Refugiados

Refugiados

Portugal vai acolher 100 refugiados da Grécia

Portugal vai acolher nos próximos meses 100 refugiados que estão na Grécia, no âmbito de um acordo formalizado entre os dois países, depois de visita do MAI à Grécia em outubro.
Refugiados

13 mil refugiados regressaram à Síria

Chefe da diplomacia jordana, Ayman Safadi, afirma que a comunidade internacional deve continuar a assumir "a sua responsabilidade". Em 2018, regressaram à Síria cerca de 50 mil refugiados.
Venezuela

Brasil recebe 587 venezuelanos desde sexta-feira

Depois de Maduro ter determinado o fecho da fronteira, o Brasil já recebeu 587 venezuelanos com visto de residência temporária ou como refugiados
Crise dos Refugiados

Morreu o padeiro que ajudava refugiados na Grécia

448
Dionisis Avranitakis cozia e distribuía pães de graça aos refugiados que chegavam a Kos, mesmo antes de que o Governo grego tivesse tempo de reagir e arranjar abrigos para aquelas pessoas.
Meteorologia

Chegada de tufões põe em risco casas de rohingyas

A Cruz Vermelha advertiu que 82% dos refugiados rohingyas vivem em casas construídas com materiais frágeis, perante a iminente chegada de tempestades e climas extremos na estação chuvosa.
Refugiados

ONU pede 815 milhões para crise de rohingyas

Ajuda e serviços básicos, como alimentos, água, saneamento e abrigo, representam mais de metade das necessidades de financiamento para este ano para ajudar refugiados em Myanmar e no Bangladesh.
Refugiados

A nova vida de 42 resgatados pelo navio Aquarius

A cidade de Lille, em França, recebeu 42 sudaneses resgatados pelo navio Aquarius em junho de 2018. Passados 7 meses, estão a aprender uma nova vida com o suporte do governo francês e ONG.
Migrações

Em 16 dias, 4216 pessoas chegaram à Europa por mar

586
Os migrantes que chegaram à Europa por via marítima no início de 2019 representam quase o dobro do total de chegadas registado no mesmo período de 2018. No total, deram entrada 4.216 migrantes.
Refugiados

Jovem saudita em fuga consegue asilo no Canadá

600
Fugiu da família que estava de férias no Kuwait. Ficou retida na Tailândia onde se barricou num quarto de hotel. Perdeu o direito a viajar para a Austrália, mas conseguiu asilo no Canadá.
Refugiados

OCDE. Refugiados terão impacto mínimo na Europa

Os requerentes de asilo e refugiados nos países da OCDE passaram de dois milhões em meados de 2013 para 5,9 milhões quatro anos depois, e o primeiro recetor foi a Turquia.
Espanha

Navio Open Arms tem crianças da Síria e Somália

111
O diretor do programa Save The Children anunciou que alguns dos menores do navio Open Arms, que atracou esta sexta-feira no porto de Crinavis, são crianças da Somália e da Síria que fogem da guerra.
Refugiados

Crianças refugiadas empurradas das fronteiras

A maior parte destes incidentes ocorreu na fronteira entre Croácia e Sérvia, mas na Sérvia também houve crianças que foram empurradas das fronteiras da Bulgária, Macedónia, Grécia, Hungria, Roménia.
Crise dos Refugiados

Refugiados sírios chegam a Portugal

5.753
Primeiras 33 pessoas do grupo de cerca de mil refugiados que Portugal se disponibilizou a receber já chegaram. Vêm do Egito e Sudão do Sul, ao abrigo do esquema de redistribuição europeu.
Refugiados

Apoio a refugiados pode render uma obra de Banksy

A escultura política "Dream Boat" foi doada por Banksy a uma loja londrina para ajudar refugiados. Com apenas duas libras é possível entrar num concurso de adivinhas que pode dar direito à obra.
Nações Unidas

ONU aprova Pacto Global contra vontade dos EUA

239
Os Estados Unidos e a Húngria votaram contra o Pacto Global para os refugiados, mas ainda assim o documento foi aprovado por grande maioria dos países que compõem a ONU e não tem valor vinculativo.
Crise dos Refugiados

Da incerteza do Aquarius para um emprego no Fundão

211
À chegada ao trabalho, Gebru e Hadush cumprimentam os colegas com um "Bom Dia" que representa uma verdadeira conquista. Há poucos meses estavam no navio 'Aquarius' e desconheciam o futuro.
OCDE

Países da OCDE melhoram integração dos migrantes  

Muitos países fizeram "importantes melhorias" na integração dos imigrantes, mas as aptidões destas pessoas continuam a ser desaproveitadas, dificultando progressão económica e inclusão social.
Eleições

Novo Presidente do México toma hoje posse

Andrés Manuel Lopez Obrador será empossado e não terá tarefa simples pela frente - aos problemas económicos do país junta-se a grave crise migratória que ainda não tem solução à vista.
Donald Trump

Trump ameaça fechar fronteira com México

184
O Presidente dos EUA voltou a autorizar os militares a usarem "força letal" contra os migrantes, "se necessário". E ameaça fechar a fronteira, caso considere que o México perdeu o controlo.
Refugiados

50% dos refugiados já não precisam de apoios extra

269
Quase metade dos refugiados que Portugal acolheu desde dezembro de 2015 deixou de precisar de apoios complementares quando o seu período de acolhimento institucional terminou.
Refugiados

Restabelecido o abastecimento de água a refugiados

As três famílias de refugiados sírios instaladas em Miranda do corvo que ficaram sem água e eletricidade em casa assinaram os contratos de arrendamento que lhes permite resolver a situação.
Refugiados

Plataforma defende revisão do modelo de integração

A Plataforma de Apoio aos Refugiados afirmou que o caso das três famílias de Miranda do Corvo não é uma situação isolada, defendendo assim a revisão do modelo de integração de refugiados em Portugal.
Refugiados

Ministra não garante sucesso total no acolhimento

137
Maria Manuel Leitão Marques foi questionada sobre a situação dos refugiados sírios de Miranda do Corvo, que viram ser cortados os serviços de água e eletricidade.
Refugiados

Cem refugiados venezuelanos formam-se no Brasil

Cem refugiados provenientes da Venezuela receberam na segunda-feira um certificado de conclusão de cursos de qualificação profissional no município brasileiro de Manaus, no estado do Amazonas.
Refugiados

Famílias refugiadas ficam sem água e eletricidade

1.481
Três famílias de refugiados sírios instalados em Miranda do Corvo ficaram sem água e eletricidade nas casas que habitam por ordem da Fundação ADFP, proprietária das habitações.
Refugiados

Mais de 500 migrantes resgatados no mar de Alborão

A Guarda Civil e as patrulhas do Salvamento Marítimo espanhol resgataram 526 pessoas na zona do Mediterrâneo Ocidental. Viajavam em embarcações precárias.
Migração

UE quer usar detectores de mentiras nas fronteiras

333
A União Europeia anunciou um projeto de deteção de mentiras, que visa identificar migrantes ilegais nas fronteiras da Hungria, Grécia e Letónia. O projeto está a suscitar críticas a nível mundial.
Refugiados

Portugal recebe cem refugiados agora, mil em 2019

1.246
Portugal vai receber cem refugiados que estão em campos na Grécia no âmbito de um acordo entre os dois países. No próximo ano, esse número pode chegar aos mil, segundo o ministro Eduardo Cabrita.
Refugiados

Portugal recebe 150 refugiados em novembro

Portugal vai receber, em novembro, cerca de 150 refugiados que estão no Egito, naquele que será o primeiro grupo de mais de mil pessoas que vão ser reinstaladas em Portugal até 2019.
Negociações de Paz

África. Mais de 10 mil pessoas cruzaram fronteira 

A reabertura da fronteira veio na sequência da declaração de paz entre os dois países africanos, que colocou fim a décadas de conflito fronteiriço.
Fotojornalismo

Fotojornalista da Lusa vence prémio internacional 

126
Uma fotografia do fotojornalista José Sena Goulão, da Agência Lusa, vence prémio internacional de melhor foto de 2018 da Aliança de Agências de Notícias do Mediterrâneo (AMAN).
Moçambique

Três mil refugiados já regressaram ao país natal

Segundo fonte do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, ainda não foi assinado acordo entre os dois países. Para trás, ficaram cerca de 10 famílias.
Venezuela

Peru volta a permitir entrada de venezuelanos

O Governo do Peru voltou a permitir a entrada de imigrantes venezuelanos sem passaporte desde a noite de sexta-feira, cumprindo uma ordem judicial que eliminou esta restrição.
Migrações

Cerca de 70 mil refugiados a viver em Angola

Muitos dos refugiados estão a viver com "grandes limitações por falta de documentos e/ou expirados", afirmou esta quarta-feira o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados em Angola.
Migrações

58 migrantes do Aquarius já desembarcaram em Malta

Os 58 migrantes resgatados perto da costa líbia pelo navio humanitário Aquarius desembarcaram hoje no porto de La Valeta, em Malta, depois de terem esperado quase uma semana.
Refugiados

UE propõe 40 milhões para ajudar aos refugiados

A Comissão Europeia propôd reservar mais 40 milhões de euros aos refugiados palestinianos, de modo a permitir que escolas e estabelecimentos de saúde continuem a funcionar.
Refugiados

Venezuela no 3.º lugar dos pedidos de asilo

O número de novos pedidos de asilo aumentou 4% na União Europeia no segundo trimestre do ano, face aos primeiros três meses, mas recuou 12% na comparação homóloga, com a Venezuela em terceiro lugar.
Venezuela

Venezuela pede declaração de "crise de refugiados"

A Assembleia Nacional da Venezuela, onde a oposição detém a maioria, pediu na quarta-feira aos países membros da Organização de Estados Americanos que declarem uma "crise refugiados".
Refugiados

Refugiados. ONU lamenta decisão dos EUA

328
Os EUA anunciaram a decisão de cortar o financiamento à ONU para assistência aos refugiados. Guterres emitiu um apelo aos outros países para que ajudem a preencher a brecha financeira existente.
Refugiados

Refugiados. UE critica decisão norte-americana

Na sexta-feira, os Estados Unidos anunciaram o corte financeiro à agência da ONU, cujas atividades foram consideradas tendenciosas.
Luanda

Luanda tem 15.555 refugiados e 30 mil pedem asilo

Philippa Candler indicou que a ONU está em conversações com o Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) angolano para um maior controlo sobre o registo de refugiados e requerentes de asilo.
Refugiados

Milhares de rohingyas assinalam fuga da Birmânia

Milhares de refugiados rohingyas manifestaram-se nos campos de refugiados do distrito de Cox's Bazar, Bangladesh, para exigir "justiça", um ano depois da fuga em massa.
Iraque

Iraque. O português que levou água aos refugiados /premium

4.908
Pedro Santos vive no Iraque, onde trabalha para dar saneamento e higiene a quem fugiu da guerra e do Estado Islâmico, e conta ao Observador como um boné do Benfica lhe abriu um check-point iraquiano.
Venezuela

Mais de 1.000 venezuelanos abandonam Brasil

296
Episódios de violência registados junto ao acampamento em Pacaraima, cidade perto da fronteira. Vários habitantes expulsaram-nos do acampamento e queimaram os seu pertences.
Refugiados

Brasil encerra fronteiras a migrantes venezuelanos

Um juiz brasileiro ordenou o encerramento da fronteira com a Venezuela a migrantes deste país. A decisão já foi indeferida pelo Supremo, mas fronteira ainda não foi reaberta.
Refugiados

Capitão do Lifeline fala do futuro dos refugiados

O capitão do navio humanitário Lifeline desejou "um futuro melhor" aos refugiados que ajudou a resgatar do Mediterrâneo em julho e que chegaram no domingo a Portugal.
Migrantes

Polícia resgata 35 migrantes no Mediterrâneo

Os migrantes, que se encontram em bom estado de saúde, chegaram ao porto da província de Granada, onde foram recebidos pela Cruz Vermelha, que providenciou primeiros cuidados sanitários e alimentos.
Estados Unidos da América

EUA. Mais de 460 pais deportados sem os filhos

Os números divulgados pelas autoridades norte-americanas são preliminares e podem ser mais altos, admitem. Administração Trump tem meta de reunir pais detidos com os seus filhos até quinta-feira.
Migração

Crianças detidas no aeroporto: não há boa solução /premium

322
A situação é complexa e ninguém consegue apontar uma solução perfeita. Ter crianças retidas em aeroportos não agrada a ninguém, mas a ideia de as separar dos pais também não.
Síria

140 mil sírios precisam de corredor humanitário

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados diz que cerca de 140 mil sírios continuam no sudeste do país e necessitam de um corredor humanitário para fugir aos combates em Deraa.
Venezuela

Venezuela. Cerca de 16 mil pedem refúgio no Brasil

Cerca de 16 mil venezuelanos pediram refúgio em Roraima nos primeiros seis meses deste ano, 20% mais do que em todo o ano de 2017, segundo dados da polícia federal.
Estados Unidos da América

EUA acolheram 33 mil refugiados em 2017

Os EUA continuam a liderar a admissão de refugiados em 2017 com 33.000, seguido pelo Canadá (27.000), Austrália (15.000), Reino Unido (6.000) e Alemanha, Suécia, França e Noruega com 3.000 cada.
União Europeia

Refugiados, migrantes e a vitória do populismo /premium

170
Que é que aconteceu para que uma Europa tão diligente em ir salvar vidas humanas, até com armas se for preciso, se tenha transformado num conjunto de estados incapazes de acolher refugiados de guerra?
Refugiados

China oferece ajuda humanitária ao Bangladesh

A China vai oferecer ajuda humanitária ao Bangladesh, visando abrigar e alimentar centenas de milhares de refugiados da minoria muçulmana rohingya oriundos de Myanmar (antiga Birmânia).
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Pedidos de asilo a Portugal aumentaram 19% em 2017

Os pedidos de asilo a Portugal aumentaram 19,1% em 2017 face a 2016, ascendendo a 1.750, sendo a maioria de cidadãos asiáticos e africanos, revela Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
Amal Clooney

Amal Clooney: "Eu sou uma refugiada" 

374
Amal Clooney contou a sua experiência pessoal enquanto refugiada do Líbano e falou sobre o país que a acolheu. Sobre a política de imigração de Trump diz que, não só é ilegal, é também imoral.
Refugiados

Portugal acolhe migrantes recusados em Itália

4.290
Portugal vai acolher refugidos a bordo de barco alemão à deriva no Mediterrâneo. É a segunda vez que o país lança a mão a refugiados em cima do encontro entre Marcelo e Donald Trump.
Migrações

Possível desembarque do navio Lifeline em Malta

O porta-voz do governo francês, Benjamin Griveaux, disse que "parece estar a delinear-se uma solução europeia" para o navio Lifeline com 234 migrantes a bordo com o "possível desembarque" em Malta.
Refugiados

Milhares de migrantes são abandonados no Saara

120
A Argélia está a expulsar milhares de migrantes para o Níger, abandonando-os no meio do deserto do Saara. OIM estima que 30 mil morreram na travessia desde 2014.
Global Shapers

Quando chegará o último Aquarius?

É preciso conciliar a liberdade de movimento enquanto direito humano fundamental e a gestão económica, cultural e social das migrações - e permitir que esta segunda vertente seja sobrevalorizada.
Migrações

Eurodeputado alerta para situação no Lifeline

O eurodeputado do PCP João Pimenta Lopes alertou hoje para o perigo de as alterações do mar previstas agravarem a situação dos 234 migrantes resgatados pela embarcação Lifeline, ao largo de Malta.
Nações Unidas

Merkel defende regresso de refugiados à Síria

Angela Merkel disse que a Alemanha está a "trabalhar para encontrar uma solução política na Síria que permita o regresso dos refugiados a sua casa" e defendeu que devem voltar com ajuda da ONU.
Migrações

Ministro italiano: Malta deve aceitar migrantes

Matteo Salvini, que criticou, durante a campanha eleitoral, os navios de resgate de ONG's, disse esta sexta-feira que Malta devia permitir a entrada dos migrantes no seu território.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)