Refugiados
Nações Unidas

ONU pede 26 mil milhões para ajuda humanitária

222
O subsecretário geral da ONU para os Assuntos Humanitários apresentou a lista de necessidades prioritárias destinadas sobretudo ao Iémen, Sudão do Sul, Síria e Venezuela, no valor de 26 mil milhões.
Bósnia-Herzegovina

Frio põe em risco vida de refugiados na Bósnia

O Conselho da Europa alertou para as condições meteorológicas em que vivem os refugiados e voltou a exigir a evacuação urgente do campo de Vucjak, no noroeste da Bósnia-Herzegovina.
Refugiados

O que é feito dos refugiados?

279
“Ajudem-nos, deixem-nos ir para Portugal. Somos uma família de sete, não arranjamos problemas. Só queremos poder viver em Portugal, num país seguro e com oportunidades," disseram-me em Lesvos.
Venezuela

Venezuela. 10 milhões podem tornar-se deslocados 

"Perante essa dura realidade económica e condições de vida precárias, os migrantes estão a deixar a Venezuela", refere o FMI, prevendo que o número poderá atingir os dez milhões até 2023.
Espanha

Barco com 46 migrantes resgatado na Gran Canária

Uma embarcação com 46 pessoas foi esta quinta-feira resgatada ao largo da ilha Gran Canária. As primeiras comunicações indicavam que o número de ocupantes deveria rondar as 20 pessoas.
Turquia

Turquia. Ataque sírio provoca pelo menos 15 mortos

Pelo menos 15 pessoas morreram na esta quarta-feira na sequência de um ataque sírio. As equipas de socorro estão a tentar resgatar as vítimas. O número de mortos pode ainda aumentar.
Refugiados

Migrantes. Grécia recusa atual política da UE 

"A Europa considera países de entrada, como a Grécia, como parques de estacionamento convenientes para refugiados e migrantes. É isto a solidariedade?" pergunta o primeiro-ministro grego.
Refugiados

Bebé morre de desidratação em campo da Grécia

2228
Em três meses, este é já o quarto caso de um menor que morre nos campos sobrelotados de migrantes nas ilhas gregas. Médicos Sem Fronteiras denunciam “horríveis condições” e falta de médicos.
Refugiados

União Europeia de extrema direita e outras fábulas

271
Não se pode senão desonestamente repudiar a votação da proposta de resolução socialista, tendo rejeitado outras três que serviam o mesmo fim. Isso não serve para nada senão para manipular.
Refugiados

Carta aberta a Marisa Matias

915
As operações de busca e salvamento só valem se forem propostas pela Esquerda? Por mim não... Não há ideologia. Há humanismo, há sentimento. E foi isso que a Senhora não teve ao escrever o que escreveu
Inglaterra

Inglaterra. Descobertos 15 migrantes em camião

Um homem foi detido depois de as autoridades intercetarem um camião que transportava 15 imigrantes ilegais. O condutor foi detido para interrogatório pela polícia de Swindon.
França

Polícia tira 1200 migrantes dos arredores de Paris

167
A operação envolve o transporte dos migrantes, que viviam em tendas improvisadas, para centros de acolhimento. Faz parte do plano do governo francês para eliminar estes campos até final do ano.
Refugiados

ONG pedem autorização para desembarcar 104 pessoas

Foram resgatados há 10 dias e continuam desde então a boiar num barco de borracha ao largo da costa da Líbia. A organização pediu agora autorização para desembarcar os migrantes num dos países da UE.
Turquia

Turquia deportou refugiados sírios 

A Amnistia Internacional denunciou que a Turquia deportou à força centenas de refugiados sírios. A Turquia afirma que um total de 315.000 pessoas partiram para a Síria de forma totalmente voluntária.
Bósnia-Herzegovina

Cruz Vermelha alerta para crise humanitária 

O campo de Vucjak, denominado de "A Selva" pelos migrantes que lá vivem, não tem água canalizada, eletricidade, casas de banho utilizáveis e as tendas estão sobrelotadas, alertou a Cruz Vermelha.
Mundo

ONU vai ter painel para os deslocados no mundo

O anúncio foi feito por António Guterres. O painel dedica-se aos mais de 41 milhões de deslocados internos em todo o mundo.
Refugiados

Migrantes revoltam-se contra centro de acolhimento

2224
Foram detidos 107 migrantes depois de terem ateado fogo a carros e a partes de edifícios em Malta. Protestavam contra um centro de acolhimento. Três agentes da polícia ficaram feridos.
Síria

Ofensiva turca faz mais de 7 mil refugiados sírios

A maioria destas pessoas encontra-se neste momento no campo de refugiados de Bardarash, a cerca de 140 quilómetros a leste da fronteira sírio-iraquiana.
Refugiados

Polícia Marítima resgata 30 crianças na Grécia

A Polícia Marítima portuguesa encontra-se destacada na ilha de Lesbos, na Grécia, incorporada na missão Poseidon. Entre os resgatados esta sexta-feira incluem-se 30 crianças.
Refugiados

Número de refugiados rohingya aumentou num ano

Segundo um relatório do ACNUR, entre janeiro de 2018 e junho de 2019, 17.907 rohingya fugiram dos massacres e da violência generalizada na antiga Birmânia para o Bangladesh.
Grécia

400 refugiados protestam contra condições de campo

Os migrantes manifestaram-se para reivindicarem melhores condições de vida. O protesto acontece 2 dias depois do incêndio no campo de refugiados, que provocou um morto e 17 feridos.
Crise dos Refugiados

CPR pede a Ronaldo que apoie Miguel Duarte

516
O Conselho para os Refugiados pede solidariedade de Ronaldo para com Miguel Duarte, o português constituído arguido em Itália, acusado de auxílio à imigração ilegal.
Lesbos

Incêndio em campo de refugiados causa dois mortos

128
Um incêndio em Lesbos, na Grécia, levou à morte de uma mulher e uma criança. Os migrantes revoltaram-se contra as autoridades. O campo de Moria tem capacidade para 3 mil pessoas e acolhe 13 mil.
Lesbos

Grécia. Fogo faz 2 mortos em campo de refugiados

Refugiados envolveram-se em confrontos, dizendo que as autoridades demoraram a responder ao alerta do incêndio. Polícia lançou gás-lacrimogéneo. Uma criança e uma mulher morreram.
Migrantes

Naufrágio no Mar Egeu provoca pelo menos 7 mortes

Entre as vítimas está um bebé e quatro crianças. Quatro crianças, cinco homens e três mulheres, cujas nacionalidades ainda não são conhecidas, foram salvas.
CPLP

Brasil é o país lusófono com mais refugiados

O Brasil acolhe 96 mil refugiados, Portugal recebe 4 773,4 milhões de dólares em remessas dos emigrantes e Moçambique teve o maior aumento (mais 87,7 mil) de estrangeiros em dois anos.
Refugiados

Grécia e UE ignoram refugiados nas ilhas do Egeu

A MSF acusou as autoridades gregas e europeias de ignorarem "deliberadamente" os refugiados das ilhas do Mar Egeu e destacou a sobrelotação, a violência e a falta de segurança nos acampamentos.
ACNUR

16 refugiados da Turquia chegaram a Portugal

709
Os cidadãos beneficiários do estatuto de refugiado são "duas famílias de 13 cidadãos sírios e uma família de três pessoas sudanesas, que serão acolhidas pelo Conselho Português para os Refugiados".
Refugiados

Refugiados. Governo propõe "acordo provisório"

A Secretária de Estado da Administração Interna defende que os navios com migrantes devem poder entrar nos portos "enquanto a nova Comissão Europeia não estiver estabilizada".
Observador/Facebook

Fotos mostram europeus a fugir para África?

223
As imagens já foram utilizadas quer a favor quer contra a imigração. Mas, ao contrário do que tem sido partilhado no Facebook, as pessoas nas fotos não são refugiados europeus a fugir para África.
Imigração

Um desafio exaltante

O grande desafio do nosso tempo é organizar uma política da emigração justa, viável, bem-recebida, aceitável pelos europeus. A Europa não conseguirá ser de facto o refúgio e o emprego do mundo.
Migrações

Navio resgata 44 pessoas ao largo da Líbia

44 migrantes, entre os quais quatro mulheres e três crianças, que se encontravam em risco no Mediterrâneo, foram resgatados pelo navio humanitário Alan Kurdi.
Síria

Síria. ONU alerta para mais problemas de saúde

As Nações Unidas alertaram para o aumento do número de casos de desnutrição e diarreias no acampamento de Al Hol, no nordeste da Síria, por causa das altas temperaturas.
Crimes Sexuais

Noruega. Antigo político condenado por violação

Abusos ocorreram entre 2011 e 2017. Vítimas contam que Ludvigsen lhes ofereceu casa e emprego a troco de relações sexuais. Ludvigsen admitiu abusos no julgamento.
Coreia do Norte

546 norte-coreanos fugiram para a Coreia do Sul

Entre janeiro e junho deste ano, 546 norte-coreanos fugiram para o país vizinho, quando em igual período de 2018 tinham sido registados 487. Mais de 32.000 norte-coreanos vivem na Coreia do Sul.
Crise dos Refugiados

Barco com 42 migrantes desafia governo italiano

Após duas semanas parado no mar Mediterrâneo, um barco com 42 migrantes desafiou o governo italiano tentando atracar em Lampedusa. Os portos de Itália estão fechados a navios de resgate há um ano.
Comissário Europeu

Europa pede a Itália que deixe entrar 42 migrantes

União Europeia está pronta a ajudar, mas estados membros dizem que ajudas só podem ser dadas com os migrantes em terra. Barco tem 42 migrantes, resgatados a 12 de junho no Mediterrâneo.
Refugiados

ONU: 184 milhões para refugiados de África

O ACNUR pretende desenvolver um programa abrangente para evitar que os refugiados sejam apanhados por redes de tráfico humano e quer oferecer ajuda humanitária aos sobreviventes de violação de DH.
Marcelo Rebelo de Sousa

Estado apoia Miguel Duarte, garante Marcelo

342
Marcelo diz que é obrigação de Portugal ajudar quem "pensa na vida humana". Presidente da República garante que está a fazer os possíveis dentro da lei para ajudar Miguel Duarte.
Portugal 2020

UE. Portugal é 7.º país com menos pedidos de asilo

Portugal foi, em 2018, o sétimo país da UE com menos pedidos de asilo, 1.285 no total, a maioria vindos de Angola, num ano em que estas solicitações de ajuda internacional caíram na região.
Refugiados

Portugal recebe cada vez mais refugiados

636
A maior parte dos refugiados que chegaram a Portugal vieram da Grécia. Maioria são sírios do sexo masculino. Número de menores é superior aos adultos e ascende a 882.
Migrantes

Migrantes forçados já são mais de 70 milhões

724
Se os migrantes constituíssem uma nação estariam entre os 20 países mais populosos do mundo. Segundo a ONU, no final de 2018 atingiu os 71 milhões, o valor mais alto de sempre desde que há registo.
Refugiados

Refugiados: Marcelo louva ação de Miguel Duarte

5609
O Presidente da República diz não entender a "colocação da questão" da acusação italiana ao jovem português que arrisca pena de prisão por ter ajudado a salvar refugiados.
Refugiados

Casal sírio reencontra paz em Portugal

1350
Chegaram ao abrigo de um programa europeu de recolocação de refugiados, depois de terem passado pela Turquia e Grécia, e já em Portugal contaram com o apoio do Centro Social e Paroquial de Barcarena.
Refugiados

Holanda. 1.600 menores refugiados desapareceram 

Nos últimos quatro anos, mais de 1.600 crianças de diferentes centros de refugiados na Holanda desapareceram. As crianças são na sua maioria provenientes de Marrocos, Argélia e Afeganistão.
Eleições Europeias

Refugiados dependem do futuro Parlamento Europeu

265
A regra basilar do Sistema Europeu Comum de Asilo não funciona e tem de ser urgentemente alterada. Atrasar essa decisão é continuar a assistir à desumanidade dentro da UE e às suas portas.
Myanmar

ONU dá cartões de identidade a refugiados rohingya

Há cerca de 900 mil refugiados rohingyas em campos no Bangladesh. Os refugiados têm agora um documento de identidade individual que lhes permite regressar ao Myanmar, país de origem.
Refugiados

Holanda quer fronteiras onde se recuse dar asilo

O primeiro-ministro holandês defende que "não é aceitável que um grupo pequeno de países receba a maioria dos refugiados". Polónia e Hungria estão entre os países relutantes em receber refugiados
Ministério Administração Interna

MAI diz que plano para refugiados não teve custos 

O Tribunal de Contas refere erros financeiros no programa de quase 42 mil euros. Eduardo Cabrita assegura que Portugal não perdeu dinheiro e relembra que somos o "país modelo de refugiados".
Refugiados

Migrantes. Governo contraria conclusões do TC

Tribunal de Contas faz auditoria em que alerta que os fundos europeus para migrantes e refugiados podem ser cortados. Governo responde e garante que esse perigo não existe.
Tribunal de Contas

Fundos para refugiados e migrantes em risco

158
Auditoria do Tribunal de Contas revela que só 25% dos fundos comunitários concedidos para programa de asilo, migração, integração e refugiados foram utilizados. E alerta para risco de perda de verbas.
Eurostat

Pedidos de asilo de menores diminuem 1/3 na UE 

Em 2018, a maioria dos menores não acompanhados que pediram asilo era do sexo masculino, tinha entre os 16 e os 17 anos e vinha do Afeganistão, Eritreia, Paquistão, Síria, Guiné ou Iraque.
Refugiados

Portugal aceitou 625 pedidos de asilo 

Portugal aprovou em 2018 625 pedidos de asilo de migrantes, a maioria dos quais sírios, foi esta quinta-feira anunciado.
Refugiados

PAR acolheu quase 700 refugiados em Portugal

A PAR em três anos de trabalho acolheu 114 famílias mas apesar de só metade ficar em Portugal a organização tem agora uma campanha de angariação de novas instituições para fazer face às necessidades.
Migrantes

"Migrantes chegam dentro de 2 semanas a um mês"

607
Portugal vai acolher dez dos 64 migrantes do navio humanitário Alan Kurdi. Ministro da Administração Interna estima que cheguem dentro de "duas semanas a um mês".
Nações Unidas

Linguagem "venenosa" sobre refugiados preocupa ONU

107
O Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, Filippo Grandi, diz que em 30 anos de trabalho nunca viu tamanha estigmatização de refugiados e migrantes.
Refugiados

ACNUR lança site para ajudar refugiados no Brasil 

Há milhares de migrantes venezuelanos no Brasil desde 2015. No primeiro semestre de 2018 existiam cerca de 80.000 pedidos de reconhecimento de estatuto de refugiado no país.
Educação

Debates em colégio geram polémica 

263
"Será que nascemos geneticamente gays ou é algo que resulta de uma conjuntura externa?" é exemplo das perguntas de um post de chocaram alguns internautas. Entretanto, as perguntas foram reformuladas.
Refugiados

Portugal vai acolher 100 refugiados da Grécia

Portugal vai acolher nos próximos meses 100 refugiados que estão na Grécia, no âmbito de um acordo formalizado entre os dois países, depois de visita do MAI à Grécia em outubro.
Refugiados

13 mil refugiados regressaram à Síria

Chefe da diplomacia jordana, Ayman Safadi, afirma que a comunidade internacional deve continuar a assumir "a sua responsabilidade". Em 2018, regressaram à Síria cerca de 50 mil refugiados.
Venezuela

Brasil recebe 587 venezuelanos desde sexta-feira

Depois de Maduro ter determinado o fecho da fronteira, o Brasil já recebeu 587 venezuelanos com visto de residência temporária ou como refugiados
Crise dos Refugiados

Morreu o padeiro que ajudava refugiados na Grécia

448
Dionisis Avranitakis cozia e distribuía pães de graça aos refugiados que chegavam a Kos, mesmo antes de que o Governo grego tivesse tempo de reagir e arranjar abrigos para aquelas pessoas.
Meteorologia

Chegada de tufões põe em risco casas de rohingyas

A Cruz Vermelha advertiu que 82% dos refugiados rohingyas vivem em casas construídas com materiais frágeis, perante a iminente chegada de tempestades e climas extremos na estação chuvosa.
Refugiados

ONU pede 815 milhões para crise de rohingyas

Ajuda e serviços básicos, como alimentos, água, saneamento e abrigo, representam mais de metade das necessidades de financiamento para este ano para ajudar refugiados em Myanmar e no Bangladesh.
Refugiados

A nova vida de 42 resgatados pelo navio Aquarius

A cidade de Lille, em França, recebeu 42 sudaneses resgatados pelo navio Aquarius em junho de 2018. Passados 7 meses, estão a aprender uma nova vida com o suporte do governo francês e ONG.
Migrações

Em 16 dias, 4216 pessoas chegaram à Europa por mar

586
Os migrantes que chegaram à Europa por via marítima no início de 2019 representam quase o dobro do total de chegadas registado no mesmo período de 2018. No total, deram entrada 4.216 migrantes.
Refugiados

Jovem saudita em fuga consegue asilo no Canadá

600
Fugiu da família que estava de férias no Kuwait. Ficou retida na Tailândia onde se barricou num quarto de hotel. Perdeu o direito a viajar para a Austrália, mas conseguiu asilo no Canadá.
Refugiados

OCDE. Refugiados terão impacto mínimo na Europa

Os requerentes de asilo e refugiados nos países da OCDE passaram de dois milhões em meados de 2013 para 5,9 milhões quatro anos depois, e o primeiro recetor foi a Turquia.
Espanha

Navio Open Arms tem crianças da Síria e Somália

111
O diretor do programa Save The Children anunciou que alguns dos menores do navio Open Arms, que atracou esta sexta-feira no porto de Crinavis, são crianças da Somália e da Síria que fogem da guerra.
Refugiados

Crianças refugiadas empurradas das fronteiras

A maior parte destes incidentes ocorreu na fronteira entre Croácia e Sérvia, mas na Sérvia também houve crianças que foram empurradas das fronteiras da Bulgária, Macedónia, Grécia, Hungria, Roménia.
Crise dos Refugiados

Refugiados sírios chegam a Portugal

5753
Primeiras 33 pessoas do grupo de cerca de mil refugiados que Portugal se disponibilizou a receber já chegaram. Vêm do Egito e Sudão do Sul, ao abrigo do esquema de redistribuição europeu.
Refugiados

Apoio a refugiados pode render uma obra de Banksy

A escultura política "Dream Boat" foi doada por Banksy a uma loja londrina para ajudar refugiados. Com apenas duas libras é possível entrar num concurso de adivinhas que pode dar direito à obra.
Nações Unidas

ONU aprova Pacto Global contra vontade dos EUA

239
Os Estados Unidos e a Húngria votaram contra o Pacto Global para os refugiados, mas ainda assim o documento foi aprovado por grande maioria dos países que compõem a ONU e não tem valor vinculativo.
Crise dos Refugiados

Da incerteza do Aquarius para um emprego no Fundão

211
À chegada ao trabalho, Gebru e Hadush cumprimentam os colegas com um "Bom Dia" que representa uma verdadeira conquista. Há poucos meses estavam no navio 'Aquarius' e desconheciam o futuro.
OCDE

Países da OCDE melhoram integração dos migrantes  

Muitos países fizeram "importantes melhorias" na integração dos imigrantes, mas as aptidões destas pessoas continuam a ser desaproveitadas, dificultando progressão económica e inclusão social.
Eleições

Novo Presidente do México toma hoje posse

Andrés Manuel Lopez Obrador será empossado e não terá tarefa simples pela frente - aos problemas económicos do país junta-se a grave crise migratória que ainda não tem solução à vista.
Donald Trump

Trump ameaça fechar fronteira com México

184
O Presidente dos EUA voltou a autorizar os militares a usarem "força letal" contra os migrantes, "se necessário". E ameaça fechar a fronteira, caso considere que o México perdeu o controlo.
Refugiados

50% dos refugiados já não precisam de apoios extra

269
Quase metade dos refugiados que Portugal acolheu desde dezembro de 2015 deixou de precisar de apoios complementares quando o seu período de acolhimento institucional terminou.
Refugiados

Restabelecido o abastecimento de água a refugiados

As três famílias de refugiados sírios instaladas em Miranda do corvo que ficaram sem água e eletricidade em casa assinaram os contratos de arrendamento que lhes permite resolver a situação.
Refugiados

Plataforma defende revisão do modelo de integração

A Plataforma de Apoio aos Refugiados afirmou que o caso das três famílias de Miranda do Corvo não é uma situação isolada, defendendo assim a revisão do modelo de integração de refugiados em Portugal.
Refugiados

Ministra não garante sucesso total no acolhimento

137
Maria Manuel Leitão Marques foi questionada sobre a situação dos refugiados sírios de Miranda do Corvo, que viram ser cortados os serviços de água e eletricidade.
Refugiados

Cem refugiados venezuelanos formam-se no Brasil

Cem refugiados provenientes da Venezuela receberam na segunda-feira um certificado de conclusão de cursos de qualificação profissional no município brasileiro de Manaus, no estado do Amazonas.
Refugiados

Famílias refugiadas ficam sem água e eletricidade

1481
Três famílias de refugiados sírios instalados em Miranda do Corvo ficaram sem água e eletricidade nas casas que habitam por ordem da Fundação ADFP, proprietária das habitações.
Refugiados

Mais de 500 migrantes resgatados no mar de Alborão

A Guarda Civil e as patrulhas do Salvamento Marítimo espanhol resgataram 526 pessoas na zona do Mediterrâneo Ocidental. Viajavam em embarcações precárias.
Migração

UE quer usar detectores de mentiras nas fronteiras

333
A União Europeia anunciou um projeto de deteção de mentiras, que visa identificar migrantes ilegais nas fronteiras da Hungria, Grécia e Letónia. O projeto está a suscitar críticas a nível mundial.
Refugiados

Portugal recebe cem refugiados agora, mil em 2019

1246
Portugal vai receber cem refugiados que estão em campos na Grécia no âmbito de um acordo entre os dois países. No próximo ano, esse número pode chegar aos mil, segundo o ministro Eduardo Cabrita.
Refugiados

Portugal recebe 150 refugiados em novembro

Portugal vai receber, em novembro, cerca de 150 refugiados que estão no Egito, naquele que será o primeiro grupo de mais de mil pessoas que vão ser reinstaladas em Portugal até 2019.
Negociações de Paz

África. Mais de 10 mil pessoas cruzaram fronteira 

A reabertura da fronteira veio na sequência da declaração de paz entre os dois países africanos, que colocou fim a décadas de conflito fronteiriço.
Fotojornalismo

Fotojornalista da Lusa vence prémio internacional 

126
Uma fotografia do fotojornalista José Sena Goulão, da Agência Lusa, vence prémio internacional de melhor foto de 2018 da Aliança de Agências de Notícias do Mediterrâneo (AMAN).
Moçambique

Três mil refugiados já regressaram ao país natal

Segundo fonte do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, ainda não foi assinado acordo entre os dois países. Para trás, ficaram cerca de 10 famílias.
Venezuela

Peru volta a permitir entrada de venezuelanos

O Governo do Peru voltou a permitir a entrada de imigrantes venezuelanos sem passaporte desde a noite de sexta-feira, cumprindo uma ordem judicial que eliminou esta restrição.
Migrações

Cerca de 70 mil refugiados a viver em Angola

Muitos dos refugiados estão a viver com "grandes limitações por falta de documentos e/ou expirados", afirmou esta quarta-feira o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados em Angola.
Migrações

58 migrantes do Aquarius já desembarcaram em Malta

Os 58 migrantes resgatados perto da costa líbia pelo navio humanitário Aquarius desembarcaram hoje no porto de La Valeta, em Malta, depois de terem esperado quase uma semana.
Refugiados

UE propõe 40 milhões para ajudar aos refugiados

A Comissão Europeia propôd reservar mais 40 milhões de euros aos refugiados palestinianos, de modo a permitir que escolas e estabelecimentos de saúde continuem a funcionar.
Refugiados

Venezuela no 3.º lugar dos pedidos de asilo

O número de novos pedidos de asilo aumentou 4% na União Europeia no segundo trimestre do ano, face aos primeiros três meses, mas recuou 12% na comparação homóloga, com a Venezuela em terceiro lugar.
Venezuela

Venezuela pede declaração de "crise de refugiados"

A Assembleia Nacional da Venezuela, onde a oposição detém a maioria, pediu na quarta-feira aos países membros da Organização de Estados Americanos que declarem uma "crise refugiados".
Refugiados

Refugiados. ONU lamenta decisão dos EUA

328
Os EUA anunciaram a decisão de cortar o financiamento à ONU para assistência aos refugiados. Guterres emitiu um apelo aos outros países para que ajudem a preencher a brecha financeira existente.
Refugiados

Refugiados. UE critica decisão norte-americana

Na sexta-feira, os Estados Unidos anunciaram o corte financeiro à agência da ONU, cujas atividades foram consideradas tendenciosas.
Luanda

Luanda tem 15.555 refugiados e 30 mil pedem asilo

Philippa Candler indicou que a ONU está em conversações com o Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) angolano para um maior controlo sobre o registo de refugiados e requerentes de asilo.
Refugiados

Milhares de rohingyas assinalam fuga da Birmânia

Milhares de refugiados rohingyas manifestaram-se nos campos de refugiados do distrito de Cox's Bazar, Bangladesh, para exigir "justiça", um ano depois da fuga em massa.
Iraque

Iraque. O português que levou água aos refugiados /premium

4908
Pedro Santos vive no Iraque, onde trabalha para dar saneamento e higiene a quem fugiu da guerra e do Estado Islâmico, e conta ao Observador como um boné do Benfica lhe abriu um check-point iraquiano.
Venezuela

Mais de 1.000 venezuelanos abandonam Brasil

296
Episódios de violência registados junto ao acampamento em Pacaraima, cidade perto da fronteira. Vários habitantes expulsaram-nos do acampamento e queimaram os seu pertences.
Refugiados

Brasil encerra fronteiras a migrantes venezuelanos

Um juiz brasileiro ordenou o encerramento da fronteira com a Venezuela a migrantes deste país. A decisão já foi indeferida pelo Supremo, mas fronteira ainda não foi reaberta.
Refugiados

Capitão do Lifeline fala do futuro dos refugiados

O capitão do navio humanitário Lifeline desejou "um futuro melhor" aos refugiados que ajudou a resgatar do Mediterrâneo em julho e que chegaram no domingo a Portugal.
Migrantes

Polícia resgata 35 migrantes no Mediterrâneo

Os migrantes, que se encontram em bom estado de saúde, chegaram ao porto da província de Granada, onde foram recebidos pela Cruz Vermelha, que providenciou primeiros cuidados sanitários e alimentos.
Estados Unidos da América

EUA. Mais de 460 pais deportados sem os filhos

Os números divulgados pelas autoridades norte-americanas são preliminares e podem ser mais altos, admitem. Administração Trump tem meta de reunir pais detidos com os seus filhos até quinta-feira.
Migração

Crianças detidas no aeroporto: não há boa solução /premium

322
A situação é complexa e ninguém consegue apontar uma solução perfeita. Ter crianças retidas em aeroportos não agrada a ninguém, mas a ideia de as separar dos pais também não.
Síria

140 mil sírios precisam de corredor humanitário

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados diz que cerca de 140 mil sírios continuam no sudeste do país e necessitam de um corredor humanitário para fugir aos combates em Deraa.
Venezuela

Venezuela. Cerca de 16 mil pedem refúgio no Brasil

Cerca de 16 mil venezuelanos pediram refúgio em Roraima nos primeiros seis meses deste ano, 20% mais do que em todo o ano de 2017, segundo dados da polícia federal.
Estados Unidos da América

EUA acolheram 33 mil refugiados em 2017

Os EUA continuam a liderar a admissão de refugiados em 2017 com 33.000, seguido pelo Canadá (27.000), Austrália (15.000), Reino Unido (6.000) e Alemanha, Suécia, França e Noruega com 3.000 cada.
União Europeia

Refugiados, migrantes e a vitória do populismo /premium

170
Que é que aconteceu para que uma Europa tão diligente em ir salvar vidas humanas, até com armas se for preciso, se tenha transformado num conjunto de estados incapazes de acolher refugiados de guerra?
Refugiados

China oferece ajuda humanitária ao Bangladesh

A China vai oferecer ajuda humanitária ao Bangladesh, visando abrigar e alimentar centenas de milhares de refugiados da minoria muçulmana rohingya oriundos de Myanmar (antiga Birmânia).
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Pedidos de asilo a Portugal aumentaram 19% em 2017

Os pedidos de asilo a Portugal aumentaram 19,1% em 2017 face a 2016, ascendendo a 1.750, sendo a maioria de cidadãos asiáticos e africanos, revela Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
Amal Clooney

Amal Clooney: "Eu sou uma refugiada" 

374
Amal Clooney contou a sua experiência pessoal enquanto refugiada do Líbano e falou sobre o país que a acolheu. Sobre a política de imigração de Trump diz que, não só é ilegal, é também imoral.
Refugiados

Portugal acolhe migrantes recusados em Itália

4290
Portugal vai acolher refugidos a bordo de barco alemão à deriva no Mediterrâneo. É a segunda vez que o país lança a mão a refugiados em cima do encontro entre Marcelo e Donald Trump.
Migrações

Possível desembarque do navio Lifeline em Malta

O porta-voz do governo francês, Benjamin Griveaux, disse que "parece estar a delinear-se uma solução europeia" para o navio Lifeline com 234 migrantes a bordo com o "possível desembarque" em Malta.
Refugiados

Milhares de migrantes são abandonados no Saara

120
A Argélia está a expulsar milhares de migrantes para o Níger, abandonando-os no meio do deserto do Saara. OIM estima que 30 mil morreram na travessia desde 2014.
Global Shapers

Quando chegará o último Aquarius?

É preciso conciliar a liberdade de movimento enquanto direito humano fundamental e a gestão económica, cultural e social das migrações - e permitir que esta segunda vertente seja sobrevalorizada.
Migrações

Eurodeputado alerta para situação no Lifeline

O eurodeputado do PCP João Pimenta Lopes alertou hoje para o perigo de as alterações do mar previstas agravarem a situação dos 234 migrantes resgatados pela embarcação Lifeline, ao largo de Malta.
Nações Unidas

Merkel defende regresso de refugiados à Síria

Angela Merkel disse que a Alemanha está a "trabalhar para encontrar uma solução política na Síria que permita o regresso dos refugiados a sua casa" e defendeu que devem voltar com ajuda da ONU.
Migrações

Ministro italiano: Malta deve aceitar migrantes

Matteo Salvini, que criticou, durante a campanha eleitoral, os navios de resgate de ONG's, disse esta sexta-feira que Malta devia permitir a entrada dos migrantes no seu território.
Refugiados

Refugiados constroem roda "gigante" para crianças

Os imigrantes rohingya têm lutado contra os danos das chuvas das monções dentro dos campos de refugiados em Bangladesh. Para que as crianças possam brincar, construíram rodas "gigantes" de madeira.
Refugiados

Marcelo: defender refugiados é uma obrigação

No Dia Mundial do Refugiado, Marcelo Rebelo de Sousa diz que é obrigação das sociedades democráticas defender os refugiados e elogia "o amplo consenso nacional" sobre a sua integração no país.
União Europeia

Refugiados: depois da chegada, o que acontece?

154
O drama dos refugiados não passa só pela jornada que os conduz até aos países de destino mas também por todos os desafios e adversidades que encontram quando procuram construir uma nova vida.
Refugiados

"Solidariedade" no Dia Mundial do Refugiado

289
Na quarta-feira, "o mundo celebra a coragem e a resiliência de milhões de refugiados" e este ano "solidariedade" é a palavra escolhida para dar mote às iniciativas do CPR.
Refugiados

Aquarius. Parlamento condena Itália e Malta

Esta sexta-feira, o parlamento condenou a ação dos governos italiano e maltês de não terem permitido o desembarque de 629 migrantes que estavam a bordo do Aquarius.
Moçambique

Mais de 40 mil refugiados em Moçambique em 2017

Moçambique recebeu mais 14 mil refugiados em 2017 do que em 2015. Por outro lado, há cerca de três mil refugiados moçambicanos no Malaui.
Refugiados

As "28 mil chamadas" que salvaram o Aquarius

Esteve três dias sem rumo, sobrelotado com 629 refugiados. As imagens mostram as condições a que foram sujeitos, durante um impasse político resolvido pelo governo espanhol com "28 mil chamadas".
Migrações

Espanha quer pressionar UE a discutir migração

Ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol diz que a oferta de Pedro Sánchez para acolher o navio "Aquarius" foi uma decisão direta e pessoal para pressionar a UE a discutir políticas migratórias.
Refugiados

"Aquarius" vai para Espanha com ajuda italiana

O navio "Aquarius" que transporta 629 migrantes vai atracar em porto espanhol. O "Aquarius" transportará uma centena de passageiros e os restantes serão divididos por dois barcos militares italianos.
Refugiados

Marcelo enaltece acolhimento de refugiados

O Presidente da República enalteceu, na segunda-feira, o facto de Espanha ter acolhido o navio "Aurora", com 629 refugiados. Disse que o gesto representa "o verdadeiro espírito europeu".
Hungria

Hungria vai vetar quotas para refugiados 

405
O Governo da Hungria opõe-se frontalmente ao sistema de repartição de refugiados na União Europeia, tendo recusado receber qualquer pessoa.
Marrocos

Naufrágio a norte de Marrocos faz quatro mortos

Apenas 12 dos 30 ocupantes de uma embarcação, que saiu de Marrocos em direção a Espanha, foram resgatados com vida.
Refugiados

Portugal recebeu até maio 179 refugiados

Portugal recebeu já 179 refugiados dos 1.201 a que se comprometeu no âmbito dos programas de reinstalação de pessoas em campos fora da União Europeia.
Venezuela

Venezuela. Brasil abrirá 2 abrigos para refugiados

Os novos centros de apoio vão nascer em Rureima, estado brasileiro que desde 2017 tem recebido milhares de venezuelanos em fuga do seu país de origem.
Refugiados

UE destina mais 560 ME para ajuda humanitária

Federica Mogherini instou a Rússia e o Irão "a pressionar Damasco" para que aceite sentar-se na mesa de negociações com o objetivo de encontrar uma solução política para a Síria.
Refugiados

O canto de refugiados durante o resgate

167
Milhares lançam-se ao mar, à espera de uma Europa que os salve. Quando são resgatados, agradecem e cantam por terem sobrevivido. São as lágrimas e as canções de quem teve a vida por um fio.
Natação

Síria, refugiada, nadadora, é hoje atleta olímpica

5205
Yusra Mardini tem 20 anos. Há três, empurrou um barco avariado no meio do mar Egeu enquanto fugia da guerra na Síria, o país onde nasceu. Em 2016, tornou-se atleta olímpica no Rio de Janeiro.
Refugiados

Portugal concedeu 500 pedidos de asilo em 2017

Em 2017, Portugal respondeu de forma positiva a 500 pedidos de asilo. Os sírios foram os principais beneficiários da concessão de asilo, seguindo-se os eritreus e os ucranianos.
Venezuela

Brasil. Imigrantes venezuelanos vão ter abrigos

Abrigos serão construídos no Estado de Roraima e estarão a funcionar até ao final de maio. Vão acolher imigrantes venezuelanos que cruzam a fronteira para escapar à crise económica e política no país.
Malásia

Malásia. Resgatados 56 refugiados rohingya

Foi intercetada uma embarcação de refugiados rohingya esta terça-feira, na Malásia. Nela seguiam 56 pessoas, entre as quais 18 mulheres e 19 crianças. Agora "encontram-se em boas condições".
Mundo

Ilha de Lesbos com novo recorde de refugiados

Pelo menos 375 pessoas chegaram à costa da ilha grega de Lesbos nas últimas 24 horas, um número recorde desde 2016, segundo as autoridades gregas.
Brasil

Brasil volta a ter casos de sarampo

O Brasil voltou a registar casos de sarampo. O primeiro caso identificado foi uma criança venezuelana, habitante de rua. Os venezuelanos têm cobertura vacinal baixa, o que preocupa as autoridades.
Refugiados

Angola em 3º nos pedidos de asilo a Portugal

Portugal recebeu 1.015 primeiros pedidos de asilo em 2017. República do Congo, Ucrânia e Angola são os países de onde chegam mais pedidos.
Angola

Refugiados. ONU pede que Angola pare repatriamento

As autoridades angolanas repatriaram 530 refugiados congoleses entre os 25 e 27 de fevereiro, contrariando as recomendações da ACNUR. A ONU está preocupada com esta decisão do país.
Síria

Ghouta. Foi estabelecido corredor humanitário 

As autoridades sírias criaram um corredor para retirar civis de Ghouta oriental. Um canal de televisão sírio divulgou imagens do corredor humanitário junto a um campo de refugiados palestinianos.
Refugiados

UE. 10,2 milhões para Portugal acolher refugiados 

202
A UE vai contribuir com cerca de 10,2 milhões de euros, "na sequência da disponibilidade manifestada por Portugal para receber mais 1.010 refugiados".
Israel

Protestos contra expulsão de 38 mil  imigrantes

Cerca de dez mil pessoas protestaram em Telavive contra o plano israelita para expulsar do país 38 mil imigrantes africanos, sob ameaça de serem detidos caso se neguem a fazê-lo "voluntariamente".
Refugiados

Portugal vai acolher 1.010 refugiados até 2019

542
O Governo anunciou que Portugal vai acolher mais 1.010 refugiados até 2019, num acordo celebrado no âmbito do programa de reinstalação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.
Refugiados

Refugiados. Portugal deixou 1.400 lugares vagos

Segundo o relatório anual da Amnistia Internacional, Portugal acolheu mais de 1.500 refugiados, oriundos de postos de acolhimento na Grécia e na Itália, mas deixou 1.400 lugares por preencher.
Migrações

Morreram mais de 1.200 crianças migrantes

Mais de 1.200 crianças morreram ao tentar atravessar o Mediterrâneo, desde 2014. Estas mortes representam menos de 5% do total de mortes. Os dados são da Organização Internacional para as Migrações.
Angola

Não é possível repatriar refugiados do Congo

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados considera que não há condições para repatriar os refugiados congoleses em Angola. Mais de 30.000 congoleses fugiram para Angola.
Migrantes

Polícia marítima portuguesa resgata 34 migrantes

A Polícia Marítima portuguesa, em missão na ilha grega de Lesbos, resgatou 34 migrantes, entre os quais 12 crianças. Integrada na operação POSEIDON, a polícia já resgatou 1.042 migrantes do mar Egeu.
Vaticano

Rohingya. Papa agradece a líder do Bangladesh

O Papa Francisco recebeu no Vaticano a primeira-ministra do Bangladesh e agradeceu-lhe pelo esforço que o país tem feito para acolher os refugiados da minoria muçulmana Rohingya, que fogem de Myanmar.
Diplomacia

Ministro britânico reúne-se com líder da Birmânia

Boris Johnson reúne-se com Suu Kyi, após visitar campos no Bangladesh onde se refugiam os 690.000 refugiados rohingya fugidos à violência na Birmânia.
Crise dos Refugiados

Portugal é exemplo a acolher refugiados sírios

193
O Comissário Europeu Christos Stylianides enalteceu a iniciativa de Sampaio, a criação de uma plataforma de apoio aos estudantes sírios, considerando que foi fundamental para a sua adaptação.
Palestina

Palestina. Deterioração da situação humanitária

Os EUA comunicaram que iam reduzir os fundos que deveriam entregar à Associação para os refugiados palestinianos. As ONG alertam agora para o "impacto humanitário" dessa ação.
Migrantes

10 mortos e 90 desaparecidos em naufrágio na Líbia

Um naufrágio na costa da Líbia fez pelo menos dez mortos e outras 90 pessoas estão ainda desaparecidas. A ONU acredita que oito das vítimas mortais são paquistanesas.
Alemanha

Direito de reagrupamento familiar suspenso  

A suspensão do direito de reagrupamento familiar foi decidida no princípio de 2016, depois de, em 2015, a Alemanha ter recebido quase um milhão de refugiados e foi agora prolongado até julho.
Migrações

Pedidos de asilo caem quase para metade em 2017

Segundo os dados da EASO, o ano passado houve 706.913 pedidos de asilo, o que representa uma quebra de 43% face a 2016, depois de quase um milhão de pessoas ter chegado à Europa, em 2015.
A página está a demorar muito tempo.