâneo, ao largo da costa da Líbia, poderá ter causado 130 vítimas, estimam organizações humanitárias. Socorristas terão encontrado restos de um barco e pelo menos dez corpos.
Chade

ONU preocupada com situação "perigosa" no Chade

Grandi refere-se à morte do Presidente, rendido no poder por um dos seus filhos, que lidera um Conselho Militar de Transição. "Chade desempenha um papel importante na estabilidade do Sahel".
Refugiados

Portugal vai receber mais 50 refugiados

181
Mesmo durante a pandemia, o Governo continuou "a acolher quem mais precisa" e nas próximas semanas chegam a Portugal mais 50 refugiados — dos quais 24 são menores não acompanhados.
Migrantes

EUA. Número de crianças migrantes aumenta 9 vezes

Todos os dias uma média de 275 menores migrantes tenta entrar nos Estados Unidos. A maioria das crianças são provenientes das Honduras, Guatemala, El Salvador e México.
Moçambique

Portugal apoia Cabo Delgado com 250 mil euros 

“Face ao agravar da situação na província de Cabo Delgado”, Portugal vai ajudar com 250 mil euros projetos de organizações não-governamentais para o desenvolvimento na província moçambicana.
Moçambique

Moçambique. Número de deslocados sobe para 20.558

O total de deslocados depois do ataque de Palma sobe para 20.558, mas estima-se que o número seja maior, por haver população que não chega a ser registada ou que ainda esteja escondida.
Moçambique

Palma. 18.661 pessoas já fugiram, diz organização

Fugiram de Palma 18.661 pessoas na sequência do ataque no dia 24 de março, onde 43% são crianças e 31% mulheres. "Centenas de deslocados continuam a chegar diariamente a pé."
Refugiados

Fundão com centro de formação dedicado a migrantes

260
Vai nascer no Fundão um novo centro de formação e capacitação profissional, que visa promover a integração no mercado de trabalho e a inclusão social de refugiados e estudantes estrangeiros.
Moçambique

Palma. Deslocados ascendem a 12,8 mil

Na sequência dos ataques na vila de Palma o número de deslocados sobe para 12.800, dos quais 43% são crianças. "Espera-se que muitas mais pessoas ainda estejam em movimento".
México

México. EUA recolhem 19.000 menores na fronteira

Foram recolhidas quase 19.000 crianças na fronteira entre os Estados Unidos da América e o México. A chegada de imigrantes sem documentos não para de aumentar desde a posse de Joe Biden.
Ajuda Humanitária

1,4 milhões de euros para migrantes e refugiados

456
Foram aprovados cinco projetos que se destinam ao apoio da integração de migrantes e refugiados no país, no valor total de 1,4 milhões de euros, maioritariamente financiados por fundos comunitários.
Coronavírus

ACNUR pede vacinas para os refugiados

A agência das Nações Unidas para os refugiados apela aos países que garantam a vacinação contra a Covid-19 aos refugiados e elogia as vinte nações que já começaram a imunizar estas pessoas.
Moçambique

Deslocados de Palma rejeitados pela Tanzânia

A Tanzânia não quis aceitar os cerca de 600 deslocados moçambicanos que sobreviveram aos ataques de Palma. Até ao final do dia, o governo não tinha ainda reagido a estas informações.
Terrorismo

Moçambique. Pemba recebeu 3.591 deslocados

Das 3.591 pessoas que chegaram a Pemba (capital de Cabo Delgado), vindas de Palma, 669 são crianças e 529 são mulheres.Três destas mulheres deram à luz durante as viagens.
Refugiados

UE e Turquia: os direitos dos requerentes de asilo

Negociar com uma Turquia é um desafio enorme, obrigando a UE a uma vigilância apertada às violações do acordo. E uma vigilância nunca poderá ser substituída pelo mero envio de ajuda financeira.
Clima

Papa quer respostas globais para deslocados 

O Papa considera que o aumento de pessoas deslocadas devido à crise climática está a tornar-se numa das principais emergências da atualidade e pede respostas globais para o problema.
Noticiário

9h. Cabo Delgado. ACNUR pede mais apoios

Fundo de quase um milhão de euros está a esgotar-se, não chega para dar resposta a todas as necessidades, com o aumento da violência na região, diz a responsável do alto comissariado.
Resposta Pronta

Cabo Delgado. "Não sei quando vai acabar"

A responsável do Alto comissariado da ONU para refugiados alerta que fundos para apoiar população estão a esgotar-se. Margarida Loureiro fala em grandes atos de violência contra mulheres e crianças.
Moçambique

Moçambique. Centenas fogem para a vizinha Tanzânia

186
Estima-se que entre 200 a 500 pessoas tenham passado a fronteira com a Tanzânia, a norte de Cabo Delgado, e o número continua a aumentar. Muitas crianças tiveram de passar o mato e enfrentar o terror.
Estado Islâmico

Forças curdas lançam operação contra EI

As Forças Democráticas da Síria estiveram por trás deste ataque concertado que decorreu no campo de Al Hol, no leste da Síria. O aglomerado de refugiados reúne 60 mil pessoas.
Migrantes

Europa. Chegadas de migrantes diminuíram em 2020 

Foram menos migrantes que chegaram à Europa em 2020, mas o número de mortes aumentou: pelo menos 2.300 morreram ou desapareceram no mar na tentativa de chegar ao continente.
África

Etiópia. Campos de refugiados foram destruídos 

ACNUR encontrou "ambos os campos totalmente destruídos e todas as instalações humanitárias saqueadas e vandalizadas" e perdeu o rasto a cerca de 20.000 refugiados eritreus.
Turquia

Uigures na Turquia contra visita de MNE chinês

A Turquia, que alberga 50 mil refugiados uigures, foi palco de manifestações contra a visita de Wang Yi ao país. Manifestantes temem que Ancara ratifique um acordo de extradição em troca de vacinas.
Papa Francisco

Papa pede orações pelos refugiados no Bangladesh 

Francisco pediu aos fiéis para rezarem pelas vítimas do incêndio num campo de refugiados no país do sul da Ásia. A maioria das 20000 pessoas atingidas são rohingyas, uma minoria perseguida em Myanmar.
Atualidade

Incêndio faz 28 mortos em campo Rohingya

Cerca de 400 pessoas continuam desaparecidas e milhares de abrigos foram destruídos. Incêndio acontece numa altura em que o governo do Bangladesh quer transferir Rohingya para uma ilha remota.
Quénia

Campos de refugiados: Quénia dá ultimato à ONU

Governo diz que não há lugar para mais negociações e fez "um ultimato de 14 dias para ter um roteiro sobre o encerramento final dos campos de refugiados Dadaab e Kakuma", em operação desde os anos 90.
Reino Unido

Governo britânico quer endurecer sistema de asilo

Londres quer que os migrantes que entrarem ilegalmente no país e cujo pedido de asilo for bem-sucedido recebem um estatuto de proteção temporário em vez de um direito automático de residência.
Incêndios

Sete mortos em incêndio em campo de refugiados 

Foram encontrados 7 mortos e as chamas destruíram entre 1000 e 1500 tendas, milhares de refúgios precários, albergues, centros de saúde, pontos de distribuição de alimentos e um hospital de campanha.
Líbano

Amnistia acusa Líbano de abusos contra refugiados

Amnistia denunciou o tratamento dado pelo Líbano aos refugiados sírios, como prisões injustas, métodos de tortura com recurso a choques elétricos, detenções arbitrárias e deportações ilegais.
Refugiados

Moçambique. Suécia dá apoio de quase 700 mil euros

O apoio da Suécia de mais de 7 milhões de coroas sueca vai permitir a assistência e proteção de 27.000 refugiados e requerentes de asilo que vivem em Moçambique e aos deslocados de Cabo Delgado.
Bangladesh

Bangladesh. Fogo destrói abrigos de refugiados 

O incêndio já "afetou abrigos, centros de saúde, pontos de distribuição e outras instalações" e estão quatro unidades de bombeiros no local. Não foi relatado nenhuma vítima mortal, até agora.
Migrações

Morreu Nabody, a bebé resgatada nas Canárias

568
Nabody tinha apenas 24 meses. Chegou na semana passada num barco de migrantes à ilha da Gran Canaria, em Espanha, já em hipotermia e paragem cardiorrespiratória.
Refugiados

Portugal recebeu 8 migrantes resgatados em Itália

391
O cidadãos são da Libéria, Camarões, Guiné-Bissau, Bangladesh e Nigéria. Portugal é o sexto país europeu que mais refugiados acolheu ao abrigo do Programa de Recolocação da União Europeia.
China

China. Amnistia pede entrega de crianças uigures 

Famílias exiladas denunciam situações em que crianças ficam entregues a familiares mas que são enviadas pelo Governo para "orfanatos". Organização pede a sua libertação para se reunirem com os pais.
Universidades

UBI acolhe duas famílias de refugiados 

140
São no total 15 pessoas que vão ficar durante 18 meses na Universidade da Beira Interior. Irão ficar no campus na universidade e cumprirão um programa de integração na comunidade local.
Coronavírus

ONU. Vacinação de refugiados irá durar até 2022

O alerta da lentidão no processo foi feito pelo Alto Comissariado da ONU para os Refugiados que, em dezembro passado, lançou um apelo aos doadores internacionais de cerca de 382 milhões de euros.
Refugiados

Declaração UE-Turquia: 5 anos de crise humanitária

Nenhum dos problemas gerados pela crise dos refugiados foi resolvido, os planos de recolocação continuam suspensos, assim como suspensas estão as missões de salvamento no Mediterrâneo.
Dia da Mulher

A política de asilo em Portugal e as mulheres /premium

Os programas de acolhimento em Portugal ainda têm um longo caminho a percorrer para se tornarem mais pró-ativos, participativos e modernizados.
Síria

31 mortos em campo de refugiados na Síria 

A violência aumentou no campo mais vasto de refugiados na Síria, controlado pelas forças curdas. Aí estão detidos "jihadistas" que combateram pelo Daesh mas 93% do campo são crianças e mulheres.
Refugiados

ONU alerta para fluxo de refugiados para o Níger

Mais de 7.660 refugiados já fugiram da Nigéria para Maradi, cidade no vizinho Níger, após nova onda de violência terrorista. Mas têm novos perigos no Níger: "Mortes terríveis, raptos e pilhagens".
Fact Check

ONU quer implementar microchip?

Publicação viral alega que Nações Unidas querem implementar um chip em toda a humanidade. Na verdade, trata-se de um projecto de identificação biométrica que começou com os refugiados em 2015.
Refugiados

Grécia anuncia encerramento de campo de refugiados

O ministro grego da Migração, Notis Mitarakis, anunciou que nas próximas semanas, quando estiver prevista a transferência de 1.104 refugiados para a Alemanha, o campo de Lesbos será encerrado.
Recep Tayyip Erdogan

Refugiados. Erdogan fala em violação de direitos

Presidente da Turquia acusa as forças de segurança gregas de cometeram atos de repressão contra os refugiados. E diz que a agência europeia Frontex tem participado nessa violação de direitos.
Refugiados

Grécia: a tragédia das crianças

Falta uma ação concertada das autoridades e de quem tem a responsabilidade de proteger os mais vulneráveis. E não são as ONG’s ou os políticos. São cuidadores sociais, médicos, todos os professores.
Alemanha

116 refugiados de Lesbos partiram para a Alemanha 

Cerca de 116 migrantes incluindo 30 famílias com crianças, maioritariamente originários do Afeganistão, Irão e Iraque embarcaram esta quarta-feira num voo direto para Hanover, na Alemanha.
Refugiados

CNR anuncia destruição de edifícios em Tigray 

O Conselho Norueguês para os Refugiados anunciou que vários edifícios seus, em Tigray, foram destruídos, tendo pedido uma investigação às ações que destruíram uma escola e um centro de saúde.
Refugiados

ONU critica países por não repatriarem refugiados 

Responsáveis da ONU pediram a 57 países que repatriem as mulheres e crianças que permanecem retidas em campos de refugiados no nordeste da Síria, criticando-os por não o fazerem.
Refugiados

Papa alerta para ajuda a migrantes menores

152
"Entre aqueles que por diversos motivos têm de deixar a sua pátria há dezenas de menores sem os seus familiares e que viajam expostos aos perigos", lembrou o Papa Francisco, pedindo apoio humanitária.
Refugiados

Ainda vamos a tempo de evitar uma nova Moria

107
Portugal tem a oportunidade única de conferir ao Novo Pacto para as Migrações, apresentado pela Comissão Europeia, o conteúdo digno e correspondente aos valores e ao quadro identitário europeu.
Nações Unidas

2,3 milhões de pessoas precisam de ajuda em Tigray

Pelo menos 2,3 milhões de pessoas necessitam de ajuda em Tigray devido ao conflito que começou naquela região há três meses. 70 trabalhadores humanitários estão à espera para poderem entrar na região.
África

Região etíope do Tigray em situação "muito grave"

Segundo o ACNUR, mais de 60.000 pessoas fugiram da violência em Tigray, tendo procurado refúgio no vizinho Sudão. É necessária ajuda "urgente".
União Europeia

Migrantes. Frontex suspende atividade na Hungria 

A Frontex, agência europeia de controlo de fronteiras, suspendeu a colaboração com a Hungria, após o país continuar a enviar requerentes de asilo para outros países -- desde 2015 foram 50 mil.
Refugiados

Portugal é "campeão" na defesa dos refugiados

142
O alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados esteve reunido com Eduardo Cabrita e apelidou Portugal de "verdadeiro campeão" na defesa dos refugiados. E garante o apoio a Pacto de Migrações.
Crise dos Refugiados

ACNUR. Portugal deve liderar tema dos refugiados

106
O Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados pede que Portugal "mostre liderança" na questão das migrações e "proteja melhor os refugiados da Europa".
Refugiados

Albânia resgata barco com 50 refugiados sírios

Navios policiais albaneses resgataram 50 refugiados sírios apanhados por uma intempérie quando tentavam chegar à Itália de barco, informaram as autoridades da Albânia.
União Europeia

Refugiados: a esperança acesa atrás do muro

Portugal sempre soube projetar uma filosofia clara na ordem internacional, promotora da paz, defensora dos direitos humanos e da democracia e que temos de continuar a aprofundar.
Refugiados

ONU anuncia novo campo de refugiados no Sudão 

Conflito na vizinha Etiópia, mais concretamente na província do Tigray, já provocou a deslocação forçada de mais de 56.000 etíopes. A ONU estima que um terço destes refugiados tenha menos de 18 anos.
Refugiados

Bósnia. Migrantes passam a noite em autocarros

Centenas de migrantes iam ser transferidos para instalações militares no centro da Bósnia, mas a relocalização falhou devido a protestos. As pessoas acabaram por passar a noite dentro dos autocarros.
Refugiados

Refugiados sem abrigo enfrentam inverno bósnio

Cerca de 3.000 refugiados sem abrigo estão acampados em florestas ou abrigados em edifícios abandonados no noroeste da Bósnia-Herzegovina. OIM pede "solução rápida" para o problema.
Refugiados

Portugal já recebeu 631 refugiados

1493
Do total de 631 refugiados acolhidos por Portugal, 253 chegaram do Egito e 378 da Turquia. Os mais recentes são três cidadãos iraquianos, todos da mesma família, que chegaram esta segunda-feira.
Resposta Pronta

"Há quem espere quatro anos por documentos"

Serviço Jesuíta aos Refugiados lança campanha "Vidas Em Espera" para alertar para falhas do Estado no acolhimento. "Portugal não trata os migrantes com o devido respeito, nem reconhece o seu valor". 
Egito

Portugal recebeu esta semana refugiados do Egito

As duas famílias vindas do Egito têm nacionalidade sudanense e foram acolhidas em Lisboa. Os três cidadãos foram acolhidos na Maia e os 21 menores espalhados por Braga, Leiria, Castelo Branco e Porto.
Migrações

Governo quer refugiados integrados em ano e meio

O plano de acolhimento passa pela integração de refugiados fora dos centros urbanos num período de 18 meses. O Governo procura também famílias dispostas a acolher os jovens que chegam a Portugal.
Migrações

OIM assistiu 219 refugados em Portugal

A Organização Internacional para as Migrações assistiu 219 refugiados reinstalados em Portugal e 72 crianças e jovens estrangeiros. Na sua maioria, são pessoas oriundas do Sudão, da Síria e Iraque.
Refugiados

Chegaram a Portugal 42 refugiados da Turquia

914
Os 42 refugiados serão acolhidos entre Loures (32) e Lisboa (10), sendo que, segundo o Ministério da Administração Interna tratam-se de 24 cidadãos iraquianos e 18 sírios.
Refugiados

ACNUR. Portugal recebeu 48 refugiados

165
Destes 48 refugiados, 21 serão acolhidos em Loures, 10 em Almada, 10 em São João da Madeira, 4 em Lisboa e 3 em Braga. Até ao momento, no âmbito do programa do ACNUR, chegaram a Portugal 578 pessoas.
Nações Unidas

Pandemia causou ataques a migrantes

255
Guterres descreve que no último ano aumentaram as crises de direitos humanos e de segurança em todo o mundo, inclusive violações dos direitos das crianças, afetando migrantes e refugiados.
Refugiados

Portugal recebeu mais 23 refugiados

Até ao momento, chegaram apenas a Portugal 530 pessoas no âmbito do Programa Voluntário de Reinstalação do ACNUR e da Comissão Europeia -- 285 estavam na Turquia.
Refugiados

Médica refugiada em Portugal partilha drama

"No meu país eu exercia medicina, mas na Turquia, dado o estatuto de refugiada, não me foi possível fazê-lo", conta Nadia Saad.
Refugiados

Programa para formar líderes no Porto

Cinquenta jovens, alguns refugiados e migrantes, estão integrados num programa para formar líderes, dando-lhe ferramentas para ingressar no mundo do trabalho.
Refugiados

Portugal recebeu mais 27 refugiados sírios

152
O Governo informou que 27 refugiados sírios provenientes da Turquia chegaram a Portugal, tendo sido acolhidos no Porto, Gondomar, Vila Viçosa e Miranda do Corvo.
Moçambique

Moçambique. 33 mil abandonaram zona dos ataques

Mais de 33.000 pessoas abandonaram o norte de Moçambique, região que tem sido palco da insurreição jihadista. "Houve um aumento de quatro vezes do número de refugiados", diz a OIM.
Atualidade

Refugiados esquecidos nos arredores de Paris

257
Cerca de dois mil refugiados vivem num acampamento improvisado ao lado do canal de Saint Denis, a 9 quilómetros da capital francesa.
Refugiados

Agência teme "desastre" em Gaza e no Líbano

A crise financeira da agência UNRWA é particularmente crítica na Faixa de Gaza, um enclave palestiniano com dois milhões de habitantes, onde o desemprego já ultrapassa os 50% da população.
Moçambique

Moçambique. Deslocados recebem terra em Sofala

As autoridades da província de Sofala, centro de Moçambique, estão a distribuir terra para acolher famílias deslocadas devido à violência armada em Cabo Delgado.
Imigração

Bolsa de Alojamento Urgente para refugiados

1091
Um investimento previsto no Programa de Recuperação e Resiliência vai prever respostas de habitação para pessoas refugiadas, imigrantes, comunidades nómadas e vítimas de tráfico de seres humanos.
Refugiados

Refugiados. Portugal vai ter um sistema único

309
O Governo garantiu a criação de um sistema único de acolhimento de integração de refugiados, que vai permitir "responder de forma ágil e articulada" aos vários desafios que o processo apresenta.
Refugiados

Fotos. Incêndio em campo de refugiados em Samos

Na passada segunda-feira, deflagrou um incêndio no campo de refugiados de Vathy, em Samos, dias após a ilha grega ter sofrido um mini-tsunami. O fogo não causou feridos, mas deixou vários sem abrigo.
Refugiados

Portugal recebe 22 menores de campos de refugiados

2293
É o segundo grupo de menores refugiados que Portugal recebe este ano. Alguns destes menores vêm de Lesbos, onde um campo de refugiados (Moria) ardeu em setembro.
Moçambique

Moçambique. Até 1.000 refugiados chegam a Pemba

A organização moçambicana Centro para a Democracia e Desenvolvimento estimou que a praia de Paquitequete, em Pemba, esteja a receber até 1.000 deslocados por dia desde sábado.
Resposta Pronta

Moria. "Novo campo tem condições ainda piores"

O incêndio no campo de Moria foi há um mês, mas os problemas continuam. Inês Avelãs descreve um cenário onde o "desespero e a tristeza" prevalecem entre os milhares de refugiados do novo Kara Tepe.
Refugiados

Portuguesa viveu como refugiada para obter fundos

Portuguesa residente no Reino Unido que cumpriu o desafio de viver uma semana com os mesmos alimentos e quantidades de um refugiado angariou mais de mil euros para uma organização humanitária. 
Migrações

Novo pacto para as migrações "fica aquém"

A Comissão Europeia propôs um novo Pacto para as Migrações e Asilo, com procedimentos mais rápidos e eficazes. Para o coordenador da Plataforma de Apoio aos Refugiados, novo pacto "fica aquém".
Grécia

Grécia quer repartição de migrantes na UE

156
A Grécia defende a "solidariedade obrigatória e a distribuição equitativa dos migrantes entre todos os Estados-membros, que equilibrará a responsabilidade suportada pelos países recetores".
Resposta Pronta

Migrações. "Faltam propostas legais e seguras"

Em reação à proposta do novo Pacto para as Migrações e Asilo, André Costa Jorge, coordenador da Plataforma de Apoio aos Refugiados, considera que não "privilegia a proteção dos migrantes".
Comissão Europeia

Bruxelas propõe pacto para migrações para os 27

A Comissão Europeia propôs esta quarta-feira um Pacto para as Migrações e Asilo, com procedimentos mais rápidos e eficazes que se aplica e deve ser assumido por todos os países da UE.
Migrantes

Moria. Milhares protestam na Alemanha

277
Milhares de pessoas protestaram na Alemanha para pedir à União Europeia que cuide dos refugiados desabrigados após os incêndios de Moria, em Lesbos.
Refugiados

Lisboa defende aumentar acolhimento de refugiados

108
Câmara de Lisboa defende a adoção de uma "estratégia integrada" e o efetivo aumento da capacidade real de acolhimento de refugiados, de forma a avaliar a receção de mais pessoas do campo de Moria.
Refugiados

Lesbos. Autoridades gregas transferem migrantes

Uma operação policial está em curso na ilha grega de Lesbos para transferir milhares de migrantes a viver na rua, depois do incêndio do campo de Moria, para um novo campo.
Resposta Pronta

"Há cada dia mais desespero. Não vêem solução"

Inês Avelar está em Lesbos e descreve a situação, uma semana depois dos incêndios. "As pessoas estão a viver em condições muito complicadas. Novo campo é precário. 12 mil pessoas continuam nas ruas".
Refugiados

Grécia processará pedidos de asilo de novo campo

Apenas os refugiados que se instalarem no novo campo de migrantes da ilha de Lesbos, que substitui temporariamente o campo de Moria, terão o direito de ter o seu pedido de asilo processado.
Crise dos Refugiados

Manifestações por acolhimento de refugiados na UE

1277
Cerca de 200 pessoas pediram em Portugal que a UE receba quem está no campo de refugiados de Moria, na Grécia. Nos cartazes lia-se "estamos no mesmo barco" e "solidariedade não tem bandeiras".
Refugiados

Refugiados. Portugal pressionado para acolher

675
A organização Humans Before Borders (HuBB) prepara campanha de pressão junto do Governo português para forçar o país a acolher refugiados.
Refugiados

Refugiados protestam em Lesbos após incêndios

Milhares de refugiados que ficaram sem teto após o incêndio no campo de Moria, em Lesbos, manifestaram-se na área onde estão a ser instaladas acomodações temporárias para os abrigar.
Refugiados

Portugal disponível para refugiados de Moria

A secretária de Estado adiantou que tal como o primeiro grupo de 25, os 28 menores que irão chegar este mês serão colocados em meio urbano e aprender a língua portuguesa.
Resposta Pronta

Moria. "ONGs estão a ter dificuldade em chegar"

Inês Avelar está na ilha de Lesbos e descreve a situação de mais de 13 mil refugiados, depois da destruição do campo de Moria. "Não têm comida, nem água, estão a dormir nas ruas com um cobertor".  
Ministério Administração Interna

Moria. Portugal disponível para receber refugiados

2279
Portugal já tem um acordo bilateral com a Grécia para receber refugiados e pode incluir neste acordo estes cidadãos. Será a Grécia a definir quem vem para Portugal.
Refugiados

Dez países da UE recebem 400 crianças de Moria

211
Dez países da União Europeia vão receber cerca de 400 migrantes menores desacompanhados, retirados da ilha grega de Lesbos após os incêndios que destruíram o campo de Moria.
Refugiados

Grécia promete abrigo para migrantes desalojados 

O Ministro das Migrações grego prometeu que ainda esta quinta serão tomadas "as ações necessárias" para que os grupos vulneráveis que ficaram desabrigados após o incêndio em Lesbos tenham onde dormir.
Refugiados

Refugiados de Moria expostos a mau tempo

O incêndio no campo na ilha de Lesbos destruiu 80% do recinto interno tendo deixado 3.500 pessoas desalojadas. As autoridades tentaram travar as fugas do campo com gás lacrimogéneo.
Resposta Pronta

Moria. "Situação é de caos total e absoluto"

207
Fabiana Faria está em Lesbos e relata a situação caótica que se está a viver no campo de refugiados de Moria, depois dos fogos desta madrugada. "Moria era uma bomba relógio desde o início do ano".
Refugiados

Milhares sem nada após fogo em campo de refugiados

100
Governo grego acredita que incêndios não foram acidentais: ocorreram após anúncio de casos de Covid-19 no campo de refugiados. Milhares sem ajuda. É uma "crise humanitária sem precedentes".
Cinema

Filme sobre refugiados pode ser rodado em Portugal

Inspirado em casos reais, o relato, que mistura factos e ficção, surgiu depois de o escritor, residente em Xangai durante 20 anos, ter descoberto arquivos de duas centenas de judeus.
Jogos Olímpicos

Os Jogos de dois refugiados que fintaram o destino /premium

Farid tornou-se Walizadeh na prisão. Tinha medo de lobos e talibãs, agora estuda arquitetura. Dorian, órfão, quer ser como Obikwelu. A história de dois refugiados em Portugal que sonham com os Jogos.
Refugiados

Vila Real. Projeto para integrar refugiados

309
Projeto está direcionado para "30 famílias", perspetivando-se a vinda de cerca de "100 pessoas" para o concelho, afirma o presidente da associação do setor do granito, Mauro Gonçalves.
Nova Zelândia

Nova Zelândia concede asilo a jornalista

A Nova Zelândia concedeu asilo político a jornalista que esteve seis anos detido num centro de refugiados na Austrália. O jornalista fugiu do Irão em 2013 após ter sido perseguido pelo seu trabalho.
Refugiados

Fundão pode receber refugiados vindos da Grécia

759
Centro para as Migrações do Fundão pode receber algumas das 500 crianças e jovens que Portugal vai acolher, oriundos de campos de refugiados na Grécia. Primeiro grupo de crianças já chegou a Portugal.
Migrantes

25 migrantes menores a caminho de Portugal

O primeiro grupo de menores não acompanhados que Portugal vai acolher, ao abrigo de um programa de relocalização, saiu da Grécia num "novo esforço" para apoiar esse programa.
Coronavírus

Refugiados. Bangladesh diz que conteve epidemia 

As autoridades do Bangladesh garantem que a epidemia do novo coronavírus foi "contida com sucesso" nos campos de refugiados da minoria muçulmana rohingya no país.
Refugiados

Primeiros menores da Grécia chegam a 7 de julho

226
O primeiro grupo de 25 menores não acompanhados provenientes do Afeganistão, Egito e Irão chegam a Portugal no dia 7 de julho. Instalações da Cruz Vermelha já estão preparadas.
Migração

UE. Pedidos de asilo voltam a aumentar 

Metade dos pedidos de asilo foram apresentados na Alemanha, França e Espanha. Portugal é o 24º com mais pedidos observou um aumento de 42% pedidos em 2019, contabilizando um total de 1.820 pedidos.
Moçambique

AI acusa Moçambique de ter refugiados em prisão

A Amnistia Internacional (AI) acusou as autoridades moçambicanas de manterem em prisão e em condições desumanas, há 18 meses, 16 refugiados e requerentes de asilo.
Refugiados

Refugiados: Urge encontrar "soluções duradouras"

105
Associações defenderam que urge encontrar "soluções duradouras" para o problema dos refugiados e que a UE deve "criar vias legais e seguras de acesso ao seu território"
Marcelo Rebelo de Sousa

PR. Portugal exemplo no acolhimento de refugiados

9235
Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que os portugueses têm "uma vocação de abertura e tolerância" e são "um exemplo mundial no acolhimento e integração dos refugiados".
Resposta Pronta

"É preciso não criminalizar as migrações"

262
André Costa Jorge, coordenador da Plataforma de Apoio aos Refugiados, pede que se cumpra a lei de proteção de migrantes. Caso de refugiados menores que vão chegar a Portugal vai ser acompanhada.
Refugiados

Aumentam pedidos de proteção de estrangeiros

Em vésperas do Dia Mundial do Refugiado, que se assinala no sábado, a presidente do Conselho Português para os Refugiados considerou que os números globais são “muito preocupantes e trágicos”.
Coronavírus

Pandemia agrava situação de refugiados 

O Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados recordou que 164 países em todo o mundo fecharam totalmente ou parcialmente as fronteiras, mas milhões fugiram para outros países.
Grécia

ONU critica plano grego para desalojar refugiados

O Alto Comissariado da ONU para os Refugiados manifestou uma "profunda preocupação" pelo desalojamento de vários milhares de refugiados na Grécia no âmbito de um plano que arrancou na segunda-feira.
Coronavírus

Bangladesh. Primeira morte em campo de refugiados

Um refugiado rohingya de 71 anos que vivia em Kutupalong, o maior campo de refugiados do mundo, foi a primeira pessoa a morrer devido à Covid-19 num campo no Bangladesh.
Atenas

Desalojamento de 11 mil refugiados gera protesto

Várias pessoas protestaram em Atenas contra a decisão do governo grego de desalojar, a partir da próxima semana, milhares de migrantes que obtiveram o estatuto de refugiado.
Refugiados

Orbán considera "perigosa" sentença de refugiados

Tribunal de Justiça da União Europeia determinou no passado dia 14 de maio que manter requerentes de asilo nas zonas de trânsito da Hungria equivalia a "detenção".
Refugiados

Os refugiados de que ninguém fala /premium

114
Onde param os 800 requerentes de asilo hospedados em hostels? Com ou sem pandemia vamos continuar a acolher os mais mil requerentes de asilo espontâneos, por ano, em provisórias ‘unidades hoteleiras’?
Tecnologia

12 universidades criam app para migrantes

O projeto, que integra a Universidade de Coimbra, quer capacitar o Egito no ensino de línguas estrangeiras através de metodologias de ensino e desenvolvimento de investigação em linguística.
Coronavírus

Últimos 56 requerentes de asilo deixaram Ota

Dos últimos 56 requerentes de asilo que se encontravam em quarentena na Base Aérea da Ota, 32 foram transferidos para a Unidade Militar de Santa Margarida, em Constância, e os restantes para Lisboa.
Coronavírus

Alemanha. Risco de infeção em centro de refugiados

Nestes centros, que chegam a acolher centenas de pessoas que partilham zonas comuns, várias famílias são obrigadas a conviver numa mesma habitação, o que pode aumentar o risco de infeção.
Coronavírus

"Resposta global ignora refugiados e fome"

226
A Amnistia Internacional denuncia que a resposta global à pandemia da Covid-19 está a ignorar as fragilidades de milhões de refugiados, além de estar a potenciar situações de precariedade e fome.
Refugiados

Croácia acusada de "humilhar" refugiados

158
Polícia croata acusada de pintar com spray cruzes nas cabeças de migrantes e refugiados que tentam entrar no país vindos da Bósnia. Objetivo será humilhá-los. ONU exige investigação.
Refugiados

Primeiras 25 crianças refugiadas chegam em junho

Portugal respondeu "de forma positiva" a um apelo da Grécia para um acolhimento de 5.500 crianças, oferecendo-se para acolher "500 menores não acompanhados", revelou o Governo.
Coronavírus

DGS. As orientações para os refugiados e migrantes

No documento publicado esta sexta-feira, a DGS reconhece que, entre os grupos mais vulneráveis à Covid-19 "estão incluídos, entre outros, os migrantes e os refugiados".
Coronavírus

ACNUR pede proteção sanitária para refugiados

O representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados na Grécia pediu que seja feita a transferência de refugiados em risco de contágio pela Covid-19 para hotéis.
Coronavírus

140 famílias em Angola pedem assistência alimentar

Mais de 140 famílias de refugiados em Angola precisam de assistência alimentar "para sobreviverem", em período de confinamento social devido à Covid-19.
Coronavírus

Fact Check. Há 1500 refugiados a viver em Lisboa?

207
Uma publicação diz que há 1500 refugiados a viver em hostels com condições melhores do que as dos portugueses. É falso. São cerca de 850 e muitos dormem em quartos com várias pessoas, sem condições.
Imigração

Governo quer imigrantes do turismo na agricultura

2567
Secretária de Estado das Migrações afirma, em entrevista ao Público, que Governo quer encaminhar imigrantes do turismo para agricultura. Ao Observador, sindicato teme política de baixos salários.
Refugiados

Portugal será o próximo país a receber refugiados

Depois de Luxemburgo e Alemanha, Portugal será o terceiro país voluntário da União Europeia a receber menores não acompanhados oriundos de campos de refugiados das ilhas gregas.
Coronavírus

Testes em massa aos refugiados a viver em hostels

362
Durante a manhã foram testadas 78 pessoas numa pensão em Arroios. No sábado, foram testadas 30. Não porque haja um caso suspeito, mas para "controlar os requerentes de asilo", diz o SEF ao Observador.
ONG

Bordalo II leiloa peça em benefício de ONG

A peça está a ser leiloada "online" e "o montante da venda reverterá integralmente para as 5 ONG médicas que se encontram a trabalhar nos campos de refugiados em Lesbos e Samos".
Coronavírus

Centros de acolhimento de refugiados estão cheios

Conselho Português para os Refugiados (CPR) admitiu que o aumento dos pedidos de asilo em Portugal provocou a sobrelotação dos seus centros, tendo de recorrer a alojamento externo.
Coronavírus

Os hostels sem espaço que abrigam os refugiados

572
Hostel com 138 infetados pode não ser caso único. No Hostel Istanbul há quartos para 4 pessoas. Na Residência Beirã aglomeram-se à porta. Conselho para os Refugiados admite o problema, mas nada mudou.
Coronavírus

Turquia. Ativistas alertam para falta de proteção

Organizações não-governamentais e coletivos de advogados lembraram o nível de fragilidade física dos refugiados acolhidos e realçam a "assistência médica muito limitada" em centros na Turquia.
Coronavírus

800 requerentes de proteção alojados em hostels

Cerca de 800 dos requerentes de proteção que o Conselho Português para os Refugiados (CPR) está a acompanhar encontram-se em alojamentos externos aos serviços, em hostels na cidade de Lisboa.
Global Shapers

“Fiquem em casa”. Qual casa?

575
Já está claro para muitas pessoas que esta pandemia é um teste aos serviços de saúde e à capacidade das sociedades se organizarem e protegerem. Mas também é um teste à nossa humanidade e solidariedade
Refugiados

Grécia. OIM quer reinstalar 5 mil refugiados

A OIM vai instalar pequenas casas pré-fabricadas em campos de refugiados que administra na Grécia continental, e está a planear alugar hotéis e edifícios públicos para acomodar pessoas.
Coronavírus

Berlim quer acolher 350 a 500 menores migrantes 

A Alemanha informou as autoridades gregas e a ONU que queria receber entre 350 e 500 crianças migrantes que estão neste momento em campos gregos. "Num primeiro passo", Berlim vai receber 50 menores.
Refugiados

Tribunal acusa países de falharem obrigações

O tribunal acusa estes países de recusarem participar no mecanismo temporário de recolocação de requerentes refugiados, abrindo caminho a eventuais sanções pecuniárias aos três Estados-membros.
Coronavírus

Grécia impõe quarentena a campo de refugiados

Nos próximos 14 dias fica totalmente proibido entrar e sair do campo de refugiados de Ritsona, que tem 2.000 pessoas. Decisão anunciada após detetarem o 1º caso. Neste momento, há já 20 infetados.
Refugiados

Refugiados "rezam à espera que o vírus não chegue"

1473
Medidas de contenção da Covid-19 já chegaram aos campos de refugiados da Grécia, mas o difícil acesso a água e a cuidados de saúde tornam a população extremamente vulnerável.
Atualidade

Grécia. Criança morre em incêndio em Lesbos

158
Tinha entre seis e sete anos e é a vítima mortal de um incêndio no maior campo de refugiados da Europa. Com 20 mil pessoas, o campo de Moria está sobrelotado e os incidentes repetem-se.
Noticiário

11h. Lesbos. Incêndio destrói centro de refugiados

Centro Social era um importante ponto de encontro para os refugiados do maior campo da Europa. Causas ainda não foram apuradas.
Refugiados

Incêndio destrói centro social de refugiados

O centro social, fundado em 2017 por uma Organização Não Governamental (ONG) suíça, era um importante ponto de encontro para os refugiados dos campos de Moria - o maior campo de refugiados da Europa.
Atualidade

Criança perdida em Edirne reencontra família

455
Menice é afegã, tem 10 anos e perdeu-se da família quando tentava entrar na Grécia. Quatro dias depois, reencontrou o pai. Há várias crianças no meio do caos que se instalou na fronteira greco-turca.
Turquia

Santos Silva: Turquia usa refugiados como arma

Ministro dos Negócios Estrangeiros acusou a Turquia de utilizar os refugiados "como arma de arremesso" ao abrir fronteiras e frisou que acordo de 2016 apoiou milhares de pessoas durante quatro anos.
Refugiados

Refugiados sírios "empurrados" para a Grécia

Um grupo de refugiados acusou o exército turco de os ter "transferido" para a Grécia, abandonando-os nas margens do rio que separa os dois países, sem dinheiro nem telemóveis.
Atualidade

As imagens dos confrontos nas fronteiras gregas

328
A Grécia está a impedir a entrada de migrantes, depois de a Turquia ter aberto caminho para que os que estão no seu território sigam caminho para a Europa. Multiplicam-se confrontos nas fronteiras.
Crise dos Refugiados

Plataforma disponível para acolher refugiados

2019
Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR) mostrou-se disponível para acolher refugiados sírios que se encontram na Turquia e apela ao Governo para que seja aplicado o acordo bilateral com a Grécia.
Refugiados

Plataforma já acolheu quase 800 refugiados

172
A PAR pretende desconstruir preconceitos negativos em torno dos migrantes e aproximá-los da sociedade portuguesa. A plataforma admite que "reforçou o sentido ético dos responsáveis políticos".
Fact Check

Refugiado "de passagem" recebe 875 euros?

1452
Imagem viral denuncia que um refugiado recebe 875 euros por mês, enquanto um reformado com 40 anos de descontos não chega aos 400. No entanto, esse está longe de ser o valor atribuído aos refugiados.
Atualidade

Violência, lixo, traumas. Campos gregos em rutura

172
O lixo escorre entre as tendas, há crianças com traumas severos, confrontos têm feito vítimas mortais. A 22 de de janeiro, as ilhas de Lesbos, Chios e Samos fecharam os serviços e protestam nas ruas.
Crise dos Refugiados

Ilhas gregas em greve contra campos sobrelotados

227
A maioria das lojas e serviços públicos de Lesbos, Samos e Chios estão fechados esta quarta-feira, em protesto contra a forma como o governo grego está a gerir a distribuição de migrantes pelo país.
A página está a demorar muito tempo.