O avião da Força Aérea Espanhola que transportou o candidato da oposição às eleições presidenciais da Venezuela, Edmundo González Urrutia, aterrou na Base Aérea de Torrejón de Ardoz, em Madrid, por volta das 16h00 deste domingo (hora local). Antes disso, segundo informa o El Mundo, a aeronave fez escala no aeroporto das Lajes , no Açores.

Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros, Edmundo González, que viaja acompanhado da mulher e do secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Globais, Diego Martínez Belío, foi recebido pela secretária de Estado para a América Latina e Espanhol no Mundo, Susana Sumelzo, em Madrid.

Por sua vez, María Corina Machado prometeu continuar a luta. “Que isto fique muito claro para todos: Edmundo lutará desde o exterior, junto à nossa diáspora, e eu seguirei lutando aqui, junto a vós”, escreveu a líder da oposição venezuelana na rede social X, antigo Twitter, na mesma altura em que Edmundo González aterrava em Madrid para pedir asilo político a Espanha.

O candidato à presidência da Venezuela pela Plataforma Unitária Democrática (PUD) saiu do país porque “a sua vida corria perigo” e por causa das “crescentes ameaças”, depois de uma ordem de prisão contra si e de acusações sobre a publicação de resultados eleitorais online que alegadamente comprovam a derrota de Nicolás Maduro nas presidenciais de julho.

“Perante esta realidade brutal, é necessário para a nossa causa mantê-lo em liberdade, e preservar a sua integridade e a sua vida”, afirmou María Corina Machado, salientando que “as tentativas de chantagem e de coação de que foi vítima mostram que o regime não tem escrúpulos nem limites na sua obsessão de silenciá-lo e tentar vergá-lo”.

“Esta operação do regime e dos seus aliados é mais uma evidência do seu carácter criminal, que os deslegitima e os afunda cada dia mais”, lamentou María Corina Machado. A opositora deixou ainda uma garantia: “No dia 10 de janeiro de 2025, o Presidente eleito Edmundo González Urrutía tomará posse como presidente constitucional da Venezuela e comandante da Força Armada Nacional”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR