A primeira incursão pela Galiza não trouxe surpresas. Depois do dia de descanso, as quatro contagens de montanha não causaram receio nos corredores mais atrasados e a fuga voltou a vingar. Com um ataque fulminante na altura em Marc Soler (UAE Team Emirates) foi ao carro buscar abastecimento, Wout van Aert (Visma-Lease a Bike) garantiu o terceiro triunfo nesta edição da Volta a Espanha, que continua a dominar.
“O meu objetivo era estar na fuga e tive dificuldades na primeira subida. Quase desisti e tentei mais uma vez antes do alto. Mesmo assim, durante 50 quilómetros, tivemos que lutar para conseguir uma pequena vantagem. Para ser honesto, acho que funcionou a meu favor porque os trepadores do grupo talvez tenham ficado com as pernas menos frescas e foi assim que venci. É bom que numa corrida como esta tenhamos um perfil versátil e quando estou numa situação como esta tenho sempre uma oportunidade”, partilhou o belga no final da etapa.
“No final foi o cenário perfeito. Foi um início muito difícil, demorou muito para a fuga se formar. Muitos ciclistas que estão nos 10 primeiros estavam interessados na fuga, então acho que fizemos um bom trabalho para controlar no início. Na quinta-feira o final será um pouco mais decisivo. A subida final é difícil, por isso será interessante ver”, afirmou, por sua vez, o líder Ben O’Connor (Decathlon AG2R La Mondiale).
???? Today's profile… More mountains! Who knows what could happen today… ????
???? ¡El perfil de hoy! Nueva jornada con muchas incógnitas por descubrir.
#LaVuelta24 pic.twitter.com/T1y3VDEMA5— La Vuelta (@lavuelta) August 28, 2024
E assim foi. Esta quarta-feira, a prova prosseguiu em território galego, com uma ligação de 166 quilómetros em Padrón, zona bastante conhecida pelos pimentos. Com duas contagens de segunda categoria e outras duas de terceira, a 11.ª tirada era perfeita para mais uma fuga, com o percurso a assemelhar-se ao de uma clássica, dado o constante sobe e desce. Antes da partida, Patrick Konrad (Lidl-Trek) e Thymen Arensman (Ineos Grenadiers) testaram positivo à Covid-19 e abandonaram a prova, à semelhança do que já acontecera com João Almeida (Emirates).
À semelhança da etapa de terça-feira, a fuga do dia demorou a formar-se, mas desta vez a Decathlon deixou fugir um grande grupo, composto 38 elementos, do qual se destacavam Xandro Meurisse (Alpecin-Deceunink), que chegou a estar largos quilómetros sozinho na frente, Steven Kruijswijk (Visma), Brandon McNulty (Emirates), Jhonatan Narváez (Ineos), George Bennett (Israel-Premier Tech) e Guillaume Martin (Cofidis). No pelotão, Richard Carapaz (EF Education-EasyPost) caiu a 93 quilómetros do fim e, aparentemente, não ficou com mazelas.
????♂️ Crash for ???????? Richard Carapaz – @EFprocycling but he's quickly back on his bike.
????♂️ ¡Caída de ???????? @RichardCarapazM sin aparentes consecuencias! El ecuatoriano se sube a la bicicleta rápidamente. #LaVuelta24 pic.twitter.com/VdWs79zsno
— La Vuelta (@lavuelta) August 28, 2024
Com a vantagem da fuga estabilizada na ordem dos seis minutos, a Movistar assumiu o comando do pelotão e reduziu rapidamente o tempo para os cinco minutos. Na derradeira subida do dia, Carlos Verona (Lidl), Max Poole (dsm-firmenich PostNL) e Urko Berrade (Kern Pharma) ficaram sozinhos na frente. No grupo principal, Primoz Roglic (Red Bull-bora-hansgrohe) e Enric Mas (Movistar) atacaram e deixaram O’Connor para trás. No alto, Mikel Landa (Soudal Quick-Step), Mattias Skjelmose (Lidl) e David Gaudu (Groupama-FDJ) juntaram-se ao duo.
Na frente, o grupo perseguidor conseguiu recolar à beira do último quilómetro e, a 600 metros da meta, Eddie Dunbar (Jayco AlUla) atacou, ninguém respondeu e alcançou a sua primeira vitória de sempre numa Grande Volta. Quinten Hermans (Alpecin) e Max Poole ficaram com o segundo e terceiro lugares. O grupo de Roglic chegou a 3.31 minutos, Carapaz entrou 15 segundos depois e, a 4.08 do irlandês, foi a vez de O’Connor, que manteve a vermelha, agora com 3.16 de vantagem para o esloveno e 3.58 para Mas que, por sua vez, ultrapassou o equatoriano na luta pelo pódio.
????El más listo de la clase.
¡Eddie Dunbar se apunta la etapa con un ataque demoledor!
El irlandés se lleva su primer triunfo en una gran vuelta. #LaVuelta24 #VueltaRTVE28A pic.twitter.com/F3NhmfYxmt
— Teledeporte (@teledeporte) August 28, 2024