Refugiados

Venezuela

Venezuela pede declaração de "crise de refugiados"

A Assembleia Nacional da Venezuela, onde a oposição detém a maioria, pediu na quarta-feira aos países membros da Organização de Estados Americanos que declarem uma "crise refugiados".
Refugiados

Refugiados. ONU lamenta decisão dos EUA

328
Os EUA anunciaram a decisão de cortar o financiamento à ONU para assistência aos refugiados. Guterres emitiu um apelo aos outros países para que ajudem a preencher a brecha financeira existente.
Refugiados

Refugiados. UE critica decisão norte-americana

Na sexta-feira, os Estados Unidos anunciaram o corte financeiro à agência da ONU, cujas atividades foram consideradas tendenciosas.
Luanda

Luanda tem 15.555 refugiados e 30 mil pedem asilo

Philippa Candler indicou que a ONU está em conversações com o Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) angolano para um maior controlo sobre o registo de refugiados e requerentes de asilo.
Refugiados

Milhares de rohingyas assinalam fuga da Birmânia

Milhares de refugiados rohingyas manifestaram-se nos campos de refugiados do distrito de Cox's Bazar, Bangladesh, para exigir "justiça", um ano depois da fuga em massa.
Iraque

Iraque. O português que levou água aos refugiados /premium

4.908
Pedro Santos vive no Iraque, onde trabalha para dar saneamento e higiene a quem fugiu da guerra e do Estado Islâmico, e conta ao Observador como um boné do Benfica lhe abriu um check-point iraquiano.
Venezuela

Mais de 1.000 venezuelanos abandonam Brasil

296
Episódios de violência registados junto ao acampamento em Pacaraima, cidade perto da fronteira. Vários habitantes expulsaram-nos do acampamento e queimaram os seu pertences.
Refugiados

Brasil encerra fronteiras a migrantes venezuelanos

Um juiz brasileiro ordenou o encerramento da fronteira com a Venezuela a migrantes deste país. A decisão já foi indeferida pelo Supremo, mas fronteira ainda não foi reaberta.
Refugiados

Capitão do Lifeline fala do futuro dos refugiados

O capitão do navio humanitário Lifeline desejou "um futuro melhor" aos refugiados que ajudou a resgatar do Mediterrâneo em julho e que chegaram no domingo a Portugal.
Migrantes

Polícia resgata 35 migrantes no Mediterrâneo

Os migrantes, que se encontram em bom estado de saúde, chegaram ao porto da província de Granada, onde foram recebidos pela Cruz Vermelha, que providenciou primeiros cuidados sanitários e alimentos.
Estados Unidos da América

EUA. Mais de 460 pais deportados sem os filhos

Os números divulgados pelas autoridades norte-americanas são preliminares e podem ser mais altos, admitem. Administração Trump tem meta de reunir pais detidos com os seus filhos até quinta-feira.
Migração

Crianças detidas no aeroporto: não há boa solução /premium

322
A situação é complexa e ninguém consegue apontar uma solução perfeita. Ter crianças retidas em aeroportos não agrada a ninguém, mas a ideia de as separar dos pais também não.
Síria

140 mil sírios precisam de corredor humanitário

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados diz que cerca de 140 mil sírios continuam no sudeste do país e necessitam de um corredor humanitário para fugir aos combates em Deraa.
Venezuela

Venezuela. Cerca de 16 mil pedem refúgio no Brasil

Cerca de 16 mil venezuelanos pediram refúgio em Roraima nos primeiros seis meses deste ano, 20% mais do que em todo o ano de 2017, segundo dados da polícia federal.
Estados Unidos da América

EUA acolheram 33 mil refugiados em 2017

Os EUA continuam a liderar a admissão de refugiados em 2017 com 33.000, seguido pelo Canadá (27.000), Austrália (15.000), Reino Unido (6.000) e Alemanha, Suécia, França e Noruega com 3.000 cada.
União Europeia

Refugiados, migrantes e a vitória do populismo /premium

170
Que é que aconteceu para que uma Europa tão diligente em ir salvar vidas humanas, até com armas se for preciso, se tenha transformado num conjunto de estados incapazes de acolher refugiados de guerra?
Refugiados

China oferece ajuda humanitária ao Bangladesh

A China vai oferecer ajuda humanitária ao Bangladesh, visando abrigar e alimentar centenas de milhares de refugiados da minoria muçulmana rohingya oriundos de Myanmar (antiga Birmânia).
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Pedidos de asilo a Portugal aumentaram 19% em 2017

Os pedidos de asilo a Portugal aumentaram 19,1% em 2017 face a 2016, ascendendo a 1.750, sendo a maioria de cidadãos asiáticos e africanos, revela Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
Amal Clooney

Amal Clooney: "Eu sou uma refugiada" 

374
Amal Clooney contou a sua experiência pessoal enquanto refugiada do Líbano e falou sobre o país que a acolheu. Sobre a política de imigração de Trump diz que, não só é ilegal, é também imoral.
Refugiados

Portugal acolhe migrantes recusados em Itália

4.290
Portugal vai acolher refugidos a bordo de barco alemão à deriva no Mediterrâneo. É a segunda vez que o país lança a mão a refugiados em cima do encontro entre Marcelo e Donald Trump.
Migrações

Possível desembarque do navio Lifeline em Malta

O porta-voz do governo francês, Benjamin Griveaux, disse que "parece estar a delinear-se uma solução europeia" para o navio Lifeline com 234 migrantes a bordo com o "possível desembarque" em Malta.
Refugiados

Milhares de migrantes são abandonados no Saara

120
A Argélia está a expulsar milhares de migrantes para o Níger, abandonando-os no meio do deserto do Saara. OIM estima que 30 mil morreram na travessia desde 2014.
Global Shapers

Quando chegará o último Aquarius?

É preciso conciliar a liberdade de movimento enquanto direito humano fundamental e a gestão económica, cultural e social das migrações - e permitir que esta segunda vertente seja sobrevalorizada.
Migrações

Eurodeputado alerta para situação no Lifeline

O eurodeputado do PCP João Pimenta Lopes alertou hoje para o perigo de as alterações do mar previstas agravarem a situação dos 234 migrantes resgatados pela embarcação Lifeline, ao largo de Malta.
Nações Unidas

Merkel defende regresso de refugiados à Síria

Angela Merkel disse que a Alemanha está a "trabalhar para encontrar uma solução política na Síria que permita o regresso dos refugiados a sua casa" e defendeu que devem voltar com ajuda da ONU.
Migrações

Ministro italiano: Malta deve aceitar migrantes

Matteo Salvini, que criticou, durante a campanha eleitoral, os navios de resgate de ONG's, disse esta sexta-feira que Malta devia permitir a entrada dos migrantes no seu território.
Refugiados

Refugiados constroem roda "gigante" para crianças

Os imigrantes rohingya têm lutado contra os danos das chuvas das monções dentro dos campos de refugiados em Bangladesh. Para que as crianças possam brincar, construíram rodas "gigantes" de madeira.
Refugiados

Marcelo: defender refugiados é uma obrigação

No Dia Mundial do Refugiado, Marcelo Rebelo de Sousa diz que é obrigação das sociedades democráticas defender os refugiados e elogia "o amplo consenso nacional" sobre a sua integração no país.
União Europeia

Refugiados: depois da chegada, o que acontece?

154
O drama dos refugiados não passa só pela jornada que os conduz até aos países de destino mas também por todos os desafios e adversidades que encontram quando procuram construir uma nova vida.
Refugiados

"Solidariedade" no Dia Mundial do Refugiado

289
Na quarta-feira, "o mundo celebra a coragem e a resiliência de milhões de refugiados" e este ano "solidariedade" é a palavra escolhida para dar mote às iniciativas do CPR.
Refugiados

Aquarius. Parlamento condena Itália e Malta

Esta sexta-feira, o parlamento condenou a ação dos governos italiano e maltês de não terem permitido o desembarque de 629 migrantes que estavam a bordo do Aquarius.
Moçambique

Mais de 40 mil refugiados em Moçambique em 2017

Moçambique recebeu mais 14 mil refugiados em 2017 do que em 2015. Por outro lado, há cerca de três mil refugiados moçambicanos no Malaui.
Refugiados

As "28 mil chamadas" que salvaram o Aquarius

Esteve três dias sem rumo, sobrelotado com 629 refugiados. As imagens mostram as condições a que foram sujeitos, durante um impasse político resolvido pelo governo espanhol com "28 mil chamadas".
Migrações

Espanha quer pressionar UE a discutir migração

Ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol diz que a oferta de Pedro Sánchez para acolher o navio "Aquarius" foi uma decisão direta e pessoal para pressionar a UE a discutir políticas migratórias.
Refugiados

"Aquarius" vai para Espanha com ajuda italiana

O navio "Aquarius" que transporta 629 migrantes vai atracar em porto espanhol. O "Aquarius" transportará uma centena de passageiros e os restantes serão divididos por dois barcos militares italianos.
Refugiados

Marcelo enaltece acolhimento de refugiados

O Presidente da República enalteceu, na segunda-feira, o facto de Espanha ter acolhido o navio "Aurora", com 629 refugiados. Disse que o gesto representa "o verdadeiro espírito europeu".
Hungria

Hungria vai vetar quotas para refugiados 

405
O Governo da Hungria opõe-se frontalmente ao sistema de repartição de refugiados na União Europeia, tendo recusado receber qualquer pessoa.
Marrocos

Naufrágio a norte de Marrocos faz quatro mortos

Apenas 12 dos 30 ocupantes de uma embarcação, que saiu de Marrocos em direção a Espanha, foram resgatados com vida.
Refugiados

Portugal recebeu até maio 179 refugiados

Portugal recebeu já 179 refugiados dos 1.201 a que se comprometeu no âmbito dos programas de reinstalação de pessoas em campos fora da União Europeia.
Venezuela

Venezuela. Brasil abrirá 2 abrigos para refugiados

Os novos centros de apoio vão nascer em Rureima, estado brasileiro que desde 2017 tem recebido milhares de venezuelanos em fuga do seu país de origem.
Refugiados

UE destina mais 560 ME para ajuda humanitária

Federica Mogherini instou a Rússia e o Irão "a pressionar Damasco" para que aceite sentar-se na mesa de negociações com o objetivo de encontrar uma solução política para a Síria.
Refugiados

O canto de refugiados durante o resgate

167
Milhares lançam-se ao mar, à espera de uma Europa que os salve. Quando são resgatados, agradecem e cantam por terem sobrevivido. São as lágrimas e as canções de quem teve a vida por um fio.
Natação

Síria, refugiada, nadadora, é hoje atleta olímpica

5.205
Yusra Mardini tem 20 anos. Há três, empurrou um barco avariado no meio do mar Egeu enquanto fugia da guerra na Síria, o país onde nasceu. Em 2016, tornou-se atleta olímpica no Rio de Janeiro.
Refugiados

Portugal concedeu 500 pedidos de asilo em 2017

Em 2017, Portugal respondeu de forma positiva a 500 pedidos de asilo. Os sírios foram os principais beneficiários da concessão de asilo, seguindo-se os eritreus e os ucranianos.
Venezuela

Brasil. Imigrantes venezuelanos vão ter abrigos

Abrigos serão construídos no Estado de Roraima e estarão a funcionar até ao final de maio. Vão acolher imigrantes venezuelanos que cruzam a fronteira para escapar à crise económica e política no país.
Malásia

Malásia. Resgatados 56 refugiados rohingya

Foi intercetada uma embarcação de refugiados rohingya esta terça-feira, na Malásia. Nela seguiam 56 pessoas, entre as quais 18 mulheres e 19 crianças. Agora "encontram-se em boas condições".
Mundo

Ilha de Lesbos com novo recorde de refugiados

Pelo menos 375 pessoas chegaram à costa da ilha grega de Lesbos nas últimas 24 horas, um número recorde desde 2016, segundo as autoridades gregas.
Brasil

Brasil volta a ter casos de sarampo

O Brasil voltou a registar casos de sarampo. O primeiro caso identificado foi uma criança venezuelana, habitante de rua. Os venezuelanos têm cobertura vacinal baixa, o que preocupa as autoridades.
Refugiados

Angola em 3º nos pedidos de asilo a Portugal

Portugal recebeu 1.015 primeiros pedidos de asilo em 2017. República do Congo, Ucrânia e Angola são os países de onde chegam mais pedidos.
Angola

Refugiados. ONU pede que Angola pare repatriamento

As autoridades angolanas repatriaram 530 refugiados congoleses entre os 25 e 27 de fevereiro, contrariando as recomendações da ACNUR. A ONU está preocupada com esta decisão do país.
Síria

Ghouta. Foi estabelecido corredor humanitário 

As autoridades sírias criaram um corredor para retirar civis de Ghouta oriental. Um canal de televisão sírio divulgou imagens do corredor humanitário junto a um campo de refugiados palestinianos.
Refugiados

UE. 10,2 milhões para Portugal acolher refugiados 

202
A UE vai contribuir com cerca de 10,2 milhões de euros, "na sequência da disponibilidade manifestada por Portugal para receber mais 1.010 refugiados".
Israel

Protestos contra expulsão de 38 mil  imigrantes

Cerca de dez mil pessoas protestaram em Telavive contra o plano israelita para expulsar do país 38 mil imigrantes africanos, sob ameaça de serem detidos caso se neguem a fazê-lo "voluntariamente".
Refugiados

Portugal vai acolher 1.010 refugiados até 2019

542
O Governo anunciou que Portugal vai acolher mais 1.010 refugiados até 2019, num acordo celebrado no âmbito do programa de reinstalação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.
Refugiados

Refugiados. Portugal deixou 1.400 lugares vagos

Segundo o relatório anual da Amnistia Internacional, Portugal acolheu mais de 1.500 refugiados, oriundos de postos de acolhimento na Grécia e na Itália, mas deixou 1.400 lugares por preencher.
Migrações

Morreram mais de 1.200 crianças migrantes

Mais de 1.200 crianças morreram ao tentar atravessar o Mediterrâneo, desde 2014. Estas mortes representam menos de 5% do total de mortes. Os dados são da Organização Internacional para as Migrações.
Angola

Não é possível repatriar refugiados do Congo

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados considera que não há condições para repatriar os refugiados congoleses em Angola. Mais de 30.000 congoleses fugiram para Angola.
Migrantes

Polícia marítima portuguesa resgata 34 migrantes

A Polícia Marítima portuguesa, em missão na ilha grega de Lesbos, resgatou 34 migrantes, entre os quais 12 crianças. Integrada na operação POSEIDON, a polícia já resgatou 1.042 migrantes do mar Egeu.
Vaticano

Rohingya. Papa agradece a líder do Bangladesh

O Papa Francisco recebeu no Vaticano a primeira-ministra do Bangladesh e agradeceu-lhe pelo esforço que o país tem feito para acolher os refugiados da minoria muçulmana Rohingya, que fogem de Myanmar.
Diplomacia

Ministro britânico reúne-se com líder da Birmânia

Boris Johnson reúne-se com Suu Kyi, após visitar campos no Bangladesh onde se refugiam os 690.000 refugiados rohingya fugidos à violência na Birmânia.
Crise dos Refugiados

Portugal é exemplo a acolher refugiados sírios

193
O Comissário Europeu Christos Stylianides enalteceu a iniciativa de Sampaio, a criação de uma plataforma de apoio aos estudantes sírios, considerando que foi fundamental para a sua adaptação.
Palestina

Palestina. Deterioração da situação humanitária

Os EUA comunicaram que iam reduzir os fundos que deveriam entregar à Associação para os refugiados palestinianos. As ONG alertam agora para o "impacto humanitário" dessa ação.
Migrantes

10 mortos e 90 desaparecidos em naufrágio na Líbia

Um naufrágio na costa da Líbia fez pelo menos dez mortos e outras 90 pessoas estão ainda desaparecidas. A ONU acredita que oito das vítimas mortais são paquistanesas.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)