Refugiados

Natação

Síria, refugiada, nadadora, é hoje atleta olímpica

4.457
Yusra Mardini tem 20 anos. Há três, empurrou um barco avariado no meio do mar Egeu enquanto fugia da guerra na Síria, o país onde nasceu. Em 2016, tornou-se atleta olímpica no Rio de Janeiro.
Refugiados

Portugal concedeu 500 pedidos de asilo em 2017

Em 2017, Portugal respondeu de forma positiva a 500 pedidos de asilo. Os sírios foram os principais beneficiários da concessão de asilo, seguindo-se os eritreus e os ucranianos.
Venezuela

Brasil. Imigrantes venezuelanos vão ter abrigos

Abrigos serão construídos no Estado de Roraima e estarão a funcionar até ao final de maio. Vão acolher imigrantes venezuelanos que cruzam a fronteira para escapar à crise económica e política no país.
Malásia

Malásia. Resgatados 56 refugiados rohingya

Foi intercetada uma embarcação de refugiados rohingya esta terça-feira, na Malásia. Nela seguiam 56 pessoas, entre as quais 18 mulheres e 19 crianças. Agora "encontram-se em boas condições".
Mundo

Ilha de Lesbos com novo recorde de refugiados

Pelo menos 375 pessoas chegaram à costa da ilha grega de Lesbos nas últimas 24 horas, um número recorde desde 2016, segundo as autoridades gregas.
Brasil

Brasil volta a ter casos de sarampo

O Brasil voltou a registar casos de sarampo. O primeiro caso identificado foi uma criança venezuelana, habitante de rua. Os venezuelanos têm cobertura vacinal baixa, o que preocupa as autoridades.
Refugiados

Angola em 3º nos pedidos de asilo a Portugal

Portugal recebeu 1.015 primeiros pedidos de asilo em 2017. República do Congo, Ucrânia e Angola são os países de onde chegam mais pedidos.
Angola

Refugiados. ONU pede que Angola pare repatriamento

As autoridades angolanas repatriaram 530 refugiados congoleses entre os 25 e 27 de fevereiro, contrariando as recomendações da ACNUR. A ONU está preocupada com esta decisão do país.
Síria

Ghouta. Foi estabelecido corredor humanitário 

As autoridades sírias criaram um corredor para retirar civis de Ghouta oriental. Um canal de televisão sírio divulgou imagens do corredor humanitário junto a um campo de refugiados palestinianos.
Refugiados

UE. 10,2 milhões para Portugal acolher refugiados 

202
A UE vai contribuir com cerca de 10,2 milhões de euros, "na sequência da disponibilidade manifestada por Portugal para receber mais 1.010 refugiados".
Israel

Protestos contra expulsão de 38 mil  imigrantes

Cerca de dez mil pessoas protestaram em Telavive contra o plano israelita para expulsar do país 38 mil imigrantes africanos, sob ameaça de serem detidos caso se neguem a fazê-lo "voluntariamente".
Refugiados

Portugal vai acolher 1.010 refugiados até 2019

542
O Governo anunciou que Portugal vai acolher mais 1.010 refugiados até 2019, num acordo celebrado no âmbito do programa de reinstalação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.
Refugiados

Refugiados. Portugal deixou 1.400 lugares vagos

Segundo o relatório anual da Amnistia Internacional, Portugal acolheu mais de 1.500 refugiados, oriundos de postos de acolhimento na Grécia e na Itália, mas deixou 1.400 lugares por preencher.
Migrações

Morreram mais de 1.200 crianças migrantes

Mais de 1.200 crianças morreram ao tentar atravessar o Mediterrâneo, desde 2014. Estas mortes representam menos de 5% do total de mortes. Os dados são da Organização Internacional para as Migrações.
Angola

Não é possível repatriar refugiados do Congo

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados considera que não há condições para repatriar os refugiados congoleses em Angola. Mais de 30.000 congoleses fugiram para Angola.
Migrantes

Polícia marítima portuguesa resgata 34 migrantes

A Polícia Marítima portuguesa, em missão na ilha grega de Lesbos, resgatou 34 migrantes, entre os quais 12 crianças. Integrada na operação POSEIDON, a polícia já resgatou 1.042 migrantes do mar Egeu.
Vaticano

Rohingya. Papa agradece a líder do Bangladesh

O Papa Francisco recebeu no Vaticano a primeira-ministra do Bangladesh e agradeceu-lhe pelo esforço que o país tem feito para acolher os refugiados da minoria muçulmana Rohingya, que fogem de Myanmar.
Diplomacia

Ministro britânico reúne-se com líder da Birmânia

Boris Johnson reúne-se com Suu Kyi, após visitar campos no Bangladesh onde se refugiam os 690.000 refugiados rohingya fugidos à violência na Birmânia.
Crise dos Refugiados

Portugal é exemplo a acolher refugiados sírios

193
O Comissário Europeu Christos Stylianides enalteceu a iniciativa de Sampaio, a criação de uma plataforma de apoio aos estudantes sírios, considerando que foi fundamental para a sua adaptação.
Palestina

Palestina. Deterioração da situação humanitária

Os EUA comunicaram que iam reduzir os fundos que deveriam entregar à Associação para os refugiados palestinianos. As ONG alertam agora para o "impacto humanitário" dessa ação.
Migrantes

10 mortos e 90 desaparecidos em naufrágio na Líbia

Um naufrágio na costa da Líbia fez pelo menos dez mortos e outras 90 pessoas estão ainda desaparecidas. A ONU acredita que oito das vítimas mortais são paquistanesas.
Alemanha

Direito de reagrupamento familiar suspenso  

A suspensão do direito de reagrupamento familiar foi decidida no princípio de 2016, depois de, em 2015, a Alemanha ter recebido quase um milhão de refugiados e foi agora prolongado até julho.
Migrações

Pedidos de asilo caem quase para metade em 2017

Segundo os dados da EASO, o ano passado houve 706.913 pedidos de asilo, o que representa uma quebra de 43% face a 2016, depois de quase um milhão de pessoas ter chegado à Europa, em 2015.
Refugiados

Amnistia denuncia acordo entre Itália e Líbia

A Amnistia Internacional denunciou as consequências desumanas do acordo assinado há um ano entre Itália e Líbia para impedir refugiados e migrantes de entrarem na Europa.
Refugiados

Portugal ainda disponível para acolher refugiados

104
António Costa disse que Portugal continua disponível para receber refugiados, mas admite que o mecanismo de recolocação e reinstalação. "tem sido lento a funcionar"
Estados Unidos da América

EUA levantam interdição de entrada de refugiados

Os Estados Unidos levantaram a interdição de entrada no território norte-americano a refugiados de 11 países. Contudo as condições de admissão passam a ser mais exigentes.
Suécia

Suécia. O coma misterioso dos jovens refugiados

430
Quando sabem que o pedido de asilo foi negado e que vão ser deportados, entram num estado de apatia profunda, semelhante a um coma. Médicos e investigadores não conseguem identificar a causa.
Iémen

Mais de 32 mil iemenitas deslocados em dois meses

A intensificação dos combates no Iémen originou mais de 32 mil novos refugiados nos últimos dois meses, os quais se juntam aos cerca de 2 milhões as suas regiões de origem.
Palestina

UNRWA recolhe fundos após corte dos EUA  

A Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina lançou uma campanha de recolha de fundos depois de Trump ter anunciado que vai cortar as contribuições em mais de metade.
Refugiados

Angola e Congo analisam regresso de refugiados

Angola e República Democrática do Congo estão a analisar o regresso de refugiados congoleses que estão há quase um ano em território angolano. Angola acolhe desde março mais de 30 mil refugiados.
Papa Francisco

Papa convida 2.100 sem-abrigo para circo em Roma

O papa Francisco vai convidar 2.100 pessoas, entre sem-abrigo, presos e refugiados, para o circo em Roma. O sumo pontífice já tinha tido uma iniciativa semelhante em 2016.
Refugiados

Cerca de metade dos refugiados abandonaram o país

708
O relatório sobre o programa de acolhimento de refugiados refere que, entre 17 de dezembro de 2015 e 29 de novembro de 2017, chegaram a Portugal 1.520 pessoas, 51% das quais abandonaram o país.
Igreja Católica

Cardeal patriarca segue o exemplo do Papa

306
Na primeira missa de 2018, na Benedita, Manuel Clemente citou a mensagem de ano novo do papa Francisco e apelou aos católicos para que dirijam um "olhar de paz" a imigrantes e refugiados.
Papa Francisco

Papa pede uma igreja "humilde" 

470
Na primeira celebração eucarística de 2018, o Papa Francisco criticou os que incitam o medo aos imigrantes e avisou: "As migrações globais continuarão a marcar o nosso futuro"
Refugiados

Refugiados. Grécia denuncia hipocrisia da Europa 

133
A Grécia denunciou a atitude hipócrita da Europa em relação às crianças refugiadas, afirmando que os países europeus recusam acolher os muitos menores não acompanhados.
Refugiados

250 refugiados resgatados do Mar Mediterrâneo

Viajavam num bote de borracha grande e em dois barcos mais pequenos. No total, mais de 250 refugiados foram resgatados por Itália do Mar Mediterrâneo, na noite de segunda para terça-feira.
Líbia

Corredores humanitarios para refugiados líbios

140
Perto de 10.000 pessoas que se encontram nos campos de refugiados na Líbia poderão beneficiar em 2018 de corredores humanitários que os levem com segurança para a Europa.
Myanmar

Denunciada destruição de mais aldeias rohingya

A Human Rights Watch recorreu a imagens de satélite para identificar os novos incidentes que elevam para 354 o número de aldeias total ou parcialmente queimadas.
Refugiados

Especial/ Adriana, a portuguesa que ajuda 300 refugiados

3.169
Como uma portuguesa de 23 anos consegue ajudar centenas de refugiados em Bruxelas e arranjar-lhes dormida: Adriana Costa Santos precisou apenas de um telemóvel e de um grupo de Facebook.
Myanmar

Myanmar. Num mês morreram 9 mil rohingyas

Pelo menos nove mil rohingyas morreram no Estado de Rakhine entre 25 de agosto e 24 de setembro, segundo investigações dos Médicos Sem Fronteiras em acampamentos de refugiados no Bangladesh.
Refugiados

ONU pede acolhimento urgente para 1300 migrantes

As Nações Unidas lançaram um apelo urgente para o acolhimento de 1.300 refugiados "extremamente vulneráveis". Os migrantes estão bloqueados na Líbia.
Crimes Sexuais

Rapazes e homens sírios vítimas de abuso sexual

177
A ONU documenta numerosos casos de violência sexual contra homens e rapazes sírios, depois de terem entrevistado 196 refugiados e 73 trabalhadores humanitários.
Myanmar

Acordo entre Myanmar e Bangladesh ainda sem efeito

O acordo entre Myanmar e o Bangladesh para a repatriação dos rohingyas ainda não tem efeitos visíveis. Mais de 620 mil refugiados rohingya fugiram para o Bangladesh.
Ministério Administração Interna

Refugiados. BE exige dados sobre integração

Bloco assume "preocupação" com a falta de informação sobre o acolhimento de refugiados. Governo garante que relatório cumprirá os prazos e será apresentado até ao final do ano.
Migrantes

Alemanha paga a quem volte ao seu país

146
Desde 2014 que os pedidos de asilo dos refugiados têm vindo a aumentar na Alemanha. A campanha "Your country. Your future. Now!" pretende dar ajuda monetária a quem queira regressar ao país de origem.
Presidente Trump

EUA deixam pacto mundial da ONU sobre migrantes 

478
A missão norte-americana na ONU informou António Guterres que os EUA "terminaram a sua participação no pacto mundial sobre a migração". O acordo visava melhorar gestão internacional deste movimento.
Papa Francisco

Papa reuniu-se com membros da minoria rohingya

O Papa encontrou-se com 16 membros da minoria rohingya no Bangladesh. "Em nome daqueles que lhes causaram danos, diante da indiferença do mundo, peço-vos perdão", disse Francisco no encontro.
África

700 mil migrantes estão a viver em campos na Líbia

O presidente da União Africana alertou para a existência de 700 mil migrantes a viver em campos de refugiados na Líbia. A Guiné-Bissau acredita que existem guineenses e está a tratar do repatriamento.
Refugiados

Portugal vai receber mais de mil refugiados

794
Portugal fez um pedido de alargamento da sua quota de participação no programa de reinstalação de refugiados. 1.010 refugiados vindos da Turquia e outros países devem chegar a Portugal.
Refugiados

Papua Nova Guiné. Refugiados barricados retirados

Os últimos refugiados que recusavam abandonar o centro de detenção de migrantes em Manus foram retirados. Os 378 homens foram levados para residências.
Migrantes

Europa. Número de migrantes vindos da Líbia desce

No terceiro trimestre do ano registou-se uma descida no número de migrantes que chegam à Europa vindos da Líbia. A travessia feita a partir da costa marroquina foi a que registou menos pessoas.
Myanmar

'Rohingya'. Bangladesh e Myanmar assinam acordo

O Bangladesh e Myanmar assinaram um acordo para o repatriamento de mais de 620 mil membros da minoria 'rohingya'. O êxodo dos 'rohingya' começou no final de agosto.
Oceania

Polícia intervém em acampamento de Manus

A polícia da Papua Nova Guiné entrou num acampamento de migrantes de Manus, desencadeando receios de uma evacuação forçada. Centenas de migrantes recusam "passar de uma prisão para outra".
Migrações

Rohingya: pressão da ONU pode ser "prejudicial"

A líder do Governo birmanês alertou para a pressão que a ONU tem exercido devido à crise dos rohingyas, dizendo que se pode revelar "prejudicial" ao regresso de centenas de milhares de refugiados.
Estados Unidos da América

Especial/ Imigrantes e refugiados: como vivem na era Trump

Imigrantes em Hazleton, refugiados em Lancaster. Duas cidades que têm sido confrontadas com o aumento dos estrangeiros e onde se votou em massa em Donald Trump. O que mudou num ano?
Myanmar

Rohingyas naufragam no golfo de Bengala

Pelo menos quatro pessoas morreram na sequência do naufrágio de um barco que transportava até 45 refugiados da minoria rohingya procedentes de Myanmar, ocorrido no golfo de Bengala.
Refugiados

Maioria dos refugiados rohingya são crianças

A maioria dos quase 600 mil refugiados rohingya no Bangladesh são crianças que sofrem de desnutrição e estão expostos a doenças infeciosas e a perigos à integridade física e moral, afirma a Unicef.
Myanmar

580 mil rohingyas já fugiram para o Bangladesh

Mais de 580 mil rohingyas já fugiram de Myanmar, rumo ao Bangladesh. Milhares e milhares de refugiados estão em campos sem condições e sobrelotados.
Áustria

Áustria elegeu o PM mais novo do mundo

1.257
Sebastian Kurz tem 31 anos, ganhou as eleições legislativas austríacas e defende a proibição da entrada de refugiados no país. A extrema-direita vai, muito provavelmente, integrar o governo.
Moçambique

Moçambique é "paraíso seguro" para imigrantes

Moçambique tornou-se "um paraíso seguro" para imigrantes, acolhendo atualmente mais de 20 mil refugiados, considerou esta segunda-feira o Programa Alimentar Mundial.
Refugiados

Kofi Annan insta ONU a pressionar Birmânia

Kofi Annan, antigo secretário-geral das Nações Unidas, quer o regresso às regiões de origem dos refugiados rohyinga. Mais de 500 mil rohingya fugiram da violência na Birmânia para o Bangladesh.
Myanmar

150 mil crianças rohingyas "desnutridas"

Mais de 150 mil crianças refugiadas rohingyas com menos de cinco anos, no Bangladesh, estão "severamente desnutridas", anunciou a Care Internacional.
Myanmar

Myanmar acusado de bloquear ajuda a rohingya

A organização não-governamental Burma Human Rights Network acusou o governo birmanês de estar a bloquear a entrega de ajuda humanitária às aldeias da minoria muçulmana rohingya no oeste do país.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site