687kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Cruz Vermelha

Conflitos

Arménia: 28.000 refugiados entraram no país

Arménia anuncia que já entraram no país mais de 28.000 refugiados procedentes do enclave de Nagorno-Karabakh. Comité Internacional da Cruz Vermelha dá conta de situação humanitária precária.
Marrocos

Pelo menos cem mil crianças afetadas pelo sismo

UNICEF avança que cem mil crianças foram afetados e que os números pecam por serem baixos. Coordenador da Cruz Vermelha portuguesa fala em corrida contra o tempo e nos perigos do excesso de ajuda.
Resposta Pronta

Marrocos. "Corrida contra o tempo no resgate"

Gonçalo Órfão, coordenador nacional de emergência da Cruz Vermelha, refere que está a ser feita uma "avaliação de danos" e diz que "excesso de equipas não seria benéfico" pois "dificultaria logística"
Resposta Pronta

JMJ. "É uma aprendizagem e treino em tempo real"

António Saraiva, presidente da Cruz Vermelha, faz um balanço positivo dos primeiros dias da Jornada Mundial da Juventude. Diz, também, que um evento desta dimensão serve de aprendizagem para o futuro.
JMJ 2023

Cruz Vermelha junta-se a dispositivo do INEM

Para a Jornada Mundial da Juventude, a Cruz Vermelha Portuguesa apresenta 1.334 operacionais dos quais, segundo o coordenador da área de emergência, "cerca de 40% são médicos e enfermeiros".
Cruz Vermelha

Novo presidente quer otimizar rede de delegações

António Saraiva enumerou como prioridades a valorização e formação dos profissionais, bem como a requalificação de toda a rede da entidade que vai dirigir, contabilizando 159 delegações.
Sociedade

Cruz Vermelha recolhe alimentos em hipermercados

Contributo pode ser feito, entre quinta e o fim do mês, ou através da recolha de bens essenciais ou na compra de vales alimentares e de vales monetários de um, três e cinco euros.
Conflitos

CVP dá formação a quem apoia refugiados

Os primeiros-socorros psicológicos aos que lidam com refugiados permitem fazer uma estabilização emocional, revela a Cruz Vermelha. Até dezembro de 2025 serão realizadas várias ações deste género.
Cruz Vermelha

Cruz Vermelha: António Saraiva nomeado presidente

António Saraiva sucede no cargo de presidente à médica e antiga ministra Ana Jorge, que recentemente assumiu o cargo de provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Cruz Vermelha

Cruz Vermelha quer António Saraiva como presidente

Conselho Supremo da Cruz Vermelha Portuguesa vai propor António Saraiva, antigo presidente da Confederação Empresarial de Portugal, para assumir presidência da instituição.
Cruz Vermelha

O grande legado da Cruz Vermelha 

Com as nossas 160 estruturas locais, estamos onde somos precisos. Damos apoio domiciliário. Acolhemos temporariamente crianças e jovens. Gerimos lojas sociais e disponibilizamos refeições.
Cruz Vermelha

António Saraiva pretendido para a Cruz Vermelha

Ana Jorge deixa a presidência da Cruz Vermelha no início de maio. Ainda não foi nomeado sucessor, mas António Saraiva pode vir a ser o senhor que se segue.
Sudão

Cruz Vermelha e OMS apelam ao acesso humanitário

Com milhares de voluntários prontos para ajudar, e "muito frustrados" por não poderem fazer o seu trabalho, a Cruz Vermelha e a OMS alertaram para a necessidade de corredores humanitários no Sudão.
Resposta Pronta

Cruz Vermelha. "Resposta foi surpreendente"

Presidente da Cruz Vermelha, Ana Jorge, diz que, apesar das dificuldades, está satisfeita com a resposta dos portugueses na campanha que decorre nos hipermercados para responder ao aumento de pedidos.
Noticiário

10h. Campanha da Cruz Vermelha em todo o país

Durante este fim de semana a ajuda pode ser feita através da compra de vales ou da entrega de produtos alimentares e de higiene. Ao todo, 40 mil famílias contam com o apoio regular da organização.
Cruz Vermelha

CVP. Campanha solidária regressa aos supermercados

A campanha 'Shop for Goodness', realizada duas vezes por ano, oferecerá às famílias, até dia 23 de abril, a hipótese de adquirir vales monetários no valor de 1, 3 e 5 euros e vales alimentares".
Cruz Vermelha

Cruz Vermelha. Pedidos de ajuda são mais do dobro

Nos dois primeiros meses de 2023, a Cruz Vermelha recebeu mais do dobro dos pedidos de ajuda em comparação com 2022. Pedidos são muitas vezes para "alimentação básica e pagamento de algumas contas".
Inundações

Cheias. CML renova com Caritas e Cruz Vermelha

A Caritas e a Cruz Vermelha vão continuar a colaborar com a Câmara de Lisboa, após ter sido prolongado o vínculo entre as partes até 30 de abril. As organizações apoiaram os afetados nas cheias.
Rep Democrática do Congo

RDCongo. Cruz Vermelha lança novo alerta

Segundo a Cruz Vermelha, os confrontos entre o grupo rebelde M23 e o exército congolês intensificaram-se, levando a que mais de 800 mil pessoas tivessem de fugir das suas casas para a cidade de Goma.
Guerra na Ucrânia

Cruz Vermelha acolheu cerca de 6 mil refugiados

A Cruz Vermelha acolheu seis mil refugiados ucranianos desde março de 2022, que foram colocados em vários centros de acolhimento para receberem todo o tipo de apoio, sobretudo psicológico.
Sismo

Cruz Vermelha pede 202 ME para Síria e Turquia

A Federação Internacional da Cruz Vermelha afirma que as necessidades mais urgentes são tendas, equipamento sanitário, atendimento psicológico, alimentação e água potável.
Noticiário

9h. Cruz Vermelha não descarta intervir na Turquia

A organização está em contacto direto com o movimento internacional da Cruz Vermelha, que está a fazer o levantamento das necessidades no terreno. Ainda, os enfermeiros continuam em greve.
Cruz Vermelha

Voos solidários para apoiar idosos de Bragança

O apoio destina-se a idosos que vivem isolados e/ou sozinhos, em situação de maior fragilidade, sinalizados pelo programa nacional de recenseamento da GNR e encaminhados para a Cruz Vermelha.
Três Toques

A nossa caderneta de cromos já tem dono

Diogo Silveira venceu o leilão e o dinheiro da caderneta irá ser doado à Operação Nariz Vermelho. Houve tempo ainda para falar das camisolas da seleção inglesa que foram para o lixo. Sabe porquê?
Noticiário

7h. 600 localidades libertadas na Ucrânia

Kherson e Kharkiv são os principais pontos da contra-ofensiva. Kiev deixa exigências à Cruz Vermelha. Professores e diretores reagem a ministro. E ainda, quantos resíduos elétricos tem em casa?
África

Corno de África. 22 milhões ficarão sem alimentos

A Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho diz que "milhões de vidas estão em risco". No Corno de África a "situação deve piorar no princípio de 2023".
Guerra na Ucrânia

Guerra pressiona sistema humanitário mundial

A guerra na Ucrânia levou o sistema humanitário mundial "a um ponto de ruptura" com os choques devastadores da subida dos preços, que exercem um efeito de pressão sobre as organizações humanitárias.
Incêndios

Toneladas de roupa arderam na Cruz Vermelha

Foi dado um alerta de um incêndio esta madrugada que destruiu toneladas de roupas num armazém da Cruz Vermelha, em Vila Nova de Gaia, "uma operação demorada em que ainda estão a remover os detritos".
Cabo Verde

Cabo Verde. CV cria fundo de 906 mil euros

A Cruz Vermelha de Cabo Verde lançou um fundo de emergência de resposta a catástrofes, de 906 mil euros, com medidas para limitar o impacto das sucessivas crises.
Guerra na Ucrânia

Retirados mais 300 civis de Mariupol

Numa operação coordenada pela ONU e pela Cruz Vermelha, mais de 300 civis foram retirados da cidade ucraniana de Mariupol e comunidades vizinhas e receberão agora assistência em Zaporijia.
Noticiário

23h. Mais de 300 civis retirados de Mariupol

Civis foram retirados da cidade portuária numa operação humanitária da ONU e da Cruz Vermelha. No futebol, o Real Madrid deu a volta à eliminatória e apurou-se para a final da Liga dos Campeões.
Cruz Vermelha

Hospital Cruz Vermelha: plenário de trabalhadores

Realiza-se esta quarta-feira um plenário promovido pelo Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa em defesa do Acordo de Empresa. Os sindicatos pedem que o Governo "faça cumprir a legislação laboral".
Guerra na Ucrânia

Equipa da Cruz Vermelha "detida" perto de Mariupol

O Comité Internacional da Cruz Vermelha teve contacto direto com os colegas e está a conversar com todas as partes envolvidas para esclarecer a situação e permitir que a equipa retome o trabalho.
Guerra na Ucrânia

Foi suspensa a retirada de civis de Mariupol 

O Porta-voz do Comité Internacional da Cruz Vermelha afirmou que a população precisa desesperadamente de passagem segura, acrescentando que não há certeza se a operação vai decorrer nesta sexta-feira.
Guerra na Ucrânia

Cruz Vermelha pede segurança para a fuga de civis

Porta-voz da organização lembra que a Ucrânia e a Rússia têm "obrigações legais ao abrigo do direito humanitário internacional" e devem dar passagem segura aos civis que querem abandonar o país.
Guerra na Ucrânia

Presidente da Cruz Vermelha reúne-se em Moscovo

Maurer esteve na Ucrânia na semana passada, onde discutiu com vários ministros como aumentar a resposta humanitária para a população, em áreas povoadas que estão dentro ou perto das linhas de combate.
Guerra na Ucrânia

Cruz Vermelha continua sem acesso a Mariupol

Nem a Cruz Vermelha, nem o Comité Internacional da Cruz Vermelha podem efetuar a retirada de civis ou levar ajuda humanitária a Mariupol porque continuam sem acesso à cidade cercada pelos russos.
Guerra na Ucrânia

Cruz Vermelha alerta para "pior cenário" 

Comité Internacional da Cruz Vermelha está pronto para agir em Mariupol como um intermediário neutro para facilitar o diálogo entre as partes sobre questões humanitárias.
Guerra na Ucrânia

18 milhões de ucranianos vão precisar de ajuda

Os apoios mais urgentes são alimentos, água, cuidados médicos de emergência e abrigo, mas nos próximos dias, semanas e meses será essencial dar às vítimas deste conflito acesso a apoio psicológico.
Noticiário

14h. Putin ameaça Ocidente

Putin acrescenta que não tenciona declarar lei marcial na Rússia. Ainda neste jornal, a história de Oleksandr Zinchenko, o jogador ucraniano do Manchester City.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.