O Metropolitano de Lisboa (ML) lamentou esta sexta-feira as perturbações verificadas nos últimos dias no serviço, justificando-as com a implementação do sistema de sinalização e assegurando que está a “trabalhar para minimizar as ocorrências desta natureza”.

“O Metropolitano de Lisboa lamenta todos os incómodos causados pelas interrupções de serviço público registadas nos últimos dias e apela à compreensão dos seus clientes relativamente às mesmas, esclarecendo que continua ativamente a trabalhar para minimizar as ocorrências desta natureza no futuro” (…), indica a empresa em comunicado.

Nas últimas semanas têm-se verificado alguns constrangimentos na operação do Metropolitano de Lisboa, especialmente nas linhas Azul e Verde, devido a avarias na sinalização.

Na nota divulgada esta sexta-feira, o ML explica que tem em execução, desde maio de 2021, “um contrato de investimento que prevê, entre outras tarefas, a substituição integral do seu atual sistema de sinalização ferroviária (CBTC), instalado na década de 70 do século passado”.

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Apesar dos constrangimentos que também foram verificados na linha Verde do Metropolitano de Lisboa, a empresa ressalva que é a linha Azul que “está contratualmente definida para ser a primeira a receber a instalação do novo sistema de sinalização”, sendo aí que “ocorrem os principais testes e ensaios”.

“Desde aquela data, realizam-se, em regime noturno, um conjunto de testes de comprovação das novas funcionalidades do sistema de sinalização, designadamente a comprovação dos parâmetros de supervisão do movimento e condução dos comboios, em coordenação com definições horárias, com vista à obtenção de maiores frequências e da redução dos tempos de espera”, apontam.

O Metropolitano de Lisboa estima que a colocação em serviço de todas as funcionalidades do novo sistema de sinalização ocorra durante o primeiro trimestre de 2025.

“Quase 50 anos depois, o Metropolitano de Lisboa está a substituir o sistema que garante a segurança da circulação dos seus comboios e, no futuro, com o novo CBTC, contamos ter, de acordo com indicadores internacionais, melhor fiabilidade, redução dos tempos de espera e maior rapidez na resposta a avarias e na reposição do serviço”, conclui a empresa.