A campanha de recolha de alimentos Vale+, da Cruz Vermelha Portuguesa, decorre sábado e domingo em perto de 600 supermercados de todo o país, visando “reforçar a sua capacidade de resposta aos pedidos de apoio”. A doação pode ser feita através da aquisição de vales monetários ou bens alimentares, tal como aconteceu no passado fim de semana.

A campanha decorre entre 12 e 26 de julho, depois de em março ter angariado, tanto em vales como em produtos, o suficiente para doar quase 149 mil refeições.

A Vale+ já permitiu dar 600 mil refeições aos mais necessitados desde a criação do projeto, em 2021.

Apelando à participação dos cidadãos, o presidente da Cruz Vermelha Portuguesa salientou que estas campanhas permitem reforçar a “capacidade de respostas sociais no terreno a famílias em situação vulnerável, pessoas em situação de sem abrigo, migrantes e refugiados”.

Em entrevista à agência Lusa no final de junho, António Saraiva disse que o número de pedidos de ajuda à instituição está a aumentar desde 2022.

Entre 2022 e 2023 os pedidos de ajuda aumentaram cerca de 73%, depois de entre 2021 e 2022 terem duplicado, e a perceção é de que a tendência deverá manter-se em 2024, adiantou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR