A UEFA fixou esta segunda-feira o valor máximo do preço dos bilhetes que os clubes podem cobrar aos adeptos visitantes nas suas três provas, nomeadamente Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferência.

A partir já desta época, o valor máximo do ingresso para os visitantes será de 60 euros na Liga dos Campeões, 40 na Liga Europa e 20 na Liga Conferência.

Sporting começa em Alvalade e tem novembro de risco, Benfica arranca na Sérvia e acaba em Turim: como ficou o calendário da Champions

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Num gesto que reconhece a “importância” dos seguidores para o êxito produto futebol, estes preços vão ser reduzidos na temporada seguinte, 2025/26, respetivamente, para 50, 35 e os mesmos 20 euros.

“É uma decisão que sublinha o compromisso da UEFA em tornar o futebol europeu mais acessível a todos os adeptos, que desempenham um papel crucial na criação da atmosfera emocionante” que definem as três competições de clubes que o organismo promove.

A UEFA revela que esta medida surge depois de “amplas consultas” com outras entidades, como a Associação Europeia de Clubes (ECA) e a Football Supporters Europe (FSE), num “compromisso partilhado”, que tem o ideal mais abrangente de melhorar a experiência dos adeptos nas competições europeias.

O presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, destaca a “missão de manter o futebol como um desporto inclusivo, em que os adeptos que viajam pela Europa para acompanhar as suas equipas sejam valorizados e reconhecidos”.

Já o líder da ECA, Nasser Al-Khelaifi, valorizou o “sinal importante de todos os clubes em contribuírem ativamente para a melhoria da experiência global dos adeptos”, enquanto o diretor executivo da FSE, Ronan Evain, sublinhou a ideia de que este gesto “é mais um reconhecimento da importância que os adeptos visitantes têm no ambiente de jogo dos clubes europeus”.