460kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Refugiados

Guerra na Ucrânia

Refugiado de 5 anos morre atropelado por trotineta

Rapaz foi mortalmente atropelado por uma trotineta elétrica que "circulava a uma velocidade excessiva" em Nice. Família tinha chegado a França no início da guerra na Ucrânia.
Guerra na Ucrânia

"Rapariga do Napalm" acompanha refugiados 

Atualmente com 59 anos e cidadã canadiana, Phan Thi Kim Phuc acompanhou retirada de 236 refugiados da guerra da Ucrânia. Voo partiu de Varsóvia rumo ao Canadá.
Hungria

Imigração. Hungria ataca Bruxelas e Soros

MNE acusou a Comissão Europeia e George Soros de organizar a chegada de refugiados à Europa. "Não é uma questão de direitos humanos, é uma questão de ameaça à segurança", diz Szijjártó.
Guerra na Ucrânia

SEF. Atribuidas 46 mil proteções temporárias

Portugal atribuiu 46.181 proteções temporárias a pessoas que fugiram da guerra na Ucrânia, 28% das quais concedidas a menores. Lisboa, Cascais e Porto lideram pedidos.
Refugiados

Reguengos de Monsaraz. SPA dá casa a refugiados

A casa histórica de António Gião foi cedida gratuitamente pelo SPA para acolher refugiados da guerra da Ucrânia. Autarquia de Reguengos de Monsaraz fica encarregue das despesas e de equipar o espaço.
Guerra na Ucrânia

Refugiados já foram encaminhados, garante CML

Pessoas à espera de alojamento fugiram da guerra na Ucrânia, mas não têm nacionalidade ucraniana. Laurinda Alves chegou a associar falta de resposta a racismo.
Refugiados

SEF atribiui quase 45 mil proteções temporárias

O SEF atribuiu 45 mil proteções temporárias aos refugiados da guerra entre os quais 737 crianças que chegaram a Portugal sem os pais. Lisboa, Cascais e Porto são as cidades com mais pedidos.
Noticiário

21h. Embaixadora. Associação satisfeita com saída

A associação defende que a diplomata estava há demasiado tempo no cargo. Ainda neste jornal, o Bloco de Esquerda aponta o dedo ao ministro da economia, por querer apostar na mineração do mar.
Resposta Pronta

"Pessoas recusam ajuda, nem sabem que é de graça"

Kateryna Gora é voluntária na organização ucraniana Dobra Sprava, que resgata civis das zonas de guerra. "Maior problema é encontrar combustível" mas há pessoas que "nem sabem que podem ser ajudadas".
Nações Unidas

Grécia. "Atmosfera de medo" para refugiados

A política migratória do governo grego, acusa a ONU, criou uma "atmosfera de medo" para os candidatos a asilo e as organizações não governamentais de defesa dos direitos humanos.
Educação

Governo. Mais cursos de português para refugiados

A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, defendeu que a educação é fundamental para combater o fenómeno dos refugiados e prometeu mais cursos de português.
Estados Unidos da América

Crises provocaram "número recorde" de refugiados

O secretário de Estado norte-americano destacou que os EUA são o maior doador individual de assistência humanitária do mundo, tendo fornecido mais 12,34 mil milhões de euros em 2021.
Noticiário

15h. BCE quer aumentar taxas de juro em Setembro

Presidente do Banco Central Europeu avisa que o elevado valor da inflação se vai manter nos próximos meses. Ainda neste jornal, BE diz que o país está a falhar no acolhimento a refugiados.
Refugiados

BE diz que país falha no acolhimento a refugiados

Catarina Martins diz que "Portugal não tem feito a sua parte no acolhimento a refugiados" e aponta críticas ao Governo que considera estar a abandonar as pessoas que procuram asilo.
Resposta Pronta

"Ucranianos gastaram cá tudo o que tinham"

Pavlo Sadokha, presidente da Associação de Ucranianos em Portugal, explica que os pedidos de ajuda "aumentaram nas últimas semanas". Ucranianos que chegaram há três meses "gastaram tudo o que tinham".
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo diz que acolhimento é obrigação social

No Dia Mundial do Refugiado, Marcelo Rebelo de Sousa disse que acolher refugiados é uma das obrigações da sociedade portuguesa e reforçou que os portugueses demonstram "inclusão e tolerância".
Reino Unido

Boris confia na legalidade de voos de deportação

Plano prevê deportação para o Ruanda de imigrantes que entrem ilegalmente no Reino Unido à procura de asilo. Primeiro-ministro diz que travão de tribunal europeu é "estranho soluço de última hora".
Refugiados

Ruanda. Deportados ficam no histórico Hope Hostel

Sob contestação da oposição e de associações de direitos humanos, o governo de Ruanda prepara o histórico Hope Hostel para a receção dos migrantes deportados pelo Reino Unido.
Reino Unido

Tribunal trava voo de refugiados para o Ruanda

Primeiro voo que ia levar refugiados do Reino Unido para o Ruanda foi travado por Tribunal Europeu dos Direitos Humanos. Caso de iraquiano que seguia a bordo esteve na origem da decisão "excecional".
Guerra na Ucrânia

Atribuídas mais de 42 mil proteções temporárias

O SEF adianta que dos pedidos de proteção temporária, 12.743 foram concedidas a menores. Foram ainda emitidos 37.881 certificados de concessão de autorização de residência.
Refugiados

Afinal, o que é ser refugiado?

No atual momento, requisitos rígidos da condição de refugiado podem comprometer a conservação dos direitos das pessoas que já deixaram a Ucrânia. É imperiosa a flexibilização desses requisitos.
Noticiário

18h. PSD retira pedido de audição à CM Setúbal

Os social-democratas retiraram o requerimento que pedia a audição do autarca e da embaixadora da Ucrânia sobre o acolhimento de ucranianos por parte de associações pró-Rússia em Setúbal.
Noticiário

17h. AR suspende grupo de amizade com a Rússia

Iniciativa aprovada por unanimidade num encontro da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portugueses. Ainda neste jornal, a antevisão de Matheus Nunes do jogo frente à República Checa.
Guerra na Ucrânia

24 mil ucranianos pediram proteção temporária

Segundo a Eurostat, os países que mais refugiados de guerra ucranianos acolheram em março, sob o regime de proteção temporária, foram a Polónia, República Checa e Eslováquia.
Noticiário

16h. Inquérito Refugiados. Chega contacta PSD

Com chumbo do PS e abstenção social-democrata a esta primeira proposta, Chega não desiste e tenta convencer PSD e IL. Governo aprovou proposta de alterações à lei laboral.
Guerra na Ucrânia

38 mil ucranianos pediram proteção temporária

O secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Tiago Antunes, anunciou que 38 mil ucranianos já pediram a Portugal o regime de proteção temporária.
Assembleia Da República

Montenegro entra no debate entre PSD e Chega

No debate sobre o pedido de comissão de inquérito ao caso de Setúbal, Ventura lembrou que Montenegro defende a ideia e pressionou o PSD a votar a favor. Sociais-democratas não gostaram de intromissão.
África

África com dez crises mais negligenciadas

O Conselho Norueguês para Refugiados considerou que dez das crises de deslocados mais negligenciadas do mundo estão em África, devido falta de financiamento, de atenção dos média e de iniciativas.
Migrantes

Autoridades espanholas resgatam 250 pessoas no mar

Foram localizadas quatro embarcações perto das ilhas de Lanzarote e Fuerteventura, nas Canárias, com 217 pessoas a bordo, incluindo oito menores. Mais 38 homens foram resgatados de outra embarcação.
Guerra na Ucrânia

Ucrânia. Há mais de 6,8 milhões de refugiados

Além do número de refugiados, a ONU regista oito milhões de deslocados internos na Ucrânia, mas refere que os fluxos de saída do país têm diminuído nas últimas semanas.
Guerra na Ucrânia

CML: Organização de refugiados pede esclarecimento

A organização Refugiados Ucranianos denuncia a existência de seis organizações e que "nenhuma dessas foram consultadas ou tiveram conhecimento do projeto desenvolvido e do protocolo assinado".
Guerra na Ucrânia

SEF: Portugal acolhe mais de 39 mil refugiados

Desde o início da invasão, Portugal concedeu 39.346 proteções temporárias a cidadãos ucranianos e a estrangeiros que residiam na Ucrânia, 25.481 dos quais a mulheres e 13.865 a homens.
Refugiados

Navio com migrantes procura porto para doentes

Alguns dos 296 migrantes a bordo do navio "Ocean Viking" da ONG "SOS Mediterrâneo" necessitam urgentemente de tratamento médico. Muitos apresentam sinais de violência.
Refugiados

ONU alerta para travessias perigosas nas Caraíbas

As Nações Unidas lembram que as Caraíbas vivem um fluxo crescente de migrantes e refugiados devido à instabilidade política e à insegurança socioeconómica enfrentada por países como Haiti ou Honduras.
Guerra na Ucrânia

Ucrânia: CM de Lisboa valida honra de associação

A Câmara de Lisboa assegurou que a honorabilidade da Associação dos Ucranianos em Portugal foi validada junto da embaixada da Ucrânia e do Alto Comissariado para as Migrações.
Guerra na Ucrânia

Pelo menos 310 ucranianos deixaram Portugal

Dos 38.278 refugiados vindos da Ucrânia que pediram proteção temporária a Portugal desde o início da guerra, 310 pediram o cancelamento da autorização e deixaram o país.
Guerra na Ucrânia

Miranda do Corvo promove habitação para refugiados

Câmara Municipal indica que três famílias ucranianas, num total de 10 pessoas, foram já albergadas em habitações locais. Dois agregados alojados com intervenção da autarquia.
Guerra na Ucrânia

SEF atribuiu mais de 38 mil proteções temporárias

O SEF revela que dos pedidos de proteção temporária autorizados 12.377 diziam respeito a menores. Também foram emitidos 34.544 certificados de concessão de autorização de residência.
Noticiário

6h. Ucrânia "cada vez mais perto" de entrar na UE

Presidente ucraniano acredita que acordo fronteiriço com Polónia é mais um passo para entrar na União Europeia. Ainda, há mais de 100 milhões de deslocados em todo o mundo, devido a conflitos.
António Costa

Costa vai visitar centro de refugiados em Varsóvia

António Costa vai dar uma conferência de imprensa conjunta com o homólogo polaco e de seguida parte para o Estadio Nacional de Varsóvia, onde está instalado um centro de acolhimento de refugiados.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.